Blogs e Colunistas
Até a volta
Estou saindo de férias a partir de hoje, dia 7. Volto em 28 de abril. Até lá o Radar estará em excelentes mãos, sob a responsabilidade de Thiago Prado.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

13:33 \ Religião

Valdemiro faz mudanças na Mundial

Valdemiro: sempre mudando os bispos de posição

Valdemiro: sempre mudando os bispos de posição

Valdemiro Santiago continua fazendo mudanças na administração da sua Igreja Mundial – notavelmente conhecida pela bagunça na administração das suas finanças e  a alta rotatividade dos homens de confiança do Apóstolo.

O Bispo Aécio Alves, que era o 01 da igreja no Rio de Janeiro, acaba de ser deslocado para São Paulo. O bispo Eduardo Thompson, o comandante da Mundial em Minas Gerais, assume a sua função no Rio. Jorge Pereira, que estava em São Paulo, vai para Minas.

São essas as três lideranças que articularão quem Valdemiro apoiará para governador no Sudeste.

Por Lauro Jardim
12:23 \ Economia

Reservatórios em queda no Sul e Sudeste do Brasil

reservatorio

Níveis baixos

O mês de abril, tradicionalmente chuvoso, está quase no fim, mas os níveis dos reservatórios estão cada vez mais baixos. Justamente no período do ano que deveriam estar transbordando.

De acordo com Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis dos reservatórios entre 1º de janeiro e 21 de abril caíram 12,7% no Sul do país e 5,53% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Só no Norte e Nordeste houve uma melhora nos índices – subiram, respectivamente, 41,65% e 9,61%.

Por Lauro Jardim
11:02 \ Congresso

Perguntou, ouviu

Ameaça de renúncia

Alvo do Conselho de Ética

André Vargas quis ouvir da boca de Henrique Eduardo Alves o que seria do seu futuro político na Câmara. Mais especificamente, a dúvida era: caso renunciasse, se livraria do processo aberto no Conselho de Ética para investigar suas escusas relações com o doleiro Alberto Youssef?

Vargas ligou para Henrique Alves na quinta-feira. Ouviu o que Henrique Alves repetiu ontem à imprensa. Ou seja, agora já era. Com ou sem renúncia, o colegiado vai apurar as negociatas do petista e seu amigo Youssef.

Por Lauro Jardim
10:08 \ Esportes

NBA versus futebol

nene hilário

Nenê: brasileiro mais bem pago na NBA

Os salários dos jogadores de futebol no Brasil são fora da realidade de qualquer trabalhador do país, certo? Certo, mas que os craques do futebol com salário milionário por aqui não vejam os vencimentos das estrelas brasileiras da NBA.

O pivô do Washington Wizards Nenê Hilário, brasileiro mais bem pago da NBA, fatura anualmente o equivalente a 29,1 milhões de reais. O valor é quase três vezes o salário de Ronaldinho Gaúcho, maior salário entre os jogadores de futebol no Brasil: 10,8 milhões de reais por ano.

Não somente Nenê fatura mais que o craque do Atlético-MG. Thiago Splitter, do San Antonio Spurs, ganha 22,4 milhões de reais anuais, e Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, recebe 20,1 milhões de reais por ano. Os vencimentos dos dois também fariam inveja a Alexandre Pato, que ganha 9,6 milhões de reais por ano, e Fred, que fica 9 milhões de reais mais rico a cada ano.

Por Lauro Jardim
8:31 \ Congresso

Conhecido do MP

Salário gordo

Senado decidirá sobre indicados á diretoria

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado votará daqui a pouco, às 9 horas, a indicação de José Carlos Moutinho para assumir uma cadeira na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O nome de Moutinho integra uma lista de funcionários acusados pelo Ministério Público Federal de usar passagens e diárias pagas pela Anvisa para interesses particulares, em 2002 (Leia mais aqui).

Vital do Rêgo, relator da indicação na CAS, se posicionou favorável à indicação.

O colegiado apreciará ainda a recondução do já diretor da Anvisa Jaime Cesar Oliveira, além de uma outra indicação: a de Simone Sanches Freira à diretoria da Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS).

Por Lauro Jardim
7:49 \ Televisão

Datena como alternativa

Datena: novos rumos?

Datena: novos rumos?

A Band começou a debater ontem quem vai substituir Luciano do Valle como narrador principal da emissora durante a Copa. Muitas hipóteses foram colocadas na mesa – inclusive a de colocar José Luiz Datena como o principal locutor durante o Mundial.

Datena tem deixado claro em entrevistas recentes que não deseja mais fazer programas policiais. O início da carreira do apresentador foi justamente no esporte, onde atuou como repórter e depois locutor de várias modalidades esportivas.

Por Lauro Jardim
6:02 \ Congresso

Data marcada

Alves: temor de quem conhece bem os colegas

Eleição agendada

A data para André Vargas virar passado já foi escolhida – pelo menos na Câmara. Henrique Eduardo Alves vai marcar para quarta-feira da semana que vem a eleição do novo vice-presidente da Casa, cargo ocupado por Vargas até outro dia.

Pelos critérios de proporcionalidade, cabe ao PT indicar o nome para assumir o posto. E dentro do partido há uma guerra pela cadeira. Luís Sérgio e Paulo Teixeira são alguns dos cotados.

Se a bancada não chegar a um acordo, pode-se apresentar mais de um candidato. O plenário decidirá no voto e, seja quem for o escolhido, se abrirá mais um capítulo da derrocada do deputado amigo do doleiro Alberto Youssef.

Por Lauro Jardim

terça-feira, 22 de abril de 2014

19:53 \ Economia

Balança problemática

balança

2014 ainda no vermelho

Em abril, a balança comercial brasileira está melhor do que no primeiro trimestre, mas não o suficiente para virar o jogo. Até agora, a balança está superavitária em 97 milhões de dólares. No ano, no entanto, o vermelho é de 5,9 bilhões de reais.

Por Lauro Jardim
19:01 \ Congresso

Suadouro nos gabinetes

O Congresso do pré-feriado pode ter emoções

Ar-condicionado pifado

A temperatura em gabinetes do anexo 1 do Senado (a clássica torre entre os dois plenários do Congresso) anda altíssima. Não apenas pela iminência de uma CPI e os imbróglios eleitorais. O ar-condicionado de boa parte das salas de trabalho das excelências está sem ar-condicionado desde hoje de manhã.

Por Lauro Jardim
17:32 \ Esportes

“João do Voo”

João do Pulo: lenda do esporte brasileiro

João do Pulo: lenda do esporte brasileiro

João Carlos de Oliveira, o lendário João do Pulo, vai ganhar um documentário em sua homenagem. A Ancine acaba de aprovar um projeto de captação de recursos para João do Voo, um documentário para a TV paga sobre o ex-recordista mundial do salto triplo. Produzido pela SM Produções e com orçamento de 301 000 reais, o filme tratará da polêmica medalha de bronze nas Olimpíadas de Moscou e trágica morte por cirrose hepática.

Por Lauro Jardim

O iluminado

Novo visual

Novo visual

Randolfe Rodrigues recebeu uma orientação objetiva dos marqueteiros de sua campanha à Presidência da República: troque o modelo dos óculos e faça alguma coisa no cabelo que dê um ar mais velho.

Randolfe não teve dúvidas: fez luzes no cabelo e, como sugerido, optou por outro par de óculos. Os frisos loiros no cabelo, lógico, viraram comentário no Senado.

As brincadeiras têm entrado por um ouvido e saído pelo outro, pelo menos é o que diz Randolfe. O importante é melhorar a imagem e sair dos 2% nas pesquisas de intenção de voto.

O próprio Randolfe reproduz o que ouviu dos seus marqueteiros:

- Eu já tenho cara de jovem, e me disseram que estava muito parecido com o Harry Potter. Tinha que mudar alguma coisa.

Por Lauro Jardim
14:27 \ Futebol

Caos financeiro

Vasco: dívidas e mais dívidas

Vasco: dívidas e mais dívidas

É dramática a situação financeira do Vasco – além de salários atrasados rotineiramente noticiados, há prestadores de serviços para o clube que não recebem há mais de dez meses. Com uma eleição pela frente em que Roberto Dinamite já anunciou que não será candidato, dificilmente quem tem a receber vai ver a cor do dinheiro.

Ontem, mais uma notícia preocupante para as finanças do Vasco: Carlos Alberto entrou na Justiça do Trabalho contra o clube para cobrar 9 milhões de reais que diz ter a receber. A advogada de Carlos Alberto é Luciana Lopes, filha de Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Rubens Lopes é hoje persona non grata em São Januário. A teoria da conspiração no Vasco é que Lopes trabalha nos bastidores contra Dinamite para favorecer Eurico Miranda.

Por Lauro Jardim
13:01 \ Brasil

Mapeando os implantes

Problemas recentes

Problemas recentes

A Anvisa quer manter uma lupa permanente nas cirurgias de implante no país. O primeiro passo será dado em Curitiba.

Um banco de dados reunirá as informações do paciente, dos procedimentos médicos realizados e, mais importante, da prótese utilizada em cada operação.

Caso seja identificado qualquer problema numa determinada leva de próteses, será possível encontrar todos os pacientes que usam o produto defeituoso.

Por ora, a iniciativa é restrita. O banco de dados conterá informações das operações para implante de joelho e quadril, exclusivamente nos hospitais de Curitiba. A ideia é estender o programa a outros estados e demais procedimentos de implantes.

A nova regra baseia-se no que já é feito em intervenções para colocação de próteses mamárias. Para quem não lembra, em 2012, depois de um boom de problemas com silicones adulterados, a Anvisa chegou a proibir a importação, venda e distribuição de algumas marcas de próteses mamárias.

Por Lauro Jardim
12:08 \ Televisão

Chama o Feliciano

Rafinha: em busca de audiência

Rafinha: em busca de audiência

Rafinha Bastos vai investir mais uma vez em entrevistas com políticos polêmicos. Depois de receber Jair Bolsonaro no seu Agora É Tarde, hoje vai gravar o programa com Marco Feliciano.  Rafinha vem tentando encostar na audiência de Danilo Gentili, mas por enquanto só tem perdido no Ibope para o ex-companheiro de CQC.

Por Lauro Jardim

O DEM e Aécio

Maia: cutucada no PSDB

Maia: cutucada no PSDB

Primeiro foi Moreira Franco a criticar abertamente o Aezão – “vivemos a história do PMDB e o PMDB não trai”, disse ao jornal Estado de S. Paulo no fim de semana.

Agora é a vez do genro Rodrigo Maia, que esperava de Aécio Neves o apoio à candidatura de seu pai, Cesar Maia, para o governo do Rio de Janeiro. Aécio tem se reunido com o presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, em busca de um forte palanque no estado e ignorado o DEM. Diz Maia:

- Ainda bem que o Aécio sabe que o sinônimo de Aezao é âncora. Ele vai ficar junto com o (Sérgio) Cabral no fundo do mar escondido dos eleitores.

Por Lauro Jardim
9:08 \ Cultura

Preferência pelo nacional

Cinema nacional: prestígio no Rio de Janeiro

Cinema nacional: prestígio no Rio de Janeiro

Uma pesquisa inédita feita pela Rentrak revela que o carioca é o campeão nacional de audiência de filmes nacionais. Em 2013, o share de público do cinema brasileiro nos cinemas do Rio de Janeiro foi de 14,18%.

São Paulo, que é o líder absoluto em espectadores de filmes estrangeiros, ficou em segundo lugar no levantamento com 11,42% de participação, seguido de Salvador (4,25%) e Belo Horizonte (3,67%).

Por Lauro Jardim
7:48 \ Televisão

Sem agenda

Bial: compromissos atrapalham novo programa

Bial: compromissos atrapalham novo programa

Pedro Bial teve que rejeitar um pedido para apresentar um programa durante a Copa no Mundo no Sportv. A ideia era coloca-lo comandando a atração que terá vários jogadores internacionais comentando os jogos do Mundial (Leia mais aqui). Bial estava animado para participar da cobertura, mas como está envolvido nas gravações da terceira temporada do Na Moral, não aceitou o convite.

O Sportv também negocia com Nelson Motta para participar do programa que terá o nome de É Campeão.

Por Lauro Jardim
6:08 \ Brasil

Água em pauta

Paraíba do Sul: água também será tema de campanha

Paraíba do Sul: água também será tema de campanha no Rio de Janeiro

Não será Alexandre Padilha o único petista que baterá forte na crise de abastecimento de água nas eleições deste ano. Assim como em São Paulo, Lindbergh Farias levará o tema da falta d’água para os programas de TV na tentativa de desgastar a dupla Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

Em alguns eventos, Lindbergh tem repetido que o Rio vive a sua maior crise no abastecimento dos últimos trinta anos. O petista aproveita inclusive para reclamar que a mídia não tem dado o devido espaço para o problema – que já atingiu este ano a Zona Oeste do Rio, além da Baixada Fluminense e São Gonçalo.

Por Lauro Jardim

segunda-feira, 21 de abril de 2014

18:23 \ Televisão

Em queda

Último programa no velho cenário teve audiência baixa

Último programa no velho cenário teve audiência abaixo das expectativas

O Fantástico se despediu ontem do seu cenário com mais uma audiência daquelas para esquecer. O programa apresentado por Tadeu Schmidt e Renata Vasconcelos alcançou 13,7 pontos segundo a média do Ibope para a Grande São Paulo. A Record chegou muito perto da concorrente com 10,4 pontos, seguido do programa do Silvio Santos (10) e o Pânico na Band (4,3).

Outra atração global que teve um ibope ruim ontem foi o Esquenta. O programa de Regina Casé alcançou 7,7 pontos de média no Ibope, a pior marca desde a estreia; a Record ficou logo atrás com 7,2 pontos.

Por Lauro Jardim
17:36 \ Cultura

Número um

Número um em bilheteria

Número um em bilheteria

O novo filme da franquia Capitão América segue como o mais visto dos cinemas brasileiros pelo segundo fim de semana consecutivo. De quinta-feira até ontem, foi visto por 868 900 espectadores. Em apenas duas semanas, o filme foi assistido por mais de 2,4 milhões de pessoas pelo Brasil.

Noé ficou em segundo lugar no feriado da Páscoa com 574 890 espectadores, seguido de Rio 2 (352 051). A propósito, Rio 2 alcançou a marca de 4,1 milhões de espectadores depois de quatro semanas em cartaz.

Por Lauro Jardim
17:34 \ Cultura

Estreias modestas

Comédia estreou na Páscoa

Comédia estreou na Páscoa

Copa de Elite, que faz sátira de outros filmes brasileiros, teve uma estreia modesta para os padrões recentes de públicos de comédias brasileiras. O filme estrelado por Marcos Veras e Júlia Rabello estreou no feriadão com público de 163 500 espectadores.

Julio Sumiu, com Lília Cabral, foi outra aposta brasileira com estreia modesta na Páscoa. De quinta-feira até ontem, atraiu 66 900 pessoas aos cinemas.

Por Lauro Jardim
11:23 \ Congresso

Lugar certo, hora errada

Gim: intocável

Gim: retiro

Depois do fracasso no plano de ser indicado a uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU) (Leia mais aqui e aqui), Gim Argello foi à procura de sossego em Trindade, município goiano conhecido pelo turismo religioso.

A turma do Congresso não perdoou. No plenário do Senado, seus aliados dizem que Gim errou. Um deles explica:

- Deveria ter ido antes do processo de indicação para o TCU, não depois, quando a vaca já foi para o brejo.

Por Lauro Jardim
9:05 \ Congresso

Abre a porta

Nada de reuniões

Nada de reuniões

Dilma Rousseff esqueceu aquela conversa de fazer reuniões periódicas com a turma do Congresso, como ocorreu durante um curto período do ano passado.

Na ocasião, tentando afagar as excelências do Congresso, Dilma chegou a determinar que, em caso de viagem dela, Michel Temer os receberia.

Os cabeças da base aliada – assim como nove entre dez parlamentares – sentem falta de acesso ao gabinete de quem manda. Os líderes, principalmente do Senado, têm tentado encontrar a melhor maneira de convencer Dilma a retomar as reuniões de tempos em tempos.

No fundo, porém, ninguém acredita na possibilidade de Dilma voltar a abrir o Palácio do Planalto periodicamente.

Por Lauro Jardim
7:01 \ Congresso

Levanta o braço

Amigo de André Vargas

Vargas, José Guimarães, Vicentinho e Benedita

Vicentinho anda repetindo por aí que seu correligionário André Vargas deve largar o mandato e desaparecer da Câmara. Agora é mole. No dia em que tomou posse como líder do PT, Vicentinho posava todo contente com Vargas. Não só isso.

Ao se sentar à mesa onde estavam o colega, Benedita da Silva e José Guimarães, todo risonho, Vicentinho fez questão de esticar o braço com o punho cerrado, repetindo o gesto de José Dirceu e José Genoino, antes de serem presos, e pelo próprio Vargas, estupidamente, no clássico episódio com Joaquim Barbosa, na Câmara.

Por Lauro Jardim

domingo, 20 de abril de 2014

8:06 \ Futebol

Gringos vips

camarote maracana

Venda mais equilibrada

Enquanto os brasileiros compraram 65% dos ingressos comuns para a Copa, a venda de camarotes corporativos nos estádios obedece a uma relação um pouco mais equilibrada com quem vem do exterior.

Empresas brasileiras compraram 55% dos espaços VIPs das novas arenas. Cerca de 87% dos camarotes já foram vendidos.

Por Lauro Jardim
7:01 \ Futebol

No vermelho

castelão

Imagina depois da Copa

Não está fácil ganhar dinheiro com as novas arenas no futebol brasileiro — que o diga o consórcio que administra o Castelão, em Fortaleza. No ano passado, com as baixas médias de público do futebol cearense, o estádio fechou com prejuízo 15 milhões de reais.

O balanço do Maracanã recém-divulgado foi ainda maior — déficit de 46,3 milhões de reais.

Por Lauro Jardim
6:14 \ Televisão

Contrato renovado

Integrantes receberam aumento para mudar de emissora

Pânico: sem Sabrina e de contrato renovado

A turma do Pânico está acertando os últimos detalhes da renovação com a Band. O novo contrato terá duração de três anos.

Por Lauro Jardim

sábado, 19 de abril de 2014

8:32 \ Congresso

Bota na conta

Líder do fogo-amigo

Conta salgada paga com verba da Câmara

Que André Vargas e o doleiro Alberto Youssef viviam ao celular combinando falcatruas, não é segredo para ninguém. Mas de onde sai o dinheiro para quitar a conta de telefone do petista?

É paga com a verba indenizatória da Câmara.

A fatura de celular de Vargas em março, período em que o lobby no Ministério da Saúde estava a todo vapor, bateu 2 800 reais. Em setembro de 2013, quando a dupla falava em “independência financeira”, a brincadeira chegou a 3 300 reais.

Por Lauro Jardim
7:13 \ Diversos

Vendas a mil

romeu tuma

Livro polêmico

As vendas de Assassinato de Reputações — livro de Romeu Tuma Jr sobre os bastidores da política de segurança do governo federal — já renderam 700 000 reais para o bolso do ex-secretário Nacional de Justiça.

(Atualização às 13h37: Romeu Tuma Jr entrou em contato para dizer que o valor tem que ter o desconto de 27,5% do imposto) 

Por Lauro Jardim
6:12 \ Economia

Em lados opostos

Graça: a coisa está feia

Damas do óleo divergem

Uma briga bilionária que opõe a Petrobras à Agência Nacional do Petróleo será arbitrada agora pela Corte Internacional. Desde 2010 a estatal tenta junto à ANP – sem sucesso — a separação em duas partes do campo de Lula, na Bacia de Santos.

O pedido é visto pela agência comandada por Magda Chambriard como uma estratégia para pagar menos tributos. No caso de vitória da tese que ajuda o caixa da Petrobras, a diferença de repasses de participações especiais chega a 50 bilhões de reais.

Não é a primeira vez que a ANP pega no pé da estatal dirigida por Graça Foster. No ano passado, a ANP aplicou multa de 173 milhões de reais à Petrobras por usar um procedimento contábil incorreto.

Por Lauro Jardim
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados