Blogs e Colunistas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

0:11 \ Televisão

Debate entre presidenciáveis dá traço no Ibope

Ibope baixo

Ibope baixo

 

O debate entre os presidenciáveis que acabou há pouco será bastante comentado na internet, no Twitter, no Facebook e nos jornais, mas…a audiência deu traço.

Aos números: de acordo com dados prévios do Ibope para a Grande São Paulo, a RedeVida registrou 0,2 ponto.

Os candidatos se esforçaram, mas mesmo faltando vinte dias para a eleição não foram capazes de mudar o traço de audiência costumeiro da rede católica de televisão.

Por Lauro Jardim

terça-feira, 16 de setembro de 2014

18:31 \ Congresso

Se PRC ficar calado

Compartilhando a decisão

Compartilhando a decisão

A boca fechada não é garantia de que Paulo Roberto Costa escapará da pancadaria na CPI mista da Petrobras amanhã.

Caso decida ficar calado, Vital do Rêgo pode suspender o depoimento e liberar PRC ou abrir para as perguntas dos parlamentares. Neste caso, o ex-diretor sangrará mudo, diante do bombardeio.

Quem acompanhou a CPI de Carlinhos Cachoeira, dois anos atrás, lembra da sessão em que suas excelências passaram mais de uma hora descendo a borduna no bicheiro, que permaneceu sem dar um pio – em algumas ocasiões, apenas ria.

Se o episódio se repetir, embora haja espaço para todo mundo usar a reunião do colegiado de palanque, não resta dúvidas de que o ônus para o aliados de Dilma Rousseff é maior.

Vital do Rêgo, ressalte-se, é um presidente até aqui de mágoas com o governo, mas não abraçará a bucha sozinho, como ele mesmo adianta:

- Amanhã de manhã, vou fazer uma reunião com os líderes. Juntos, vamos deliberar se, caso o depoente permaneça em silêncio, o mais prudente é permitir as perguntas ou liberá-lo.

Por Lauro Jardim
18:03 \ Governo

Berzoini, Vital e PRC

Esperando próximos capítulos

Conversa com Vital

Ricardo Berzoini sabe da bomba que pode estar por vir amanhã no depoimento de Paulo Roberto Costa à CPI mista da Petrobras. Berzoini conversou por meia-hora, hoje de manhã, com Vital do Rêgo no Palácio do Planalto.

Por Lauro Jardim

Melhor cancelar

Marina: reta final pela Rede

Marina: problemas no DF

A guerra começou a ganhar ares perigosos na disputa ao Palácio do Planalto. Marina Silva estava em Brasília, no domingo, indo de carro a um evento de campanha em Ceilândia, cidade-satélite do Distrito Federal.

No meio do caminho, Marina recebeu um telefonema: os agentes da Polícia Federal responsáveis pela sua segurança orientaram que ela cancelasse a agenda. Segundo os policiais, vários militantes do PT a aguardavam, indóceis.

Marina chegou a pensar em desistir, mas voltou atrás e compareceu ao comício, que transcorreu sem incidentes.

Por Lauro Jardim
16:41 \ Brasil

Presidenciáveis e os animais

Documento entregue

Documento entregue

Ricardo Izar, deputado federal candidato à reeleição pelo PSD paulista, anda feito doido em busca de três rubricas – as mais concorridas da República atualmente: de Marina Silva, Aécio Neves e Dilma Rousseff.

Izar quer que os presidenciáveis assinem um documento se comprometendo a implementar políticas públicas de defesa dos animais – a principal bandeira do mandato do deputado, claro.

A lista vai de promessa de alteração do status legal dos animais (“não sejam mais tratados juridicamente como coisa, mas como seres sencientes”); instituir padrões de rotulagem de produtos de origem animal; abertura de hospitais veterinários gratuitos, entre outras.

Marina encontrou com Izar ontem e está com o documento em mãos, Aécio também avisou que está lendo as propostas e deve abraçá-las. Dilma, até agora, foi a única que sequer sinalizou se pretende ou não assinar embaixo.

Por Lauro Jardim
15:46 \ Economia

Vende mas não embolsa

Eike: menos uma

Eike: menos uma

Eike Batista fechou ontem, em Doha, no Qatar, a venda de mais uma de suas companhias – a AUX, dona de minas de ouro na Colômbia. Os emires do pais árabe vão pagar 400 milhões de dólares, mas o dinheiro não vai para o bolso do ex-bilionário.

Será repartido entre o fundo soberano de Abu Dhabi, o Mubadala, e Bradesco e o Itaú, principais credores de Eike.

Eike comprou o controle das minas da Colômbia em 2011, quando seu império ainda estava no auge. Pagou por elas 1,5 bilhão de dólares — dos quais 1,4 bilhão foram emprestados pelos dois bancos nacionais.

Por Lauro Jardim
15:14 \ Diversos

O clube do bilhão

Nizan: reestruturando empresa de eventos

Nizan: investimentos na Globo

Das seis cotas que a Globo vendeu para o futebol em 2015 (leia mais aqui),  quatro foram compradas pelo grupo ABC, de Nizan Guanaes: Itaú, Ambev, Vivo e Johnson&Johnson. Um total de 900 milhões de reais em investimentos.

Por Lauro Jardim
14:23 \ Congresso

Só o silêncio interessa

Costa: o homem-bomba explodiu

Costa: amanhã na CPI

Paulo Roberto Costa tem tudo para ficar em silêncio no depoimento, amanhã, à CPI mista da Petrobras. Qualquer coisa diferente disso será uma bomba para o Palácio do Planalto e a base aliada.

A avaliação é que, mesmo se recusando a repetir informações contidas na delação premiada, caso PRC fale o que quer que seja numa sessão aberta, a imprensa fará um carnaval com as declarações do bombástico ex-diretor.

A possibilidade de uma sessão fechada – sem jornalistas – também assusta. Esse cenário permitirá à oposição vazar o que e como quiser as frases de Costa ouvidas a portas trancadas.

Ou seja, apenas o silêncio de PRC – que deverá se confirmar amanhã – pode não prejudicar ainda mais as candidaturas da base aliada e, lógico, de Dilma Rousseff.

Por Lauro Jardim
13:23 \ Televisão

O retorno de Evandro

Evandro Guimarães: o retorno

Evandro Guimarães: o retorno

O ex-vice presidente de Relações Institucionais da Globo, Evandro Guimarães, nomeado em abril como o novo presidente Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), começa a atuar com mais força a partir de hoje. Logo mais, apresenta aos candidatos a presidente uma carta com propostas para o combate ao contrabando e à pirataria.

O ETCO e o Fórum Nacional Contra Pirataria defendem a simplificação do sistema tributário em todos os níveis e um melhor intercâmbio de informações com os demais países da América Latina.

Depois de uma década de serviços para a Globo, Evandro deixou o cargo de lobista oficial da emissora em 2011. Na ocasião, o discurso era de que se aposentaria.

Por Lauro Jardim

Aproximação com o mercado

Próximo do objetivo

Convencendo o mercado

Se o jantar de ontem de Marina Silva com parte do mercado financeiro, na casa de Florian Batunek, da empresa de investimentos Constellation, em São Paulo, fosse um teste, a candidata teria passado com louvor.

Marina convenceu, ao responder perguntas duras sobre os rumos da economia, e garantiu que vai propiciar a retomada do ambiente de negócios no Brasil. Também ironizou a satanização que o PT tem feito de seu nome e suas propostas.

Compareceram José Berenguer, do JP Morgan; Luiz Stuhlberger, do Credit Suisse; José Roberto Moraes, do Grupo Votorantim; Geyze e Ana Maria Diniz, respectivamente mulher e irmã de Abilio Diniz; Tito Alencastro e Anis Chacur do Banco ABC; Andrea Pinheiro, do BR Partners; Jair Ribeiro, do Indusval; entre outros.

Os convidados contribuíram com um mínimo de 100 000 reais para participar da noite. A despeito do alto preço do convite, Alvaro de Souza ainda fez um discurso final pedindo mais doações financeiras para “a luta de David contra Golias”.

Por Lauro Jardim
11:13 \ Economia

Me dá um dinheiro aí

Comperj: em obras

Comperj: em obras

Na próxima reunião do Fundo de Investimentos do FGTS, na quarta-feira que vem, estão de volta à pauta dois temas que costumam causar barulho por ali.

1) Um pedido da Estre Ambiental para a compra de 10% da empresa. Esta é uma questão que já estremeceu as relações entre Odebrecht e BTG Pactual (leia mais aqui e aqui).

2) Um pedido da Petrobras de aporte de 2,5 bilhões de reais para a conclusão das obras do Comperj. Neste caso, o que vai se discutir é se as análises dos técnicos para o empréstimo devem prosseguir. (leia mais aqui e aqui)

Em relação à Estre, Odebrecht e BTG fumaram o cachimbo da paz. Mas há pelo menos três integrantes do conselho do fundo com dúvidas em relação ao negócio.

Sobre o Comperj, paira o fantasma de um pedido de vista que seria feito por Fábio Cleto, vice-presidente da Caixa e conselheiro de relações intensas com o notório Eduardo Cunha.

Em resumo, tende a ser animada a reunião de quarta-feira que vem. O FI-FGTS é uma espécie de novo pote de ouro de dinheiro público, ambicionado por políticos e empresários.

Por Lauro Jardim
11:12 \ Brasil

Nas asas do Cunha

Sem abandono

Baluarte

A propósito, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, dispensou o seu representante no FI-FGTS, João Alberto Graça. Paranaense, Graça sempre foi ligado a Carlos Lupi, de quem já foi assessor, mas nos últimos tempos aproximou-se de outro baluarte da política, Eduardo Cunha.

Por Lauro Jardim
10:57 \ Esportes

Esperanças olímpicas

Caro de se hospedar

Expectativa

Os Jogos Rio 2016 devem ir além dos benefícios esportivos e de infraestrutura. Cariocas e paulistanos esperam que o megaevento contribua para disseminar na sociedade brasileira valores como respeito e igualdade.

É o que revela pesquisa realizada pela agência Textual em parceria com a Enfoque, que ouviu 700 cariocas e paulistanos, entre 15 e 59 anos, das classes A, B e C.

Os entrevistados vão além. Entre as causas, os Jogos Olímpicos devem ajudar a promover, aparecem, no topo da lista: inclusão social (13%), educação (12%) e o combate ao racismo (12%).

Por Lauro Jardim
9:28 \ Televisão

Audiência dos smarthphones

smartphone

Smartphones contarão na audiência

O Ibope já avisou às TVs que no início de 2015 começa a medir a audiência também dos smartphones.

Por Lauro Jardim

Reguffe desobedeceu Lupi

Reguffe: batendo de frente no PDT

Reguffe: no palanque de Marina

Em junho, Carlos Lupi afirmou que José Antônio Reguffe só seria candidato ao Senado em Brasília se tivesse apenas Dilma Rousseff em seu palanque (Leia mais aqui).

No sábado, Reguffe descumpriu o acordo e fez campanha em Brasília ao lado de Rodrigo Rollemberg e Marina Silva. Lupi não chiou – até porque o PDT está bem perto de emplacar a eleição de mais um senador.

Por Lauro Jardim

Rosinha nas ruas

Casal Garotinho: em Campos pode dinheiro público com shows

Rosinha: menos rejeitada que Garotinho

Nas últimas três semanas de campanha, Anthony Garotinho vai ampliar a presença da sua mulher nas ruas. Rosinha Garotinho, que sempre apareceu em pesquisas com índices de rejeição menores que os do marido, vai caminhar nas ruas da Baixada Fluminense pedindo voto.

Por Lauro Jardim
6:23 \ Diversos

Segunda temporada

fox

Continuação garantida

A segunda temporada de Se Eu Fosse Você na Fox, baseado no filme estrelado por Tony Ramos e Glória Pires, conseguiu aprovação para captação de recursos na Ancine. A série vai custar 5,9 milhões de reais.

Por Lauro Jardim

Trio ex-Lula

cristovam

Cristovam: apoio a Marina

Será divulgado hoje um grande manifesto de apoio a Marina Silva, assinado por políticos e intelectuais. Três ex-ministros de Lula aparecem na lista  em favor da ex-colega de ministério – Gilberto Gil, José Viegas e Cristovam Buarque. O manifesto, aliás, foi escrito por um dos três.

Por Lauro Jardim

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

19:03 \ Economia

Mudanças no Fleury

vivien rosso

Vivien: passagem breve

O Laboratório Fleury está trocando de presidente a partir de amanhã: Carlos Marinelli assumirá no lugar de  Vivien Rosso, que teve rápida passagem de apenas doze meses no cargo.

Por Lauro Jardim
18:04 \ Televisão

Patrocínio bilionário

Maracanã: festa bilionaria

Maracanã: festa bilionária

A Globo acaba de  fechar as seis cotas de patrocínio do futebol em 2015 na emissora – o que significa além das transmissões das partidas dos estaduais, Copa Brasil, Brasileirão e jogos da seleção, o noticiário dos telejornais  e de programas como o Esporte Espetacular e Globo Esporte.

O contrato é coisa de gente grande. Cada cota custou 225 milhões de reais. No total, portanto, 1,350 bilhão de reais. Ambev, Volkswagen, Vivo, Johnson&Johnson e Itaú renovaram os contratos. A Coca-Cola pulou fora e foi substituída pelo Magazine Luiza.

A crise é grande, a recessão está na ordem do dia mas, não tem jeito, a bola vai continuar a rolar em 2015, de uma maneira ou de outra.

Por Lauro Jardim

Priorizando Minas

andrea

Andrea: correndo atrás do prejuízo em Minas

Andrea Neves deixou há dez dias São Paulo, onde comandava a campanha do irmão Aécio, e seguiu para Belo Horizonte, para tentar virar a eleição mineira, onde Pimenta da Veiga periga perder.

Ainda não voltou a São Paulo. Ainda dá instruções na campanha nacional,  claro, mas agora por telefone. A prioridade é recuperar Minas, onde Pimenta perde e Aécio é o terceiro colocado.

Por Lauro Jardim

Jantar para Marina

Marina: sob os holofotes

Marina: sob os holofotes

Marina Silva participa hoje em São Paulo de um jantar com pesos pesados do setor financeiro. Estarão presentes José Olympio Pereira e Luis Stuhlberger, do Credit Suisse, Eduardo Vassimon, do Itaú-BBA e Jair Ribeiro, do Indusval & Partners.

O jantar foi organizado para cinquenta empresários e banqueiros que doaram entre 100 000 e 200 000 reais para a campanha de Marina.

Por Lauro Jardim
15:57 \ Diversos

Ainda líder

hércules

Hércules: enchendo as salas

Apesar do público 37% menor que na estreia, Hércules se manteve como filme mais assistido do Brasil no final de semana. Entre quinta-feira e ontem, a história do herói da mitologia grega teve 369 500 espectadores, média de 675 por cinema. Em duas semanas, o filme protagonizado por Dwayne Johnson já foi visto por 1,4 milhão de pessoas.

O maior público, no entanto, não garantiu a Hércules a melhor média de público do final de semana. O dono da marca é o estreante Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário, que teve 247 110 espectadores, média de 758 em cada um dos 326 cinemas em que entrou em cartaz.

Por Lauro Jardim
15:55 \ Diversos

Público pequeno

rio eu te amo

Sem empolgar

Se integrantes da prefeitura do Rio de Janeiro que investiram em Rio eu te Amo já tinham se decepcionado com o resultado da produção na pré-estreia (leia mais aqui), a estreia não foi das mais animadoras.

Apenas 41 950 espectadores foram atraídos pelas histórias dirigidas por José Padilha, Fernando Meirelles e John Turturro, entre outros, e protagonizadas por um elenco estrelado com Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Rodrigo Santoro e Vincent Cassel.

A média em cada cinema em que Rio eu te Amo entrou em cartaz foi de minguadas 184 pessoas.

Por Lauro Jardim

Rancor contra Lupi

Deputado estadual trabalha contra Lupi

Deputado estadual trabalha contra Lupi

Vice de Luiz Fernando Pezão até os 45 minutos do segundo tempo, o deputado estadual Felipe Peixoto segue irritado com Carlos Lupi. Faltando um dia para o fim do registro da chapa, Lupi retirou o PDT da coligação de Pezão por causa da candidatura de Cesar Maia ao Senado com apoio do PMDB.

Peixoto, presidente do PDT de Niterói, tem feito eventos pedindo votos para deputados que não são do PDT e para Pezão. Para Lupi, jamais.

Por Lauro Jardim

Sabendo agora

Piso dos agentes de saúde emperrado

Surpresa entre peemedebistas

A cúpula do PMDB mantém a convicção de que está escanteada do processo decisório de Dilma Rousseff na corrida à reeleição (Leia mais aqui).

Eliseu Padilha, homem de confiança de Michel Temer no comitê da campanha, esperava ter acesso ao produto final do programa de governo da chapa. Eis a surpresa.

Padilha soube pela imprensa, na sexta-feira, que Dilma não estaria disposta a fazer uma divulgação do documento e que o conteúdo das diretrizes do segundo mandato seria inserido no programa de TV paulatinamente.

Por Lauro Jardim
12:28 \ Economia

Robson e Guido

mantega

Mantega e Andrade: conversa em São Paulo

Guido Mantega está reunido neste momento em São Paulo com o presidente da CNI, Robson Andrade. Não se sabe se um dos motivos do encontro é para agradecer a pesquisa do Ibope encomendada pela CNI e divulgada na sexta-feira. Uma pesquisa que providencialmente dormiu nas gavetas da CNI por vários dias (leia mais aqui ).

A propósito, amanhã o Ibope divulga pesquisa, desta vez contratada pela Globo e O Estado de S. Paulo. O Datafolha também fará um novo levantamento. O instituto de pesquisa vai a campo a partir de quarta-feira para entrevistar 5 362 eleitores e divulgará os resultados no Jornal Nacional da quinta-feira. Datafolha e Globo gastaram 266 200 reais na pesquisa.

Por Lauro Jardim

Projeção para o futuro

Pezão: vistoriando obras

Pezão: vitória no primeiro turno?

Faltando três semanas para a eleição, peemedebistas começam a achar possível uma vitória de Luiz Fernando Pezão no primeiro turno.

Ainda que seja difícil, apostam no voto útil contra Anthony Garotinho já migrando para a sua campanha desde agora.

Em um segundo turno contra Garotinho, Pezão tem certeza que o PT o apoiaria. Já Lindberg Farias, o PMDB não faz ideia do que fará.

Por Lauro Jardim
10:18 \ Brasil

Um Brasil seco

Termelétricas em ação

Termelétricas em ação

De acordo com dados do próprio governo, a situação dos níveis dos reservatórios das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, responsáveis pela geração de 85% de toda energia consumida no País, é grave, muito grave. Aos números:

*a previsão é que no final deste mês, o nível de armazenamento de água do Sudeste/Centro Oeste esteja apenas 3,8% acima do registrado em setembro de 2001, às vésperas do racionamento da era FHC.

*No Nordeste, somente 9% acima de setembro de 2001.

Claro, hoje temos as termelétricas, caras e poluentes, mas que garantem “luz para todos” neste setembro. Só que, atenção, elas estão acionadas em tempo integral. Todo cuidado, portanto, é pouco.

Ah, se não fosse a recessão…

Por Lauro Jardim
9:32 \ Diversos

Itaú e o Césio-137

itau

O “perigo em manusear materiais brilhantes”

Mais uma para a série “reclamações bizarras ao Conar”, desta vez sobre uma propaganda do Itaú durante a Copa do Mundo.

A peça publicitária “Isso muda o jogo” mostra uma estrela cadente que cai em uma cidade brasileira durante a Copa e é encontrada por um garoto, que a leva para casa. No final do comercial, ao ver um jogo do Brasil, ele coloca a estrela, que seria a do hexacampeonato, na camisa da seleção brasileira.

Não é que dois consumidores, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro, viram problema e fizeram denúncias ao Conar? Ambos lembraram o caso de vazamento do elemento Césio-137, em Goiânia, em 1987, para advertir que pode ser perigoso manusear materiais brilhantes, já que eles podem ser radioativos.

O Conar, ainda bem, arquivou o caso.

Por Lauro Jardim
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados