Blogs e Colunistas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vitória na Justiça Eleitoral

sitepadilha

Site de Padilha: mantido na internet

A candidatura de Alexandre Padilha em São Paulo se livrou de um processo na Justiça Eleitoral e poderá manter o site www.padilha13.pt no ar.

O desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, do Tribunal Regional Eleitoral paulista, não deu razão à representação da Procuradoria Regional Eleitoral, que alegava que o site não estava hospedado no Brasil, por ter o domínio “.pt”, de Portugal, e que a Justiça Eleitoral não havia sido comunicada previamente sobre ele.

Por Lauro Jardim
19:12 \ Brasil

Tempo de escuridão

Piso dos agentes de saúde emperrado

Pelas escadas…

Não começou bem a festa de inauguração do Templo de Salomão, principalmente para Dilma Rousseff. Agora há pouco, faltou luz por seis minutos dentro da igreja. A área tomada de autoridades ficou no breu.

Sem energia, Dilma teve que encarar três andares de escada, entre a garagem e a sala Vip.

Por Lauro Jardim
18:32 \ Diversos

Mais uma derrota

Propaganda contestada pelos vegetarianos

Propaganda contestada pelos vegetarianos

Os vegetarianos sofreram mais uma derrota em sua cruzada contra os comerciais da Friboi no Conar (leia mais aqui). A reclamação da vez recaiu sobre a propaganda em que Roberto Carlos diz ter voltado a consumir carne vermelha.

Se os vegetarianos já criticavam Roberto por ter abandonado seus hábitos alimentares em troca do dinheiro da Friboi (leia aqui), a formalização do descontentamento veio sob o pretexto de que o comercial menospreza os hábitos vegetarianos. O Conselho de Ética do Conar arquivou a queixa por unanimidade.

Por Lauro Jardim
17:39 \ Governo

Evitando a extinção

Eduardo Lopes, o ministro da pesca

Eduardo Lopes, o ministro da pesca

O questionável Ministério da Pesca vive -  assim como várias espécies de peixes – em permanente ameaça de extinção, desde que foi criado por Dilma Rousseff. A luta interna agora é para mantê-lo vivo.

O governo sabe que a pasta simboliza o criticado gigantismo ministerial de Dilma. A utilidade dessas e outras estruturas da Esplanada vão rechear boa parte dos petardos oposicionistas no período eleitoral.

Funcionários do ministério farão reuniões com pescadores e empresários ligados ao setor.

A ideia é concluir a rodada antes do fim do ano e reunir sugestões para apresentar uma agenda sólida – se é que isso é possível – na tentativa de convencer o próximo presidente, seja ele quem for, a não dar o temido tiro de misericórdia.

Dentro do ministério até a reeleição de Dilma é vista como o possível início do fim. Se assumir Eduardo Campos ou Aécio Neves, então…

Por Lauro Jardim

Não há margem

Caminhos diferentes

Juntos em Brasília

Na tantas vezes delicada relação PSB-Rede, não há espaços para dúvidas quanto à fidelidade de quem quer que seja.

Ontem, Eduardo Campos havia acabado de falar para a plateia da CNI, em Brasília. Em seguida, Aécio Neves e Dilma Rousseff fariam o mesmo.

Marina Silva, então, mandou para um grupo de aliados que os acompanhavam:

- Alguém tem que ficar aqui para ouvir o resto.

Julio Delgado, mineiro e que mantém boa relação com Aécio, correu na hora:

- Eu é que não sou. Depois, vão fotografar e espalhar que estou apoiando adversário do Eduardo.

Por Lauro Jardim
15:23 \ Televisão

Ibope das TVs cai em julho

Emissoras na mira do governo

Menos audiência em julho

A audiência de todas as emissoras caiu no mês de julho na comparação com junho. Do dia 1º até ontem, na Grande São Paulo, a Globo desceu de quinze pontos para 14,3 pontos.

No mesmo período, a Record caiu de 6,3 pontos para 5,7 pontos; o SBT de 5,5 para 5,4; a Band de 3 para 2,6; e a Rede TV! de 0,9 para 0,8 pontos.

Por Lauro Jardim

Colado no governador

Visita a Curitiba

Visita a Curitiba

Aécio Neves começou a pôr em prática a estratégia de colar em candidatos a governador bem avaliados nas pesquisas (Leia mais aqui). Neste sábado, Aécio vai ao Paraná participar de uma caminhada ao lado de Beto Richa e Álvaro Dias, no centro de Curitiba.

Por Lauro Jardim
13:27 \ Governo

Último esforço

Sessão de cinema

Visita ao Senado

Horas antes de a Câmara derrubar o decreto de Dilma Rousseff que dá voz a Conselhos Populares (Leia mais aqui), na terça-feira, Gilberto Carvalho fará o último esforço para tentar evitar a anulação da canetada de sua chefe.

Ministro escolhido por Dilma para tratar dos conselhos populares com o Congresso, Carvalho confirmou presença na Comissão de Direitos Humanos do Senado, em audiência pública, às 9 horas da manhã.

Na Câmara, a fatura está praticamente liquidada. É quase impossível a base aliada evitar a derrota. Carvalho, então, começará a trabalhar para impedir a derrubada do decreto na segunda etapa da tramitação, quando chegar ao Senado.

Haja esforço: até Renan Calheiros já deixou claro para o próprio Gilberto Carvalho o quanto está louco para anular a decisão de Dilma (Leia mais aqui). Uma coisa é certa: não faltará borduna para Carvalho na audiência pública.

Por Lauro Jardim
12:06 \ Religião

Autoridades no Templo

templo de salomao

Um templo de de 680 milhões de reais

A inauguração do Templo de Salomão, marcada para às 19h de hoje,  promete ser o maior ajuntamento de autoridades dos últimos tempos. Pelo menos essa é a expectativa da Igreja Universal.

Além de Dilma Rousseff e todo o seu ministério, foram convidados todos os ministros do STF e STJ, os 27 governadores de estado (quinze haviam confirmado presença até terça-feira) e dezenas de prefeitos.

A presença da presidente da República não é para qualquer um, mas na Universal há a desconfiança de que Dilma ficará pouco tempo no local.

Por Lauro Jardim
10:23 \ Congresso

Convite intransferível

Surpresa

Evitando embaixador no Senado

Agora declaradamente trabalhando por Aécio Neves, Ricardo Ferraço quer fazer barulho na Comissão de Relações Exteriores do Senado com a fissura diplomática envolvendo Brasil e Israel.

Presidente do colegiado, Ferraço enviou uma carta a Luiz Alberto Figueiredo pedindo uma visita do embaixador brasileiro em Tel Aviv, Henrique Sardinha, numa audiência pública na comissão. O tema, óbvio: a convocação do Itamaraty para Sardinha retornar a Brasília.

Por ora, nada feito.

Por intermédio de um funcionário de seu gabinete, Figueiredo ofereceu enviar ao Senado o responsável do ministério pelos assuntos relativos ao Oriente Médio.

Ferraço não topou, argumentando que o convite a Sardinha é intransferível.

Do Palácio do Planalto ao fim da esplanada, todo mundo sabe que Ferraço fará estardalhaço com o episódio: já declarou que a nota emitida pelo governo Dilma Rousseff, em defesa da Palestina, foi eleitoreira.

No texto do requerimento oficializando o chamado a Sardinha, Ferraço aproveita para baixar a borduna na diplomacia brasileira:

- Em algumas situações, se manifesta em excesso, com um ativismo irrealista ou megalômano; em outras, silencia

Por Lauro Jardim
9:03 \ Futebol

A rádio do Milton Neves

Livro vem aí

Rádio vem aí

O Ministério das Comunicações acaba de homologar o funcionamento de uma rádio do apresentador Milton Neves. A Terceiro Tempo FM irá ao ar no Guarujá (SP) assim que o Congresso Nacional autorizar.

Por Lauro Jardim
7:23 \ Congresso

Dinheiro à mão

Confessando receber propina

Dinheiro vivo

Rodrigo Bethlem confessou que, além de receber propina, andava paranoico com a possibilidade de ser explodido, o que acabou ocorrendo. O sentimento é comum a quem tem por hábito tirar sustento de maracutaias.

Mas se alguma coisa desse errado, Bethlem poderia recorrer a reservas superlativas imediatamente. Embora tenha informado ter perdido patrimônio entre 2010 e 2014, em suas duas últimas declarações de bens constam uma pequena montanha de dinheiro embaixo do colchão.

Quatro anos atrás, o deputado federal comunicou ao TSE possuir ao todo 1,2 milhão de reais, sendo 150 000 reais em espécie.

Agora, ao registrar a candidatura à reeleição, projeto que acaba de abandonar, Bethlem declarou patrimônio de 438 000 reais: boa parte disso, 100 000 reais em dinheiro vivo.

Ao menos hoje sabe-se de onde vinha a renda complementar do deputado.

Por Lauro Jardim
6:32 \ Diversos

O livro da Ivete

Ivete: autorizadíssima

Ivete: nome do livro definido

Já tem nome o livro que Ivete Sangalo vai lançar para os fãs pela Ediouro. Pura paixão — Segredos, rotinas e inspirações de uma estrela brasileira terá um caderno de fotos exclusivas e de momentos importantes da carreira cantora.

Por Lauro Jardim
6:08 \ Congresso

Mapas das minas

paulo roberto

Irritado com investigação às filhas

Paulo Roberto Costa vai enlouquecer (Leia mais aqui), mas a CPI mista da Petrobras a cada dia dá mais um passo na direção dos segredos de suas filhas.

Quatro bancos entregaram ao colegiado dados referentes às movimentações financeiras das contas de Shanni e Arianna Costa, as herdeiras do ex-diretor da Petrobras e amigo de Alberto Youssef.

Por Lauro Jardim

quarta-feira, 30 de julho de 2014

19:08 \ Internacional

Solidariedade vizinha

Autor da alcunha

Autor da alcunha

A debanda de embaixadores latino-americanos de Tel Aviv era tudo o que o Itamaraty queria. E trabalhou para isso.

No dia em que o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores israelense, Yigal Palmor, qualificou o Brasil de anão diplomático, em Brasília definiu-se a estratégia para angariar solidariedade de outras nações (Leia mais aqui).

A orientação foi passada aos embaixadores brasileiros lotados em países alinhados ideologicamente com o Palácio do Planalto, principalmente das américas do Sul e Central.

A missão: iniciar uma articulação diplomática – discreta – junto a representantes dos governos locais para que seguissem o exemplo do Brasil e chamassem de volta seus embaixadores de Tel Aviv.

Até o momento, já deixaram Israel os embaixadores de Chile, Peru, El Salvador.

Por Lauro Jardim
18:01 \ Congresso

Torpedo pronto

Alves: temor de quem conhece bem os colegas

Determinado a derrubar canetada de Dilma

A pauta do Plenário da Câmara para a semana que vem reforça a determinação de Henrique Alves em enviar seu mais recente torpedo na direção do Palácio do Planalto.

No segundo item da lista de votações da sessão de terça-feira repousa o decreto de projeto legislativo de Mendonça Filho. O texto determina a anulação da canetada de Dilma Rousseff que obriga o Executivo a consultar os Conselhos Populares sobre políticas públicas do governo.

Só um milagre impede a aprovação do projeto de Mendonça Filho – ou a falta de quórum.

Apesar do esforço concentrado marcado para a semana que vem, a campanha pode desanimar as excelências de largarem seus projetos eleitorais para trabalhar em Brasília.

Por Lauro Jardim
16:34 \ Partidos

Deixa quieto

EDUARDO KNAPP/FOLHA PRESS

Evento adiado

Paulo Skaf segue repetindo que não engrossará palanques petistas. A postura, obviamente, vem criando constrangimento entre peemedebistas entusiastas de Dilma Rousseff.

O PMDB paulistano, amplamente pró-Michel Temer, está prestes a retaliar: adiou um evento de apoio a Skaf, agendado para 8 de agosto. A reunião, com representantes de 62 diretórios, que estava marcada no Sindicato dos Engenheiros, agora não tem mais data para acontecer.

Por Lauro Jardim
15:03 \ Brasil

Temer in Rio

Temer: visita ao Rio programada

Temer: visita ao Rio programada

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT), articula um encontro de Michel Temer com representantes da cidade este mês. Neves é um petista que no fundo, no fundo gostaria de ver Luiz Fernando Pezão eleito governador do Rio de Janeiro.

Por Lauro Jardim
13:32 \ Diversos

70 000 exemplares

Em mandarim

Em mandarim

Carlos Wizard Martins, que se tornou um bilionário após vender o grupo Multi para a britânica Pearson por 1,7 bilhão de reais no final do ano passado, lança nos próximos dias, na China, a edição em mandarim de Desperte o Milionário Que Há Em Você. No Brasil, o livro – lançado em 2012 – já vendeu 70 000 exemplares.

Por Lauro Jardim

Caça aos infiéis

dilma

Campanha atenta a traições

Se entre a base aliada nacional Dilma Rousseff já está tendo que conviver com um caminhão de traições, imagina nas disputas estaduais. Esse é o raciocínio do comando da campanha petista.

Os caciques do partido, na reunião com os coordenadores regionais (Leia mais aqui), pediram atenção redobrada aos candidatos infiéis.

O PT começou a enviar para os estados, na semana passada, os materiais de campanha com diferentes imagens de Dilma e Lula. Boa parte contém um espaço em branco, onde entra o rosto do candidato aliado.

A cúpula do partido pediu aos coordenadores para ser comunicado imediatamente de todos os casos em que foram identificados candidatos supostamente aliados estampados em cartazes posando ao lado de Aécio Neves.

Todo mundo sabe que isso acontecerá aos potes. A urgência na comunicação desses episódios explica-se: evitar acúmulo de processos na Justiça Eleitoral.

Por Lauro Jardim
10:32 \ Futebol

Flu contra

Fluminense: contra o movimento no Congresso

Fluminense: contra o movimento no Congresso

Dos times da série A, o Fluminense é o que mais se opõe à nova lei de responsabilidade fiscal dos clubes que está tramitando no Congresso. Para Peter Siemsen, presidente do clube e que foi excluído do encontro com Dilma Rousseff, um novo Refis daria conta do recado.

Por Lauro Jardim
9:06 \ Cultura

De novo nos cinemas

memoriaspostumas

A obra

Memórias Póstumas de Brás Cubas vai virar filme de novo. A Ancine acaba de aprovar o orçamento de 7 milhões de reais para o longa que será produzido pela Osso Produções.

Em 2001, o romance de Machado de Assis já fora adaptado para o cinema com elenco que tinha Reginaldo Faria e Sonia Braga.

Por Lauro Jardim
7:32 \ Congresso

Sem argumento

Não é bem assim

No alvo

Corregedor da Câmara, o deputado Átila Lins, do PSD do Amazonas, tem a mesma impressão do que qualquer sujeito de bem a respeito da confissão de Rodrigo Bethlem de que recebia propina de um fornecedor da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O PPS protocolou ontem uma representação contra Bethlem. O documento está na Mesa Diretora, que deverá encaminhá-lo às mãos de Átila Lins nos próximos dias.

Beleza, e o que o corregedor fará com a escabrosa denúncia contra o colega? Lins avisa:

- Ficou muito explícito. Se ele não negou a veracidade das gravações até agora, quer dizer que são verdadeiras. Ele terá cinco dias para se defender e eu, 45 para me pronunciar, mas não precisarei de todo esse tempo.

Lins não estima o prazo necessário para enviar o caso ao Conselho de Ética, onde Bethlem responderá ao processo efetivamente.

Por Lauro Jardim
6:03 \ Governo

Cliente especial

Dinheiro no Santander

Temer: preferência pelo Santander

A análise dos efeitos de uma possível reeleição de Dilma Rousseff sobre a economia brasileira colocou o Santander sob a mira do Palácio do Planalto e do PT, mas pelos lados do Palácio do Jaburu o banco espanhol não é (ou pelo menos não era) tão mal visto assim.

Michel Temer declarou ao TSE possuir 2,6 milhões de reais no Santander, entre investimentos e conta corrente. O dinheiro corresponde a 35% do patrimônio de 7,5 milhões de reais declarado por Temer à Justiça Eleitoral.

A propósito, o valor é maior que a soma do dinheiro guardado pelo vice-presidente nos bancos do governo, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, onde Temer possui, respectivamente, 735 300 reais e 246 400 reais.

Será que os aliados petistas mais radicais pedirão que Temer encerre sua conta no banco espanhol?

Por Lauro Jardim

terça-feira, 29 de julho de 2014

19:19 \ Congresso

Não é conosco

Depoimento na CPI de compadres

Sobrevida

Os interlocutores de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa respiram aliviados, ao menos por enquanto.

João Batista Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), negou o pedido da CPI mista da Petrobras para entregar as informações dos sigilos telefônicos da turma que dançou na Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

Além de Youssef e Paulo Roberto Costa, a comissão havia aprovado a quebra de sigilo das filhas do ex-diretor da Petrobras, Ariana e Shanni Costa, de empresas e outros personagens ligados ao esquema bilionário do doleiro.

No documento enviado à CPI hoje, Rezende argumenta que não está na alçada da agência o fornecimento dos dados requisitados pelas excelências. Sugere à CPI reencaminhar o pedido diretamente às operadoras, segundo a Anatel, o destinatário adequado conforme a legislação.

Por Lauro Jardim
18:21 \ Judiciário

Antecipando a retirada

Olho no Amazonas

Pronto para renunciar

Francisco Falcão vai renunciar ao cargo de Corregedor Nacional de Justiça (CNJ). Seu mandato iria até o dia 6 de setembro.

Falcão, porém, precisará assumir a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 1 de setembro. Assim, vai antecipar a retirada: deixará o CNJ no dia 26 de agosto, data da posse de sua sucessora, a ministra Nancy Andrighi.

Por Lauro Jardim

Campeão de pesquisas

Líder do PT

Wellington Dias lidera as pesquisas ao governo do Piauí

O Piauí detém apenas 1,6% do eleitorado brasileiro, mas é o estado com o maior número de pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O humor do eleitor piauiense foi medido 71 vezes por nove institutos de pesquisa diferentes.

Segundo maior colégio eleitoral do país, com 10% do eleitorado, Minas Gerais também fica em segundo no número de pesquisas: 43. Goiás, com 3% dos eleitores, vem a seguir: 39 pesquisas foram registradas.

O Amapá é o único estado que não teve nenhuma pesquisa registrada no TSE.

Por Lauro Jardim

Nada inocente

Skaf: em campanha

Skaf: responsável

Uma turma ligada a Paulo Skaf anda pregando a versão de que a resistência do peemedebista em apoiar Dilma Rousseff entra na conta de Duda Mendonça, que trabalharia com gosto de vingança contra Lula e o PT.

A tese não cola entre quem manda (Leia mais aqui).

A cúpula do PMDB não engole a justificativa de que o correligionário vem sendo manipulado. A avaliação é que Skaf não tem nada, nada, de ingênuo e sabe mensurar exatamente o dano que sua posição está causando na relação com Dilma e o PT.

Não é para menos. Desde sempre, Michel Temer e qualquer outro peemedebista que conheça Skaf minimamente sabem que ele jamais escondeu a bandeira anti-PT.

Por Lauro Jardim
13:23 \ Congresso

Henrique Alves versus Marlon

Cobrança pública

Incomodado

Henrique Alves prometeu e cumpriu. Acaba de chegar ao CNJ uma representação sua contra o juiz Marlon Reis, autor do livro Nobre Deputado.

No livro, lançado recentemente pela Leya, Marlon – idealizador do projeto da Lei da Ficha Limpa – descreve as práticas de um personagem fictício chamado Cândido Peçanha, um deputado que faz tudo pelo poder.

Alves reclamou em nota no inicio de junho que o livro reforça a ideia de que a política de nada serve para a população.

Por Lauro Jardim
12:02 \ Brasil

Setor elétrico em pane

xxx

Empréstimo de “operação complexa”

A Aneel adiou mais uma vez o pagamento do governo às distribuidoras de energia. O prazo vencia na quinta-feira. A agência jogou-o para o dia 28 de agosto. A justificativa oficial é que o atraso ocorre devido “à complexidade da operação de empréstimo”. Não explicou que complexidade é essa, no entanto.

Na prática, é mais um calote temporário nas distribuidoras. E, como consequência, afeta a credibilidade do governo.

O empréstimo não pago refere-se à liquidação dos gastos com a compra de energia feitos em maio. Teriam que ser quitados nos dias 10 e 11 de julho. Não foram. Adiou-se para o dia 31. Agora, empurra-se novamente com a barriga por falta de caixa.

Por Lauro Jardim
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados