Blogs e Colunistas

sábado, 30 de maio de 2015

8:34 \ Futebol

Acordo judicial faz dono da Traffic vender todos seus negócios, menos um

Hawilla

Da TV Hawilla não abre mão

Para pagar os 151 milhões de dólares à Justiça americana, J. Hawilla resolveu vender todos os seus negócios. Menos um. Justamente o mais lucrativo: suas retransmissoras da Globo no interior de São Paulo.

Por Lauro Jardim
Share
8:33 \ Futebol

A estranha preferência de Del Nero e Marin por pagamentos em dinheiro vivo

Del Nero marin

Sem crédito ou cheque

Sempre chamou a atenção de quem convivia com Marco Polo Del Nero e José Maria Marin a aversão de ambos ao cheque e ao cartão de crédito.

Tinham a mania de pagar todas suas despesas pessoais, como contas em restaurantes e os caros presentes dados à namorada e à mulher, em dinheiro vivo.

Por Lauro Jardim
Share
8:19 \ Economia

Saiba a que valores pode chegar a venda do HSBC Brasil

HSBC

Depende da concorrência

Um banqueiro, que entende como poucos do riscado, fez as contas. O HSBC Brasil será vendido por algo entre 8 bilhões de reais (se houver pouca competição) e 12 bilhões de reais (se a concorrência acirrar-se).

Por Lauro Jardim
Share
7:38 \ Governo

Estado de alerda

Dilma

Dilma sabe que TCU pode lhe dar dores de cabeça

Dilma Rousseff disse a interlocutores duas semanas atrás numa reunião no Planalto: “Vão tentar aprontar contra nós no TCU”.

O tribunal pode julgar ilegais as pedaladas fiscais do governo.

Por Lauro Jardim
Share
6:53 \ Governo

Vetar ou não vetar

Dilma

Dilma tem alternativa ao veto

Dilma foi aconselhada a não vetar a mudança no fator previdenciário para não se indispor com o Congresso. No dia seguinte à sanção, ela enviaria uma medida provisória que revertesse o impacto na Previdência.

A presidente ainda não tomou a decisão.

Por Lauro Jardim
Share
6:02 \ Brasil

Depressão, choro e inapetência

vaccari

Vaccari Neto: sem fome na carceragem de Curitiba

Preso desde abril, em Curitiba André Vargas pediu atendimento psiquiátrico. Está deprimido.

Luiz Argôlo, preso na mesma leva, só faz chorar na carceragem.

João Vaccari Neto tem, com frequência, se recusado a comer.

Por Lauro Jardim
Share

sexta-feira, 29 de maio de 2015

19:49 \ Internet

O escândalo no Twitter

marin

Prisões geraram 4,2 milhões de tuítes

O escândalo da Fifa foi tema de 4,2 milhões de tuítes no mundo todo desde que José Maria Marin & Cia. foram presos na Suíça. O número foi levantado com exclusividade pela Consultoria Bites e corresponde a 0,4% de tudo que foi postado no Twitter desde quarta-feira. Do total de postagens contabilizadas, 78% foram feitas por homens.

Os tuiteiros brasileiros ficaram na quarta posição entre os que mais tuitaram sobre o tema: 231 000 postagens, ou 5,5% do total. Os três países que mais tiveram tuítes sobre o escândalo da Fifa foram Estados Unidos, com 789 600 (18,8%), Inglaterra, com 596 400 (14,2%) e Indonésia, com 252 000 (6%).

Além do barulho no Twitter, as prisões e a investigação da Justiça americana foram repercutidas em 147 755 reportagens publicadas na internet.

Por Lauro Jardim
Share
19:29 \ Congresso

Cutucada combinada

Jader: alfinetada em Cunha

Jader: alfinetada em Cunha

A cutucada de Jader Barbalho (leia mais aqui), ontem, no shopping de Eduardo Cunha não foi à toa.

Embora Jader não seja exatamente um aliado de Renan Calheiros, o discurso foi jogo combinado com o presidente do Senado, que não gostou de Cunha ter articulado para manter as coligações proporcionais.

O Senado havia aprovado o fim das coligações em março.

Por Lauro Jardim
Share
18:29 \ Partidos

Briga de foice no PSB

Geraldo Júlio: contra a fusão

Geraldo Júlio: contra a fusão

Se depender de Geraldo Júlio e de boa parte do PSB de Pernambuco, a fusão com o PPS não vai para a frente. O grupo está em briga de foice com Márcio França.

Por Lauro Jardim
Share
17:33 \ Governo

Professor Edinho

Edinho: de volta à sala de aula

Edinho: de volta à sala de aula

Edinho Silva conseguiu acertar com a Universidade Nove de Julho (leia mais aqui), em São Paulo, de dar uma aula por mês no curso de pós-graduação em Gestão do Esporte.

Dará aula amanhã.

Por Lauro Jardim
Share
17:09 \ Diversos

Huck e Angélica: a missa

A queda

A queda

Amanhã é dia de missa na casa de Luciano Huck e Angélica. Um padre celebrará uma cerimônia pequena para espantar o pouso forçado do domingo passado.

Por Lauro Jardim
Share
17:02 \ Economia

Vendas em queda

concessionaria

Queda de 3,8% nas vendas de carros em maio

O setor automobilístico brasileiro segue em queda livre desde o início do ano. Do dia 1º de maio até ontem, as vendas de carros caíram 3,8% – passando de 196 812 para 189 391 emplacamentos.

Em maio passado, a média de emplacamentos foi de 12 788 carros por dia. Este mês, a média diária despencou para 9 968 automóveis.

O ranking de participação de mercado não sofreu alterações. A Fiat segue em primeiro lugar com 17,8% de participação total, seguida da GM (15,2%), Volks (15) e Ford (11,1).

Por Lauro Jardim
Share
16:50 \ Futebol

O iate e os depósitos

del nero

Del Nero ao mare

A investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre a Fifa revelou que, desde 2012, Klefer e Traffic dividiam pagamentos de propinas de 2 milhões de dólares anuais a Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. O dinheiro era referente a contratos da Copa do Brasil e pingaria nas contas dos cartolas até 2022.

Em 2013, no entanto, sabe-se lá por que, parte do dinheiro pago pela Klefer teve outro destino. A empresa de Kleber Leite mandou meio milhão de dólares à conta de um fabricante de iates de luxo, em Londres.

Seria Leite um inveterado marinheiro? Ao que tudo indica, não.

No final de 2014, curiosamente, Del Nero passou a singrar entre Angra dos Reis-RJ e Guarujá-SP a bordo de um luxuoso iate novinho em folha, seu xodó, um Sunseeker de 52 pés e três cabines avaliado em 2,1 milhões de reais. O estaleiro Sunseeker, a propósito, é inglês.

Por Lauro Jardim
Share
16:05 \ Brasil

Temor em Minas

carolina e pimentel

Busca e apreensão no apartamento de Carolina

Há um forte temor no PT de Minas Gerais que a busca e apreensão de documentos feita hoje pela PF no apartamento de Brasília da primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Pimentel , se estenda ao Palácio das Mangabeiras. A propósito, Carolina está grávida do primeiro filho do governador.

Por Lauro Jardim
Share
15:34 \ Brasil

A pedra no sapato de Pezão

Pezão: Picciani no pé

Pezão: Picciani no pé

Assim como Dilma Rousseff, Luiz Fernando Pezão tem um presidente de legislativo como pedra no sapato. Jorge Picciani, presidente do PMDB-RJ, vem repetindo na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o que Eduardo Cunha tem feito em Brasília. Com a diferença de ser do mesmo PMDB de Pezão.

Há um caminhão de exemplos do viés oposicionista de Picciani. Eis alguns deles:

- Picciani fala para quem quer ouvir que Carlos Roberto Osório, secretário de Transportes de Pezão, é ‘fraco’ e ‘sem conteúdo’.

- O cacique peemedebista não se conforma com a postura de José Mariano Beltrame, atacando a falta de investimentos sociais em favelas como causa da violência. Acha que chegou a hora de mudanças na segurança pública.

- Picciani incentivou deputados estaduais a aprovarem uma moção de repúdio a Felipe Peixoto, secretário de Saúde de Pezão. Considera-o despreparado para o cargo.

- A Assembleia comandada por Picciani já derrubou 25% dos vetos de Pezão.

A turma ligada a Picciani já diz abertamente que sente saudades do governo Sérgio Cabral.

(Atualização às 16h30: Picciani entrou em contato para dizer que: “minha relação com o governador é ótima. Mantenho serenamente uma posição de harmonia e independência entre os poderes. Não me envolvo em questão de equipe do executivo, nem opinião dou. Em relação ao secretário Beltrame, apoio sua gestão de tantos serviços prestados ao Estado e essa intriga não corresponde à realidade”) 

Por Lauro Jardim
Share
14:39 \ Futebol

Pelo Brasil

robson

Ídolo do Manchester United no Brasil

O ex-jogador Bryan Robson, lenda viva do Manchester United e que defendeu a seleção inglesa por mais de dez anos, chega ao Brasil esta noite. Vem encontrar crianças e adolescentes que participam de um projeto social da Chevrolet.

Por Lauro Jardim
Share
13:33 \ Economia

A hora dos graúdos

andré brandão

Brandão, do HSBC, pode ser convocado à CPI

Além de 41 pessoas que já foram convocadas para prestar depoimento na CPI do CARF, há em exame pedidos de convocação mais uma leva de gente graúda. Eis alguns exemplos:

*Rossano Maranhão, presidente do Banco Safra.

* Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea.

*Antonio Maciel Neto, ex-Suzano, atual presidente da CAOA.

*André Brandão, presidente do HSBC.

* Jesús Zabalza, presidente do Santander Brasil

Por Lauro Jardim
Share
12:21 \ Cultura

Contagem regressiva com show

theatro

Festa olímpica no Theatro Municipal

No dia 5 de agosto, quando faltará exatamente um ano para a abertura da Olimpíada, a Rio 2016 promoverá uma grande festa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Será uma festa para vips.

Três dias depois, no entanto, num sábado, bancará também um show popular na Praia de Copacabana, com dezenas de artistas e repertório escolhido a dedo por Nelson Motta. Só entrarão músicas que falem do Rio de Janeiro.

Por Lauro Jardim
Share
11:26 \ Governo

O 39º “ministro”

O "ministro" Rocha Loures

O “ministro” Rocha Loures

O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) não é ministro de Dilma, mas ocupa uma sala de ministro e tem sido chamado assim por vários interlocutores que o visitam no gabinete em que Michel Temer o instalou no Palácio do Planalto.

Nada menos do que o gabinete que os ex-ministros das Relações Institucionais (Ricardo Berzoini, Ideli Salvatti e etc.) já ocuparam.

Loures, que não se elegeu em outubro passado, é uma espécie de número dois de Temer na articulação política.

Por Lauro Jardim
Share
10:39 \ Futebol

As últimas do Marco Polo

Marin e Marco Polo: que dupla

Marin e Marco Polo: que dupla

Neste momento, Marco Polo Del Nero repousa em seu apartamento na Barra da Tijuca, perto da sede da CBF. (É aquele apartamento comprado por 1,6 milhão de reais, mas que o mercado avalia em 5,2 milhões de reais – um negócio de craque).

À tarde, se seguir os conselhos do seu fiel escudeiro Walter Feldman, dará uma entrevista coletiva na sede da CBF. Feldman, aliás, é hoje o conselheiro principal de  um atordoado Marco Polo.

A decisão de fugir às pressas da Suíça, no entanto, foi tomada a partir de conselhos de vários advogados consultados por ele – inclusive advogados estrangeiros. Havia o temor de ser preso.

A verdade é que mais cedo ou mais tarde Marco Polo terá que renunciar à presidência da CBF. É uma questão de tempo.

Marco Polo está morto politicamente. Agora, o que lhe resta, sob o ponto de vista dele, é administrar o melhor possível essa morte.

Por Lauro Jardim
Share
10:28 \ Economia

Que péssimo negócio

Petrobras: prejuízo

Petrobras: prejuízo

Péssimo negócio mesmo fizeram aqueles que aplicaram seus recursos do FGTS na megacapitalização de 115 bilhões de reais que a Petrobras fez em setembro de 2010.

Os 25 500 incautos que investiram um total equivalente a 246 milhões de dólares (uma média de 9 700 dólares para cada um). Quando compraram a ação, custava 28,03 reais. Anteontem, fechou a 13,52 reais. Uma queda de 51,8%.

Por Lauro Jardim
Share
9:31 \ Esportes

UFC em Manaus

ufc

Octógono pode desembarcar no Amazonas

Arthur Virgílio, prefeito de Manaus, está negociando com Dana White para levar o UFC para a cidade em 2016. A 9ine, que tem Ronaldo Fenômeno entre seus executivos, seria uma das promotoras do evento.

Por Lauro Jardim
Share
8:28 \ Governo

Dilma, fica na tua

Dilma: alfinetada na CBF

Dilma: alfinetada na CBF

Dilma foi criticada por assessores do Palácio do Planalto por criticar a CBF na quarta-feira, no México. Alguns acharam que ela não deveria ter se metido na encrencada situação da confederação.

Por Lauro Jardim
Share
7:26 \ Economia

O tubarão sem dentes

O campo de Tubarão Azul: não rendeu o prometido

O campo de Tubarão Azul: não rendeu o prometido

Em agosto, a OGPar (ex-OGX) deixa de explorar o campo de Tubarão Azul. Não é mais economicamente viável. Numa palavra, o campo está esgotado.

Tubarão Azul era uma das promessas mais reluzentes de lucros para a OGX nos tempos delirantes em que Eike Batista imaginava ter uma petrolífera do tamanho de uma Petrobras.

Eike prometeu ao mercado que Tubarão Azul tinha condições de produzir 20 000 barris de petróleo por dia. Mas o campo nunca conseguiu passar dos 5 000 e atualmente produz 3 500 barris.

A partir de agosto, a empresa tem apenas um campo em produção, o de Tubarão Martelo.

Por Lauro Jardim
Share
7:02 \ Congresso

Caminhão de som

Levy: alvo da CUT e do PT

Levy: alvo da CUT e do PT

Com bandeiras da CUT e do PT, um caminhão de som passava ontem à tarde pela Esplanada dos Ministérios convocando para um protesto hoje contra o “pacote Levy“.

Por Lauro Jardim
Share
6:22 \ Diversos

Sky versus Claro

são bento bragantino

São Bento e Bragantino, pelo Paulistão 2015

O patrocínio da Claro a alguns times de futebol do interior de São Paulo rendeu uma denúncia ao Conar.

A Sky reclamou que concorrente violou o artigo 27 da Lei Pelé, que proíbe a venda de espaços nos uniformes das equipes a empresas de TV por assinatura. Para a Sky, a Claro já é associada a este mercado e não poderia aparecer nas camisas de Rio Claro, Penapolense, Bragantino, Botafogo-SP, São Bento e Linense.

Todos os conselheiros do Conar, no entanto, decidiram pelo arquivamento do caso por avaliarem que, para o consumidor, a Claro está muito mais identificada com o ramo da telefonia.

Por Lauro Jardim
Share
6:04 \ Futebol

CBF News 1

CBF: política de "compliance"

CBF: política de “compliance”

Antes do escândalo envolvendo José Maria Marin, a CBF contratou a Ernst & Young para reestruturar a gestão da entidade. A ideia era anunciar aos quatro ventos que uma nova governança surgiria na entidade com uma política de compliance para coibir desvios. Desde terça-feira, ficou difícil o mundo do futebol engolir essa conversa.

Por Lauro Jardim
Share
6:02 \ Futebol

CBF News 2

O novo homem forte da CBF

O novo homem forte da CBF

Walter Feldman, que é quem está de fato comandando a CBF na ausência de Marco Polo Del Nero, tem marcado um encontro hoje com Humberto Costa. Vão falar da MP do futebol, parada há meses no Congresso.

Por Lauro Jardim
Share

quinta-feira, 28 de maio de 2015

19:31 \ Governo

Alívio no Fies

Janine Ribeiro: respiro para o Fies

Janine Ribeiro: respiro para o Fies

Renato Janine Ribeiro acaba de anunciar a Jerônimo Goergen e a um grupo de deputados que o MEC vai liberar 1,1 bilhão de reais para quitar débitos do Fies.

Segundo Janine Ribeiro, os reitores marcaram com o FNDE uma reunião para a semana depois do feriado de Corpus Christi para acertar os detalhes.

Por Lauro Jardim
Share
18:34 \ Governo

De São Paulo para Londres

Troncon: para Londres

Troncon: para Londres

O superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Roberto Troncon Filho, vai ser adido na embaixada do Brasil em Londres.

Para seu lugar, virá Disney Rosseti, que estava na Itália e foi o representante brasileiro nas investigações daquele país sobre o paradeiro de Henrique Pizzolato.

Troncon é cotado como um dos possíveis substitutos de Leandro Daiello Coimbra no comando da PF.

Por Lauro Jardim
Share
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados