Blogs e Colunistas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

18:31 \ Partidos

De olho no Turismo

henrique alves

Alves: pressionado pelo PMDB da Câmara

A bancada do PMDB na Câmara tem feito pressão sobre Henrique Alves para que ex-deputados do partido que não se reelegeram sejam nomeados em secretarias do Ministério do Turismo.

Júnior Coimbra saiu na frente e recolheu 60 assinaturas de deputados da bancada, para mostrar que tem apoio ir para a Secretaria de Infraestrutura Turística.

Ontem, Leonardo Picciani e Henrique Alves se reuniram e falaram nisso. Henrique inicialmente estava reticente, mas decidiu abrir pelo menos uma secretaria para Coimbra.

Outros sem emprego e por quem o PMDB trabalha são Fátima Pelaes, Professor Sétimo e Gastão Vieira.

Deputados lembram que a promessa de Eduardo Cunha após vencer a presidência era emplacar Henrique na Integração Nacional, um ministério bem mais generoso em cargos do que o Turismo. Cunha dizia em conversas com a bancada que, na Integração, “haveria cargos para todos os companheiros”.

A propósito, Cunha é o autor da PEC que reduz para 20 o número de ministérios.

Por Lauro Jardim
17:33 \ Internet

Terceirização nas redes sociais

Cunha e Renan

Cunha vota a toque de caixa, Renan não tem pressa

A votação da regulamentação da terceirização de atividades-fim nas empresas foi tema de 21 894 postagens nas redes sociais ontem, segundo levantamento inédito da CDN. De acordo com a análise, 127 milhões de pessoas foram alcançadas pela discussão online.

Embora o ponto mais polêmico do PL 4330 tenha sido mantido pelos deputados, a hashtag #canalhastraidores foi uma das mais disseminadas: 1 664 vezes.

O embate público entre Eduardo Cunha e Renan Calheiros, que disse não ter pressa em aprovar o projeto de lei no Senado, foi replicado pelos internautas. De acordo com a Consultoria Bites, que analisou o Twitter, blogs, sites de notícia e fóruns de discussão, Renan foi citado 10 121 vezes e Cunha teve 3 908 menções.

Por Lauro Jardim
16:12 \ Esportes

Ana Moser fora

Ana Moser: nomeação subiu no telhado

Ana Moser: nomeação subiu no telhado

Chegou às mãos de Dilma Rousseff esta semana um e-mail decisivo para o governo desistir de indicar Ana Moser para o comando da Autoridade Pública Olímpica. Na mensagem enviada para membros do Comitê Olímpico Internacional em 2009, repleta de erros de inglês, a ex-atleta desceu a borduna na candidatura do Rio de Janeiro para a Olimpíada.

Escreveu Ana Moser:

- Rio de Janeiro e no Brasil não estão prontos para organizar a Olimpíadas de 2016. A maioria do nosso povo discorda enormemente desta aventura de poucos. Isso porque , como aconteceu em 2007 nos Jogos Pan-Americanos , o governo federal vai pagar por isso, em vez de investir em esportes no geral. Não temos Educação Física nas escolas, não temos programas de esportes para os jovens, e nem mesmo para os atletas mais velhos. Nem mesmo em esportes que o Brasil acumulou algumas medalhas nos últimos Jogos. Essas medalhas são resultado de esforços pessoais e de sorte. Assim, não dê ao Brasil o seu voto. Ajude-nos a construir um novo país, como já está acontecendo. Não permita que aqueles poucos milionários do COB fiquem mais ricos enquanto o nosso povo não ganha nada.

Resta saber qual será a próxima invenção do governo para a APO. Por lá já passaram Márcio Fortes e o general Fernando Azevedo e Silva. Além de Ana Moser, o governo chegou a cogitar para o posto Edinho Silva, hoje o comandante da Secom do governo Dilma.

A campanha de Ana Moser contra a Olimpíada em 2009

A campanha de Ana Moser contra a Olimpíada em 2009

Por Lauro Jardim
15:34 \ Televisão

“Na Moral” aumenta audiência

Na MOral

Na Moral: sete pontos em São Paulo, dez pontos no Rio

Apesar de ter ido ao ar na madrugada de ontem, a estreia do Na Moral conseguiu sete pontos no Ibope em São Paulo. Com Silas Malafaia e Jô Soares entre os convidados, a edição especial pelos 50 anos da Globo do programa apresentado por Pedro Bial aumentou em dois pontos a audiência média da emissora na faixa horária.

No Rio de Janeiro o desempenho de Na Moral foi ainda melhor: dez pontos de audiência, quatro a mais que a média das últimas quintas-feiras.

A reapresentação de Amores Roubados, agora exibida em dois capítulos, terminou ontem e também melhorou a audiência da Globo. Em São Paulo, o segundo capítulo alcançou doze pontos no Ibope, dois a mais que a média no horário; o crescimento foi o mesmo no Rio, onde o folhetim protagonizado por Cauã Reymond e Isis Valverde teve 14 pontos de audiência.

Por Lauro Jardim
14:32 \ Brasil

De segunda a sexta

Eduardo Cunha: ritmo intenso de trabalho

Eduardo Cunha: ritmo intenso de trabalho

Eduardo Cunha determinou que na semana que vem o expediente começa na segunda-feira e termina na quarta-feira. Na quinta, véspera do 1º de maio, não haverá expediente.

Cunha também já sinalizou que o ritmo das votações em maio pode ser ainda mais puxado. Precisando votar o ajuste fiscal do governo, a ideia é trabalhar alguns dias em plenário de segunda a sexta-feira.

Por Lauro Jardim
13:34 \ Judiciário

Ayres Britto defende Fachin

Cadeira disputada

Ayres Britto: Fachin “preenche os pré-requisitos”

Quem anda empolgado com a indicação de Luiz Edson Fachin para o STF é Carlos Ayres Britto. A trajetória dos dois guarda certa semelhança, especialmente nos momentos de proximidade com o PT.

Ayres Britto tentou ser deputado federal pelo PT em 1990 e almejou a uma candidatura ao Senado em 2002 pela legenda, mas, no julgamento do mensalão, soube ser duro quando necessário com o partido.

Além de elogiar o currículo e o caráter de Fachin, avalia em conversas reservadas que o possível futuro ministro saberá separar sua atuação no STF do apoio passado a Dilma Rousseff.

Diz Ayres Britto:

- Pelo que eu conheço do Fachin, e não é pouco, ele preenche os pré-requisitos de investidura do cargo. Quando você entra no exercício do cargo, você só deve respeito à Constituição e às leis do país e corta rente o cordão umbilical de laços políticos. A toga não é instrumento de gratidão para os políticos.

Por Lauro Jardim
12:23 \ Economia

Chineses no Açu

Eike:  caixa vazio

Eike: chineses interessados

Depois de financiar a Petrobras em troca do fornecimento de equipamentos, os chineses buscam no Brasil oportunidades de faturar com as crises. Há algumas semanas, executivos da ZPMC, uma das maiores fabricantes de guindastes da China, estiveram no porto do Açu para visitar as instalações da OSX, o estaleiro de Eike Batista que está em recuperação judicial.

No local, a empresa X e a Mendes Júnior estavam construindo duas plataformas para a Petrobras. Mas o consórcio formado pelas duas, o Integra, vai de mal a pior. A ideia agora é passar o pepino adiante.

Por Lauro Jardim
11:49 \ Brasil

Do outro lado

Carlos Marun

Marun acredita na regeneração dos empreiteiros

Carlos Marun, o deputado que quer convidar os empreiteiros presos pela Lava-Jato, para contribuir com a revisão da Lei de Licitações (leia mais aqui), aposta na regeneração da turma – composta por muitos que, até agora, se dizem inocentes.

Diz Marun:

- Temos a expectativa de que aqueles que fraudaram possam nos ajudar agora a impedir fraudes.

Marun não deixou claro se também acredita em Papai Noel.

Por Lauro Jardim
11:22 \ Congresso

Erundina no Incor

Erundina: internada

Erundina: internada

Luiza Erundina passou mal ontem à noite no aeroporto de São Paulo e está internada no Instituto do Coração de São Paulo. Segundo o hospital, em breve será divulgado um boletim médico sobre a situação de saúde de Erundina.

Por Lauro Jardim
10:42 \ Congresso

Segurança dobrada

Circular ficou mais difícil na Câmara

Ficou mais difícil circular na Câmara

Dobrou o número de policiais da Câmara no plenário, por ordem de Eduardo Cunha. Os seguranças fazem abordagens a todo o tempo para checar se a credencial usada permite a presença no plenário.

A abordagem agora ocorre não só na porta do plenário, mas também dentro, quando os seguranças analisam os crachás para ver se alguém driblou o bloqueio.

Por Lauro Jardim
9:32 \ Brasil

Leo vai falar

Depoimento marcado

Depoimento marcado

Leo Pinheiro, o ex-chefão da OAS, está se preparando para um depoimento nos próximos dias 7 e 8 de maio para Sérgio Moro. São horas e mais horas de preparação nas últimas semanas. Ao contrário de outros empreiteiros, em nenhum momento Leo cogitou fazer delação premiada desde que foi preso no ano passado.

Por Lauro Jardim
8:32 \ Partidos

Um mês e meio

kassab

A estimativa de Kassab

A estimativa de Gilberto Kassab é que, até meados de junho, sejam entregues as assinaturas para o registro do PL.

O plano é que o PL e o PSD atuem em bloco e, daqui a três anos, façam a fusão – o que respeitaria a atual legislação de criação dos partidos.

Por Lauro Jardim
7:34 \ Governo

Novo assessor

Joaquim escolhe novo assessor

Joaquim escolhe novo assessor

O cientista político e jornalista Rodrigo de Almeida é o novo coordenador da comunicação do Ministério da Fazenda. Almeida foi pesquisador no Iuperj e passou pela The New School for Social Research de Nova York.

O antecessor Fernando Thompson deixou o cargo em abril em meio à alteração da tradução de uma fala de Joaquim Levy em uma palestra em São Paulo.

Levy havia dito em inglês, durante o encontro, que a maioria das empresas não gosta de pagar impostos no Brasil. Na versão em português para o site do ministério, o texto falava em pessoas que não gostam de pagar taxas.

Por Lauro Jardim
6:39 \ Televisão

Cobertura de peso

A Champions vem aí

A Champions vem aí

Detentor dos direitos de transmissão da próxima Champions League, o Esporte Interativo fará um investimento inédito para o canal na cobertura do torneio. Vai instalar equipes de reportagens em nove cidades europeias para acompanhar os favoritos ao título. Novas contratações também estão nos planos da emissora.

A Turner, dona do Esporte Interativo, gastou mais de 100 milhões de dólares para tirar a Champions da ESPN no ano passado (Leia mais aqui).

Por Lauro Jardim
6:02 \ Congresso

O fator determinante

PSDB: ataques nas redes

PSDB: ataques nas redes

A pressão de lobistas do Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre a bancada tucana na Câmara dos Deputados fez a diferença. Os deputados do PSDB mudaram de posição no projeto da terceirização e voltaram a defender a extensão também para as atividades fins.

A patrulha nas redes sociais sobre os tucanos que votaram pela terceirização continua forte, a exemplo do que vem ocorrendo com Eduardo Cunha e Paulinho da Força Sindical (leia mais aqui).Disse um internauta na página de Bruno Covas:

- Muito obrigado por ter ajudado a acabar com a CLT, jogando milhões de trabalhadores na precariedade. Seu avô deve estar muito orgulhoso.

Por Lauro Jardim

quinta-feira, 23 de abril de 2015

18:32 \ Congresso

Dilema Delcídio

Delcídio: entre a CAE e a liderança

Delcídio: entre a CAE e a liderança

Uma das pendências para que Delcídio Amaral assuma a liderança do governo no Senado é a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos, ocupada por ele. Delcídio até toparia acumular as duas funções, mas seria pesado.

Abrir mão da CAE significaria entregar uma comissão estratégica para o PMDB. O vice-presidente é Raimundo Lira, do PMDB da Paraíba.

Por Lauro Jardim
17:26 \ Televisão

Maior audiência do dia

SPFc

São Paulo venceu o Corinthians ontem, no Morumbi

A audiência da partida decisiva entre São Paulo e Corinthians ontem é o retrato de como o desempenho dos programas da Globo não anda favorável.

O jogo, segundo o Ibope na Grande São Paulo, marcou 32 pontos – a maior audiência da emissora durante todo o dia. Ou seja, quase nenhum programa da Globo bateu o patamar de 30 pontos na quarta-feira.

Por Lauro Jardim
16:23 \ Governo

Cardozo vai compartilhar

Cardozo: colaboração com a CPI

Cardozo: colaboração com a CPI

José Eduardo Cardozo já disse a senadores da CPI do HSBC que compartilhará a lista de correntistas brasileiros tão logo a receba das autoridades francesas.

Por Lauro Jardim
15:34 \ Judiciário

Concorrência retomada

candido ribeiro

Ribeiro: decisão favorável ao DNIT

A concorrência de 690 milhões de reais aberta pelo DNIT para contratação de “assessoramento em gestão pública”, suspensa desde março por uma liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (leia mais aqui), foi retomada ontem.

Ao derrubar a liminar, o presidente do TRF, Cândido Ribeiro, deu razão às alegações do DNIT de que não se criaram novas despesas na licitação e que o Regime Diferenciado de Contratação usado no certame poupou 234 milhões de reais dos cofres públicos. TCU e CGU respaldaram os argumentos do DNIT.

Por Lauro Jardim
14:29 \ Cultura

Desenho sem autorização

Duas vezes no Céu

O desenho que motivou a ação judicial

Depois de Roberto Carlos em Detalhes, outro livro pode ser retirado de circulação. O absurdo da censura agora envolve a área esportiva. Um fotógrafo que presta serviços ao Fluminense entrou com uma ação na Justiça do Rio de Janeiro para recolher Duas Vezes no Céu das livrarias. O livro, que trata do título brasileiro de 2012, reproduz em forma de desenho, e sem autorização, uma foto de sua autoria na capa. Trata-se do clique do belo gol de voleio de Fred sobre o Flamengo em um dos Fla-Flu.

Nelson Perez, o fotógrafo, também quer receber o dinheiro dos livros já vendidos e a destruição dos exemplares que forem recolhidos. Duas Vezes no Céu é assinado por Paulo Roberto Andel e publicado pela Editora 7Letras.

(Atualização às 16h32: O fotógrafo Nelson Perez entrou em contato para esclarecer que está disposto a negociar com a editora o uso de sua foto na capa de Duas Vezes no Céu. Embora sua defesa peça que “seja determinada a destruição do material apreendido”, ele agora se diz contrário à medida).

Por Lauro Jardim
13:27 \ Brasil

Lá e cá

Crivella: de olho na prefeitura do Rio

Só se o PDT apoiar Russomano

A negociação para levar Marcelo Crivella para o PDT com o consentimento da igreja Universal engloba o apoio do partido à eleição de Celso Russomano para prefeito de São Paulo em 2016.

Por Lauro Jardim
12:29 \ Congresso

Guarda compartilhada

Picciani: relator das desonerações

Picciani quer guarda compartilhada de maiores com necessidades especiais

Leonardo Picciani apresentou um projeto de lei para que, a exemplo da guarda compartilhada, pais e mães também possam dividir a guarda de maiores de idade que tenham algum tipo de necessidade especial.

Atualmente, adultos que precisam ficar sob a guarda de um responsável não podem ter sua guarda compartilhada.

Por Lauro Jardim
11:32 \ Congresso

Exemplo de Barbosa

Dias: relator da indicação de Fachin

Dias: relator da indicação de Fachin

Álvaro Dias, que vai relatar a indicação de Luiz Edson Fachin para o STF, vai reunir uma série de depoimentos de juristas de prestígio para defender seu nome.

Em conversas com senadores, Dias tem usado o exemplo de Joaquim Barbosa para lembrar que a declaração de voto de Fachin em Dilma em 2010 não deve impactar necessariamente sua atuação no STF.

Barbosa foi eleitor de Lula e de Dilma, mas soube votar contra o PT quando julgou necessário.

Por Lauro Jardim
10:31 \ Economia

Procons contra bloqueio

Celular: proibido na reunião

Internet no celular: bloqueio deve ser comunicado

Cerca de 700 Procons de todo o país fazem hoje uma mobilização contra o bloqueio de internet nos celulares após o uso dos limites contratados. Em vez de reduzir as velocidades, as operadoras têm cortado o acesso.

A Secretaria Nacional do Consumidor já notificou Claro, Oi, Vivo e Tim sobre isso, criticando a mudança abrupta na regra, sem que isso tenha sido comunicado da forma adequada.

Por Lauro Jardim
9:33 \ Brasil

Bethlem cobrado

Cobrança no Facebook

Cobrança no Facebook

Rodrigo Bethlem, o ex-deputado que foi gravado pela ex-mulher confessando receber propina, teve uma cobrança inusitada ontem no seu Facebook.

Uma seguidora sua chamada “Jô Bombonzinho” cobrou Bethlem com a seguinte mensagem:

- Boa tarde Sr Rodrigo, nós que trabalhamos para o Sr nas eleições, gostaríamos de saber quando vamos receber nosso dinheiro??? E se vamos, né?

Bethlem não foi candidato no ano passado devido às denúncias de Vanessa Felippe. Mas o seu filho Jorge Felippe Neto não só se candidatou como elegeu-se deputado estadual no Rio de Janeiro. Bethlem respondeu à internauta:

- Todos foram pagos. Não deixei dívida nenhuma. Não sei quem esteve à frente do seu trabalho.

Por Lauro Jardim
8:32 \ Brasil

Impasse sobre impeachment

Reale Júnior: dúvida ao analisar impeachment

Reale Júnior: dúvida ao analisar impeachment

O almoço de tucanos com Miguel Reale Júnior ontem serviu para que o partido tirasse dúvidas sobre o impeachment e sobre a pedalada fiscal como argumento para embasar um eventual pedido.

A principal dúvida é se as manobras fiscais, apontadas pelo TCU como crime de responsabilidade, teriam ou não sido cometidas também no atual mandato, para que Dilma pudesse ser responsabilizada.

Por Lauro Jardim
8:31 \ Partidos

PSDB preocupado

Sem expor as desavenças sobre o impeachment

Sem expor as desavenças sobre o impeachment

A propósito, José Serra e Aécio Neves decidiram evitar desavenças públicas sobre o impeachment para não parecer que há uma divisão no partido – o que, de fato, existe.

Serra diz que não é contra ao impeachment em si, mas ainda não viu substância suficiente no que veio à tona.

Por Lauro Jardim
7:32 \ Economia

Ex-gerente na CPI

fernando

Castro Sá na CPI

A CPI da Petrobras marcou para a próxima terça-feira em Brasília o depoimento de Fernando de Castro Sá, ex-gerente jurídico da Petrobras que foi punido assim como Venina Velosa por denunciar falcatruas na estatal. Castro Sá foi um dos primeiros a abordar os privilégios da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi) nas contrações feitas pela Petrobras.

Por Lauro Jardim
6:32 \ Televisão

Concorrência fundamental

ESPN Brasil: nova concorrência vem aí

ESPN Brasil: nova concorrência vem aí

Vem aí uma concorrência fundamental para a sobrevivência da ESPN no Brasil: a disputa pelos direitos de transmissão do campeonato espanhol.

No ano passado, a ESPN perdeu os direitos da Champions League para o Esporte Interativo. A importância da competição para o canal está refletida nos números: das 20 atrações mais assistidas na ESPN atualmente, 15 estão relacionadas ao campeonato europeu.

Sem a Champions, das 20 atrações mais vistas da ESPN, dez estão relacionadas ao campeonato espanhol. A liga com Barcelona e Real Madri atualmente é dividida entre SKY e ESPN e custa 15 milhões de dólares por ano para a dupla.

O SporTv ainda avalia se entrará na disputa.

Por Lauro Jardim
6:06 \ Partidos

O PT terceiriza

Repórter terceirizado

Repórter terceirizado

Embora a bancada do PT na Câmara tenha suado para batalhar contra a terceirização, a Agência PT de Notícias, encarregada de atualizar o site do partido, está com uma vaga aberta para repórter, para ser contratado por meio de terceirização.

Alguns profissionais que atuam no site já são terceirizados por meio da agência Pepper.

Por Lauro Jardim
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados