Blogs e Colunistas

sábado, 23 de agosto de 2014

Saiba o que Lula pensa sobre a possibilidade de vitória de Marina Silva e como o PT pretende enfrentá-la

lula e marina

Lula e Marina, em outros tempos

A um interlocutor que o procurou preocupado com o avanço de Marina Silva, Lula respondeu, não se sabe com que grau de sinceridade: “Conheço Marina mais do que conheço a Dilma. E posso garantir que ela não ganha essa eleição”.

A propósito, o PT acha que já encontrou a bala de prata para esvaziar o balão de Marina Silva. Pretende explorar o que avalia como seu maior ponto fraco: suas contradições.

Por Lauro Jardim

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Vem aí o novo Datafolha

presidenciaveis

Mais números da corrida presidencial

Depois do Ibope anunciar que vai a campo neste final de semana para medir os reflexos dos últimos acontecimentos importantes no cenário eleitoral (leia mais aqui), o Datafolha registrou sua nova pesquisa presidencial.

O instituto de pesquisa, que no levantamento divulgado nesta semana mostrou o efeito da entrada de Marina Silva na corrida pelo Planalto, vai a campo nos dias 28 e 29 de agosto para entrevistar 2 884 eleitores. Desta vez o eleitor será questionado também sobre qual candidato tem se saído melhor no horário eleitoral.

A pesquisa custou 266 200 reais ao Datafolha e a data de divulgação ainda não foi definida.

Por Lauro Jardim
18:03 \ Brasil

O homem-bomba vai falar

Depoimento na CPI de compadres

Paulo Roberto, nos tempos em que ainda sorria

Diante das informações que recebeu de que o homem-bomba Paulo Roberto Costa aderiu à delação premiada, seu advogado, Nélio Machado, está deixando a causa. Diz Nélio Machado:

- Não trabalho com o instituto da delação premiada.

Pelas informações recebidas por Machado, Costa, incentivado pela mulher, Marici, que há tempos vinha se desentendendo com o advogado justamente por causa da delação premiada, topou abrir a boca. E a partir de agora tem como advogada a criminalista paulista Beatriz Catta Pretta.

Paulo Roberto está neste momento na Polícia Federal de Curitiba.

Sai de baixo. Recentemente, Paulo Roberto, ameaçou, em conversa com um interlocutor:

- Se eu falar, não vai ter eleição. (leia mais aqui ).

Até ontem, apesar da insistência da mulher, Paulo Roberto se negava a fazer a delação. A nova etapa da Operação Lava Jato, realizada hoje no Rio de Janeiro, o fez mudar de ideia.

Por Lauro Jardim

Amizade continua

Antigos aliados

Antigos aliados

Gilberto Kassab e José Serra já se falaram algumas vezes desde que o tucano lançou-se candidato ao Senado contra o amigo. Aliados de Kassab dizem que as conversas sempre passam por política, lógico, mas superficialmente para evitar constrangimentos.

Por Lauro Jardim

Em campanha

Prazer em conhecê-lo

Gravações no Rio

Aécio Neves está neste momento gravando sua propaganda eleitoral no Centro do Rio de Janeiro.

Por Lauro Jardim
16:23 \ Brasil

O corregedor sumiu

corregedor

Mesquita: sem dar satisfação

Os partidos políticos no Rio de Janeiro estão irritados com o desaparecimento do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral em um dos momentos mais importantes da campanha – o início da propaganda eleitoral.

Com uma pilha de casos para investigar, o juiz Alexandre Mesquita simplesmente sumiu do trabalho há duas semanas sem dar qualquer satisfação. Ninguém sabe explicar no tribunal o que aconteceu.

Por Lauro Jardim

Deixa ele

Distante

Distante

Marina Silva e sua turma não pretendem mais fazer movimentos para amansar Carlos Siqueira, que deixou o núcleo duro da campanha atirando.

Depois do estouro da crise, Walter Feldman ainda o procurou, colocando-se à disposição para atuar na coordenação sob sua batuta. Siqueira não quis nem ouvir falar.

A avaliação dos marineiros é que Siqueira, extremante próximo de Eduardo Campos, está muito abalado emocionalmente. Por isso, o mais prudente é não procurá-lo e deixar as portas abetas, caso ele queira voltar atrás.

A propósito, Marina tem falado constantemente com Renata, mulher de Campos.

Por Lauro Jardim
14:29 \ Internet

Melhor apagar

bonner

Bonner: popular no Twitter

Seguido por 5,6 milhões de pessoas no Twitter, William Bonner resolveu levar com bom humor as críticas ao tom incisivo com que abordou os presidenciáveis nas entrevistas do Jornal Nacional. Bonner retuitou em seu perfil na rede social o post de um internauta que o coloca no cartaz da animação Meu Malvado Favorito.

Ontem de manhã, no entanto, o apresentador mudou de ideia e apagou a postagem.

Por Lauro Jardim

Antonio Conselheiro de saia

conselheiro

Conselheiro: comparações

Um conhecido consultor político discorda da avaliação de que Marina Silva seja uma espécie de versão feminina de Lula. Diz ele:

- Com aquele jeito messiânico, ela está mais para um Antonio Conselheiro de saia.

Por Lauro Jardim
12:32 \ Futebol

Operação elefante branco

amazonia

Políticas de preços diferentes

São muitas as armas dos novos estádios construídos distantes dos grandes centros para atrair os clubes da Série A. Terminada a Copa, arenas como da Amazônia e Pantanal criaram duas políticas de preços – uma com renda fixa e outra variável.

No primeiro caso, um time pode faturar, dependendo da negociação, entre 400 000 a 700 000 reais qualquer que seja o público do jogo. A bilheteria, portanto, fica com os donos do estádio.

Se apostar em um público alto, o clube negocia receber um percentual da renda – que tem variado entre 30% a 50%.

Por Lauro Jardim
11:23 \ Brasil

Eólicas batem recorde

Sem transmissão

Agora, ligadas às linhas de transmissão

Após a conexão dos vários parques eólicos às linhas de transmissão em 30 de maio – obras que estavam atrasadas há mais de dois anos – o setor deu um enorme salto (Leia mais aqui).

De uma esquálida média diária de 500 Megawatts (MW), passou para 1 500 MW. Mais: há uma semana, bateu o recorde de 1 978 MW, o que representou uma participação de 3,2% de toda energia produzida no Brasil.

Por Lauro Jardim

O media training da Marina

Marina num debatem em 2010

Marina num debate em 2010

No domingo, Marina Silva se tranca com assessores em São Paulo para o media training que vai prepará-la para o debate da Band, na terça-feira.

Por Lauro Jardim
9:32 \ Esportes

Mudanças na CBF

Marin tentando enxergar longe

Marin tentando enxergar longe

José Maria Marin está fazendo uma mudança na sua área de marketing da CBF. O vice José Carlos Salim, executivo ainda da era Ricardo Teixeira, está deixando o cargo para o atual gerente Nelson Sampaio assumir.

Por Lauro Jardim
8:32 \ Economia

O empréstimo de German

german

Efromovich: pagamento aos trabalhadores do Eisa

German Efromovich captou 40 milhões de dólares do fundo americano Manchester para pagar ontem a folha de salário dos trabalhadores do estaleiro Eisa, no Rio de Janeiro. São mais de 3 000 empregados com dois meses de salários atrasados.

Por Lauro Jardim

Feliciano e Everaldo

Planos para a reta final

Feliciano: no programa de Everaldo

O sumido Marco Feliciano – que ganhou notoriedade no ano passado ao assumir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara – gravou participação nos programas eleitorais do Pastor Everaldo e de seu filho Filipe Pereira, candidato a deputado federal no Rio de Janeiro.

Por Lauro Jardim
6:29 \ Televisão

Globo, futebol e eleição

Globo: fora do templo

Restrições eleitorais

A Globo mandou um alerta aos jornalistas do núcleo de esporte para evitar perturbações da Justiça Eleitoral.

O e-mail enviado ontem orienta repórteres e editores a não dar espaço a ex-atletas e cartolas candidatos ao que quer que seja. Até o fim das eleições, nada de imagens e entrevistas com esses personagens.

Casos extraordinários, quando o sujeito for fundamental para determinada reportagem, devem ser levados à direção.

A emissora informa que a regra vale para TV Globo, Sportv e globoesporte.com e lembra o risco de o desrespeito às determinações ferirem os princípios editoriais, além de penalidades por parte do Judiciário.

Ao final do e-mail há, inclusive, uma lista com trinta nomes de esportistas e cartolas que disputam a eleição deste ano.

Por Lauro Jardim

A “Dilma humana”

Dilma com a mão na massa

Dilma com a mão na massa

Dilma Rousseff desembarcou ontem em Porto Alegre e só retorna a Brasília no sábado. Fora agendas oficiais, sempre ligadas à campanha, vai usar parte do tempo para gravar cenas para o seu programa eleitoral.

Acompanhada por João Santana, circulará na cidade em que mora sua filha, seu genro e seu neto.

Irá aos locais que lembrarão sua trajetória de três décadas em Porto Alegre – sempre no estilo Dilma a mulher normal, gente como a gente, que tem sido uma das tônicas de seu programa eleitoral.

Por Lauro Jardim

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Nova pesquisa

candidatos

Em campanha

O Ibope acaba de registrar uma pesquisa presidencial que tem tudo para incendiar mais ainda a corrida eleitoral.

Será a primeira pesquisa feita após eventos importantes da campanha. As entrevistas serão realizadas no final de semana e a divulgação está prevista para a noite de terça-feira, no Jornal Nacional.

A pesquisa captará a emoção do enterro de Eduardo Campos, a polêmica entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional, o lançamento oficial da candidatura de Marina Silva e os primeiros programas eleitorais na TV.

E certamente balizará o debate entre os presidenciáveis, marcado para terça-feira, na Band.

Nesta semana, alguns institutos têm feito pesquisas por encomendas de bancos, todas elas não registradas e, portanto, sem permissão para serem divulgadas.

Todas as que vazaram para as campanhas de Dilma e de Aécio Neves, no entanto, deixaram as cúpulas de ambas muito, muito preocupadas.

Por Lauro Jardim
20:05 \ Congresso

Semana nula

Sem quorum

Semana às moscas

Se nos últimos quinze dias, uma ou outra excelência ainda se dignava a aparecer em Brasília, hoje deu-se a largada para mais uma temporada de relax e campanha.

Na próxima semana, nem reuniões das CPIs da Petrobras e do Conselho de Ética da Câmara, que atraiam uma meia-dúzia ao Congresso, estão previstas.

Por Lauro Jardim

Dono sob investigação

cessna campos

O Cessna Citation da campanha de Campos

Além do trágico acidente, o avião em que Eduardo Campos voava quando morreu pode ainda ser notícia por outros aspectos. Há uma investigação policial em curso sobre o dono do Cessna Citation.

Além da transferência de propriedade, que não está devidamente regularizada na Anac, há suspeitas sobre a capacidade financeira do proprietário para ter comprado um avião.

Por Lauro Jardim
17:29 \ Congresso

Roubando a cena

Advogado esapalhafatoso

Advogado espalhafatoso

André Vargas nem apareceu na sessão do Conselho de Ética, ontem, quando decidiu-se pela cassação de seu mandato. Não precisou. Seu advogado, Michel Saliba, roubou a cena.

Saliba trabalhou para tentar procrastinar a decisão do colegiado, como sempre, e em dado momento saiu da casinha, ao bater boca com uma servidora da Câmara e bradar:

- Nem o júri me cala.

Por Lauro Jardim

Retomando a agenda

Aécio: pessimista demais

Rumo à Paraíba

Aécio Neves remarcou a visita ao interior da Paraíba, que aconteceria na semana passada e foi desmarcada depois da morte de Eduardo Campos.

Aécio desembarca hoje à noite e participará de dois comícios, nas cidades de Patos e Pombal, ao lado de Cássio Cunha Lima.

Por Lauro Jardim
16:28 \ Congresso

Prazo para renunciar

Confessando receber propina

Vai ou racha?

E Rodrigo Bethlem? Até agora, nada. O PSOL o denunciou no dia 5 deste mês, mas a Mesa Diretora ainda não encaminhou a representação ao Conselho de Ética, que irá julgá-lo.

Henrique Eduardo Alves está na expectativa de que o correligionário renunciasse ao mandato. Bethlem tem até segunda-feira para entregar o broche de deputado Caso contrário, Henrique Alves dará andamento ao processo.

Se quando a denúncia do PSOL foi feita, o tempo já era exíguo, agora é praticamente impossível o Conselho de Ética concluir o julgamento político antes do fim do mandado de Bethlem.

Por Lauro Jardim
15:26 \ Economia

Everaldo e mais surpresas

Everaldo: pastor atrás de um jingle

Everaldo: propostas surpreendentes

Depois de surpreender ao dizer que privatizaria a Petrobras no Jornal Nacional, pastor Everaldo pretende anunciar uma nova medida de impacto para sacudir a campanha. O que será que vem por aí?

A propósito, o anúncio de privatização da estatal foi decidido há pouco tempo. Recentemente, Everaldo – que adotou um discurso liberal para a campanha – foi perguntado sobre o tema por um interlocutor e disse que não pensava em tirar o Estado da Petrobras.

Por Lauro Jardim
14:23 \ Governo

Desmerecendo as denúncias

Sucesso de vendas

Perfil alterado

Um computador ligado à rede do governo foi usado, novamente, para fustigar um inimigo petista. Desta vez, as alterações foram feitas no perfil da Wikipédia de Romeu Tuma Jr.

O IP – número que identifica um computador – está registrado em nome do Serpro, responsável pela tecnologia da informação da administração federal. A ideia era enfraquecer as denúncias do livro de Tuma Jr. - Assassinato de Reputações.

No dia 7 de abril, às 12h54min, o internauta ligado à rede do Serpro incluiu no perfil de Tuma Jr. a frase: “Mas, apesar da acusação ter recebido repercussão da imprensa oposicionista, o assunto foi esquecido em poucos dias”.

O trecho, porém, acabou retirado do perfil, por possuir “juízo de valor desnecessário para o artigo”, como informa a própria Wikipédia.

Por Lauro Jardim

Pelo menos um alô

Abraço em Aécio

Abraço em Aécio

Henrique Eduardo Alves não passará o recibo de participar de ato de campanha com Aécio Neves hoje no Rio Grande do Norte. Mas como o PSDB o apoia, não pode ignorá-lo.

Henrique Alves também não recepcionará o tucano, mas dará um jeito de encontrá-lo no aeroporto, mais tarde, antes de Aécio embarcar.

Por Lauro Jardim
12:53 \ Economia

Pouco em comum

samuel pesoa

Pessôa: debate sobre obra de Piketty

O debate sobre a obra  de Thomas Piketty, O Capital No Século 21, que será realizado amanhã, na FGV/SP, tem tudo para se tornar uma discussão eleitoral sobre distribuição de renda no Brasil.

De um lado, representando Dilma Rousseff, estará o ministro Marcelo Neri; e de outro, o assessor de Aécio Neves, o economista Samuel Pessôa.

À exceção do interesse por Piketty, os dois somente têm em comum a vida acadêmica na FGV.

Por Lauro Jardim
12:26 \ Economia

Menos aço

Steinbruch: uma fera com o Brasil

Steinbruch: uma fera com o Brasil

Não é à toa que o barão do aço Benjamin Steinbruch anda estrilando, com medo da recessão – logo ele, um aliado de todas as horas do governo.

Quem se der o trabalho de comparar o desempenho do Brasil e dos outros países do Brics na produção de aço entre janeiro e o mês passado, vai se deparar com o seguinte quadro:

#China: produção aumentou 5,1%*

#Rússia: aumentou 2,5%;

# Índia: aumentou 1,4%;

# Brasil: caiu 1,1%.

*comparação com o mesmo período do ano passado

Por Lauro Jardim
11:21 \ Internet

‘Face’ pelo celular

Facebook: em crescimento

Facebook: em crescimento

O número de brasileiros que usam o Facebook todos os dias pelo celular mais do que dobrou desde 2013.

Hoje, um em cada três usuários do Facebook o utilizam nos aparelhos móveis todos os dias no Brasil. Isso equivale a 41 milhões de brasileiros. No ano passado, eram 20 milhões.

Mensalmente, são 89 milhões de pessoas acessando o Face no Brasil – ou oito em cada dez internautas do país, segundo a consultoria E-Marketer.

Por Lauro Jardim

Baixa em Harvard

fhc

FHC: melhor ficar por perto

FHC desistiu de ir à festa dos 75 anos de Jorge Paulo Lemann, que será comemorada na semana que vem, na Universidade Harvard (leia mais aqui ). Avalia que a corrida eleitoral ganhou um novo colorido e a hora é de ficar no Brasil, para acompanhar a campanha de Aécio Neves de muito perto.

Por Lauro Jardim
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados