06/11/2011
às 10:07 \ Música no BlogFilha de Ravi Shankar, a bela Anoushka Shankar funde com sucesso música indiana e flamenco
Por Daniel Setti
Quando ouvimos falar da “filha de Ravi Shankar”, lembramos imediatamente de Norah Jones, uma das estrelas norte-americanas de maior sucesso mundial na década passada. Mas, muito antes dela aparecer no cenário com o EP First Sessions (2001), sua meia-irmã mais nova, a inglesa Anoushka, já aprontava das suas nos cenários.
Curiosamente, as mães das duas belas moças foram namoradas “extra-oficiais” de Ravi Shankar, que até o ano do nascimento da segunda estava casado com a mesma mulher desde a década de 1940.
Hoje com 30 anos, Anoushka atua como tocadora de cítara, tal qual o pai, desde os 13. Aos 17 lançava o primeiro álbum, homônimo. E com seu recém-lançado sexto trabalho, Traveller, vem atraído especial atenção por promover a fusão entre a música indiana e o flamenco.
Algo que, se observado sob uma perspectiva histórica milenar, faz um certo sentido, se considerarmos que o flamenco é uma música essencialmente cigana, e as origens dos povos ciganos remontam à Índia.
Abaixo, Anoushka e uma compententíssima banda, que inclui o pianista Pedro Ricardo Miño, tocam “Buleria con Ricardo”, em festival ocorrido na cidade catalã de Girona, em julho.
(Mais sobre música neste link)
Tags: Anoushka Shankar, Buleria con Ricardo, ciganos, cítara, First Sessions, flamenco, flamenco com música indicana, música indiana, Norah Jones, Pedro Ricardo Miño, Ravi Shankar, Travellers


























Chef Nigella é vista sem aliança após agressão do marido
Justiça liberta três manifestantes presos no Rio
Em jogo eletrizante, Itália bate o Japão e passa à semifinal
James Gandolfini, da 'Família Soprano', morre aos 51
















Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
6 Comentários
Rodolfo Santana
-10/11/2011 às 20:24
Só uma observação:
o termo correto para designar o instrumento é sitar e não cítara. Cítara tem relação com a harpa e não tem nenhuma relação com esse instrumento
Obrigado pelo esclarecimento, caro Rodolfo.
Abraços
Reynaldo-BH
-07/11/2011 às 0:11
Fantástico, Daniel! Não conhecia! Vou trás de mais coisas. Thanks a lot pela apresentação. Melhora a semana. Bem, falando nisso, esta semana (segunda a quinta) vou até a capital do mundo: New York. Um bate-volta. A trabalho, mas sempre dá para curtir algo. Se der, pelo vício, estarei por aqui! Assim, te desejo uma boa semana e vai aí um link com Alicia Keys (sem o Jay-Z).
http://www.youtube.com/watch?v=qHagigQRKqU
Valeu, Reynaldo.
Boa viagem ( e que inveja).
Um abraço,
Daniel
carlos nascimento
-06/11/2011 às 14:08
Daniel,
A sua “música no blog” já se torna leitura obrigatória, ao visitar essa parte da Coluna, temos a certeza de que vamos encontrar ingredientes culturais de fino gosto.
As vezes acabo me empolgando e dando pitacos, me perdoe a ousadia, pois sei do seu alto nível de conhecimento musical, é uma verdadeira enciclopédia virtual, teu pai tinha razão quando no inicio da Coluna nos informava da tua capacidade nessa área, o tempo está confirmando isso.
Bem, como forma de contribuição gostaria de solicitar o seguinte:
- reativar o quadro da “pegadinha musical”. Sucesso absoluto.
- Enquetes variadas.
- Listar os 10 maiores (cantor, cantoras, bandas, duplas, etc).
- Listar os maiores faturamentos musicais.
- Criar o quadro, por anda determinados cantores que fizeram sucesso.ex: Morris Albert, que é brasileiro.
- Cantores de uma só música de sucesso. ex: Feelings, do mesmo Morris Albert.
- Cantores famosos que morreram de overdose, causas e efeitos.
- Quem vendeu mais discos, Elvis, Beatles, Roberto Carlos, Julio Iglesias, etc.
E por ai vai, desculpe a minha ousadia, sem querer pautar sua coluna, é apenas o desejo de um leitor que tem grande admiração pelo seu trabalho.
Abraços
Carlos Nascimento.
Ousadia no melhor sentido, CArlos. Ótimas sugestões.
Valeu por ler e pelo elogio.
Um abraço,
Daniel
Vera Tremocoldi
-06/11/2011 às 12:12
Parabéns Daniel, por nos brindar com essa belíssima apresentação.
Obrigado, Vera. Meu objetivo é tentar satisfazer aos leitores, inclusive trazendo nomes não tão conhecidos mas que têm qualidade.
Um abraço
Daniel
SergioD
-06/11/2011 às 11:32
Daniel, confesso que ela era para min uma completa desconhecida. E que mistura de sons e hamonias mais sensacional. Você sabe se algum CD/DVD dela é vendido no Brasil?
Excelente o post.
Um abraço
Sim, caro SergioD. Entre outros trabalhos, os CDs “Rise” e “Anourag” são encontráveis nos sites da Livraria Cultura e da Fnac. “Live at Carnegie Hall” também é encontrável aqui e ali.
Abração
Marco
-06/11/2011 às 10:42
Amigo Setti: Daniel, uma verdadeira inspiração melódica !
Abs.
Obrigado, caro Marco. Fico feliz por você ter gostado.
Um abração do
Daniel