Blogs e Colunistas

terça-feira, 7 de julho de 2015

19:26 \ Judiciário

Sem leilão

navio plataforma

FPSO OSX-3: 11 000 barris por dia

O TJ-RJ derrubou hoje a decisão da 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro que pedia o leilão do navio plataforma FPSO OSX-3 para pagar dívidas da OSX Brasil.

O desembargador Gilberto Guarinoa, da 14ª Câmara Cível, decidiu que, por se tratar de uma empresa autônoma constituída na Holanda, a OSX 3 Leasing, dona do navio, não é uma “casca societária” da OSX Brasil.

O FPSO OSX-3 produz cerca de 11 000 barris de petróleo diários no campo de Tubarão Martelo, da OGPar, ex-OGX.

Por Lauro Jardim
Share
19:14 \ Congresso

Rosnada para Adams

adams

Adams faltou a comissão e não avisou

Soraya Santos, presidente da Comissão de Fiscalização e Controle por obra e graça de Eduardo Cunha, rosnou há pouco para cima de Luís Inácio Adams.

Adams faltou a uma audiência pública na comissão para discutir o embate da AGU com os advogados-gerais da União. Sequer telefonou para avisar que faltaria.

Soraya prometeu convocá-lo, caso ele falte no dia 14 de julho, nova data marcada.

E, de sobra, deu uma bordoada:

- Ele pode aproveitar e explicar as pedaladas.

(Atualização: Rodrigo Rocha Loures, da Secretaria de Relações Institucionais, entrou em contato para dizer que ele próprio telefonou para a deputada Soraya Santos avisando que Adams não poderia ir à audiência, mas enviaria um representante para o debate. Loures disse não entender por que Soraya afirmou que Adams disse o contrário.)

Por Lauro Jardim
Share
18:26 \ Governo

Com ou sem passeio?

dilma

Dilma e o chef Koerper no Eleven, em Lisboa

Antes de chegar à Rússia para o encontro da cúpula dos Brics, rumo ao qual partiu hoje, Dilma Rousseff vai fazer uma escala na cidade do Porto, em Portugal, sem agenda oficial.

Beleza, Dilma fez o mesmo em janeiro de 2014: passou uma noite em Lisboa no trajeto entre Zurique a Havana, pois o Aerodilma não tinha autonomia para fazer a viagem sem escalas.

Nunca é demais lembrar, no entanto, a polêmica em torno desta passadinha por Portugal no ano passado. Dilma foi alvo da oposição por ter se hospedado em uma suíte de 26 000 reais no hotel Ritz, em Lisboa, e jantado no refinado Eleven, do chef alemão Joachim Koerper, às margens do Rio Tejo.

Em tempos de popularidade a 9%, será que Dilma vai arriscar algum passeio ou jantar no Porto?

Por Lauro Jardim
Share
17:13 \ Futebol

Acordo por votação

Sistema de avaliação da condição dos jogadores em breve

Texto que vai a votação inclui clubes das séries A e B entre eleitores da CBF

Uma reunião no Congresso acaba de selar o acordo para a votação da MP do Futebol.

O principal entrave entre o texto do relator, Otávio Leite (PSDB-RJ), e a CBF era sobre a composição do colégio eleitoral nas eleições da entidade.A CBF acabou concordando com a tese de que será preciso aumentar o número de eleitores em suas eleições e, assim, os clubes das Séries A e B vão participar já da próxima votação.

A CBF, a propósito, agora quer incluir até os clubes da Série C entre os eleitores.

A MP do Futebol, que deve ser votada hoje na Câmara, tem até o dia 17 para ser aprovada também no Senado. Caso contrário perderá a validade.

Por Lauro Jardim
Share
16:21 \ Diversos

Sem crise

falcon

O modelo escolhido por Aloysio Faria

Aos 94 anos, o banqueiro Aloysio Faria dá demonstrações que a crise não o alcança. Acaba de pousar no Brasil seu novo brinquedinho, um Falcon 2000 EX zero quilômetro, um bimotor de ponta. Custou 28 milhões de dólares.

Por Lauro Jardim
Share
15:28 \ Governo

Dilma e Temer

dilma e temer

Dilma elogia, mas não ouve Temer

De público, Dilma Rousseff é toda elogios a Michel Temer. Mas continua passando por cima dele em várias ocasiões, como sempre fez.

A reunião de ontem com os presidentes e líderes de partidos aliados, marcada de última hora, não foi previamente combinada com o seu coordenador político.

Por Lauro Jardim
Share
14:37 \ Governo

Esforço pelos iniciantes

Barbosa cria dificuldades, na visão da articulação política

Barbosa cria dificuldades, na visão da articulação política

A articulação política do governo tenta convencer o governo, especialmente Nelson Barbosa, de que o governo precisa conquistar os deputados de primeiro mandato antes que Eduardo Cunha e outras forças da Câmara o façam. O melhor meio é pagar logo as emendas da turma.

Nas conversas com integrantes da articulação política, Barbosa promete que vai fazer (leia mais aqui), mas nada sai do lugar.

Por Lauro Jardim
Share
13:27 \ Congresso

Aliados no Pró-Saúde

Cunha vai colocar dois deputados no conselho de gestão do plano

Cunha indicará dois deputados no conselho do plano

Eduardo Cunha negou, negou e negou que fosse mexer no dinheiro do Pró-Saúde, plano de saúde dos servidores da Câmara, que conta com 360 milhões de reais em caixa.

Mas, na quinta-feira passada, Cunha publicou um ato da Mesa Diretora que determina a inclusão de dois deputados no conselho de gestão dos recursos (leia mais aqui).

Por Lauro Jardim
Share
12:21 \ Economia

No conselho

A conselheira

A conselheira

Quatro meses depois de assumir uma cadeira no conselho da americana Marsh & McLenn Companies  (leia mais aqui), Maria Silvia Bastos Marques será anunciada ainda hoje como nova integrante do conselho de administração da Universidade Estácio de Sá.

A propósito, hoje também a Estácio fechou a compra do Centro Educacional Cidade Nova, de Carapicuíba (SP). Pagou 90 milhões de reais pelo negócio.

Por Lauro Jardim
Share
12:19 \ Televisão

A primeira convidada

xuxa e ivete

A convidada de Xuxa na estreia

Xuxa está em Curaçao, no Caribe, gravando um quadro para o seu programa na Record, que estreia no dia 17 de agosto. A convidada especial da primeira noite, está quase certo, será Ivete Sangalo.

Por Lauro Jardim
Share
11:32 \ Governo

Em campanha por Madri

Simões tem se articulado

Simões tem se articulado

Indicado por Dilma para a embaixada do Brasil em Madri, Antonio Simões tem se articulado para evitar ser boicotado pela oposição em sua sabatina no Senado.

Durante a leitura do relatório da indicação, Romero Jucá e Edison Lobão foram à Comissão de Relações Exteriores elogiá-lo.

O temor é que o clima contrário à política externa do governo para a América do Sul prejudique sua indicação.

Atualmente, Simões é subsecretário-geral de América do Sul no Itamaraty e, portanto, está diretamente envolvido nas relações com os países vizinhos.

Por Lauro Jardim
Share
11:04 \ Televisão

Em alta

ibope recorde

Ibope recorde

Verdades Secretas iniciou sua quarta semana de exibição ontem batendo o seu recorde de audiência tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. De acordo com o Ibope, a novela de Walcyr Carrasco registrou 28 pontos no Rio e 26 em São Paulo.

Em são Paulo, Band, SBT e Record somadas alcançaram 22 pontos. No Rio, dezessete pontos.

Por Lauro Jardim
Share
10:31 \ Partidos

Sem TSE

Dilma e Temer: toda a chapa seria cassada no TSE

Dilma e Temer: toda a chapa seria cassada no TSE

O PMDB não quer que a chapa de Dilma e de Temer seja cassada pelo TSE. Por alguns motivos. Primeiro, porque o partido sai perdendo seja qual for a decisão do TSE (convocação de novas eleições ou posse imediata do segundo colocado, Aécio Neves).

Temer também seria cassado e o partido não tem um nome pronto para apresentar numa eventual eleição.

Mas também porque interessa mais ao jogo de Eduardo Cunha, de Renan Calheiros e de boa parte do PMDB do Congresso uma Dilma fraca, que teria de entregar a alma para continuar no Palácio do Planalto.

Por Lauro Jardim
Share
10:30 \ Partidos

Sai, Temer

Geddel: discurso de oposição

Geddel: discurso de oposição

A propósito, Geddel Vieira Lima desembarcou ontem em Brasília para tentar levar Michel Temer a entregar a coordenação política.

Os setores mais radicalizados do PMDB hoje são os Vieira Lima, Osmar Terra e Moreira Franco. Hoje, Geddel se reúne com Michel.

Diz Geddel:

- Este governo apodreceu por dentro. O PMDB não pode administrar a massa falida.

Por Lauro Jardim
Share
10:11 \ Brasil

Defesa reforçada

nabor

Bulhões na defesa da Odebrecht

O time de advogados da Odebrecht tem mais um integrante, Nabor Bulhões. Vai atuar ao lado de Dora Cavalcanti.

Por Lauro Jardim
Share
9:22 \ Televisão

Mais três anos

justus

Justus segue na Record

Roberto Justus acaba de renovar o seu contrato com a Record por mais três anos. Continuará apresentando o seu talk show semanal e mais uma temporada de Aprendiz -Celebridades.

Por Lauro Jardim
Share
8:34 \ Brasil

Protógenes e a telefonia

Sigilo na investigação

Sigilo na investigação

O delegado da PF Ricardo de Oliveira decretou sigilo nas investigações sobre o ex-deputado Protógenes Queiroz, que correm na 3ª Vara Criminal de São Paulo.

A investigação envolve uma atuação do delegado da Operação Satiagraha no setor de telefonia e pode se tornar mais uma dor de cabeça da era petista.

Por Lauro Jardim
Share
7:23 \ Brasil

Dez anos atrás

energia

Consumo de energia nos níveis de 2005

De acordo com dados do próprio governo, o pico do consumo de energia no Brasil no domingo foi de 61 559 megawatt-hora (MWh). E o que isso significa?

Significa que ficou no patamar do consumo de energia verificado por exemplo em 7 de abril de 2005, quando alcançou 60 774 MWh. Ou seja, é como se o Brasil tivesse voltado dez anos no tempo.

Por Lauro Jardim
Share
7:04 \ Economia

A Ambev avança

Cerveja Colorado

Colorado é da Ambev

A Ambev acaba de comprar a Colorado, uma das mais prestigiosas cervejarias artesanais do Brasil. É a segunda microcervejaria que a maior empresa de bebidas do mundo compra no Brasil este ano (leia mais aqui)

Assim como fez com a mineira Wäls, comprada em fevereiro, a Ambev vai manter a produção da Colorado na fábrica em que ela é produzida desde 1996, em Ribeirão Preto.

O fundador da Colorado, Marcelo Carneiro, continuará também na empresa , dedicando-se, principalmente, à inovação e busca por novas receitas e sabores.

Por Lauro Jardim
Share
6:22 \ Televisão

Mais ibope fora de SP

i love paraisopolis

Cenário paulistano, maior audiência fora de SP

I Love Paraisópolis tem um bom público em São Paulo – 24 pontos de média em junho, de acordo com o Ibope.

Mas, embora ambientada numa favela paulistana, sua audiência é mais alta fora de São Paulo: 26 pontos, de acordo com dados do PNT do Ibope, que mede a audiência nas maiores regiões metropolitanas do país.

A propósito, Babilônia, no PNT, alcança 25 pontos.

Por Lauro Jardim
Share
6:02 \ Partidos

PSDB dividido

Aécio avalia que ainda falta razão para impeachment

Aécio avalia que ainda falta razão para impeachment

O PSDB ainda está dividido em relação à interrupção do mandato de Dilma. Embora flertem com a saída via TSE – em que a chapa de Dilma seria cassada – não existe consenso no partido sobre o tema.

No Senado, resistem nomes como José Serra, Tasso Jereissati, Antonio Anastasia e o próprio Aécio Neves. Em privado, alguns deles dizem que falta um Fiat Elba para que Dilma possa ser responsabilizada. Os governadores também compartilham desta visão.

Na contramão, está a Câmara. O descolamento da bancada tucana em relação ao restante do partido é crescente. Hoje, os deputados de primeiro mandato são o setor mais radicalizado.

Por Lauro Jardim
Share
6:01 \ Partidos

O papo de Temer e Serra

Serra: conversas com Temer e Cunha

Serra: conversas com Temer e Cunha

A propósito, José Serra se reuniu no fim de junho, em conversas separadas, com Michel Temer e Eduardo Cunha.

Serra estava interessadíssimo em saber quais são os planos do PMDB para 2018. Tanto na Vice-Presidência quanto na presidência da Câmara pareceu uma sondagem de quem está interessado em negociar uma futura aliança.

Por Lauro Jardim
Share

segunda-feira, 6 de julho de 2015

22:04 \ Governo

Chama o Cunha

Dilma e Cunha: papo com Temer

Dilma e Cunha: papo com Temer

Após a reunião das seis da tarde com a base aliada para que Nelson Barbosa e Luís Inácio Adams apresentassem a defesa do governo sobre as pedaladas, Dilma pediu a Michel Temer que ficasse no Palácio do Alvorada.

Os dois telefonaram para Eduardo Cunha, convocaram-no ao Alvorada e, neste momento, os três discutem a relação.

Não vai faltar assunto.

Por Lauro Jardim
Share
19:21 \ Governo

Cargos e lealdade

Temer: futuro em xeque

Temer: futuro em xeque

A distribuição dos cargos de confiança em diferentes escalões do governo federal, país afora, continua sendo o centro das desavenças entre PT e PMDB.

A coordenação política estima que existam 25 000 cargos federais de confiança em todo o país. Desses, a maioria está com o PT. Há doze anos e meio é assim. Agora, raciocina um peemedebista, a tentativa do PMDB é transformar um governo de coalizão num governo de cargos de coalização.

Ou seja: o bolo tem que ser realmente repartido.

A resistência não é só do PT, mas de todos os partidos que já tinham encrustados seus domínios. A redistribuição mantém feudos, mas viola outros. Daí a instabilidade.

Do outro lado da história, o governo e especialmente o PT cobram resultados de Michel Temer, lembrando que o governo continua sendo derrotado, a exemplo do reajuste do Judiciário – apesar de os cargos estarem sendo entregues.

Por Lauro Jardim
Share
19:20 \ Governo

Temer, o árbitro

Jader: prioridade foi dele

Jader: prioridade foi dele

A propósito, Temer teve que arbitrar uma disputa deste tipo na semana passada. Jader Barbalho e José Priante brigavam para indicar o número um da Companhia de Docas do Pará.

Jader levou a melhor.

Por Lauro Jardim
Share
19:07 \ Governo

A mais necessitada

dilma

Dilma: alvo de piada

O governo anunciou com pompa o lançamento hoje de um tal Programa de Proteção ao Emprego, encaminhado hoje ao Congresso via Medida Provisória.

Na Câmara, antes de ler a MP, um deputado mais engraçadinho mandou:

- Hoje, quem mais precisa de um programa de proteção ao emprego é a própria Dilma.

Por Lauro Jardim
Share
18:44 \ Televisão

SBT é vice-líder

ss

Silvio: motivos para sorrir

O SBT conseguiu abrir uma folga sobre a Record na disputa pelo segundo lugar em audiência. De acordo com números de junho do Painel Nacional de Televisão (PNT) do Ibope, que mede a audiência nas principais regiões metropolitanas do Brasil,, a emissora de Silvio Santos ficou com 5,4 pontos de média diária, seu melhor resultado desde 2008, contra 4,7 pontos da Record. A Globo fechou o mês passado com 12,4 pontos de média no PNT.

Por Lauro Jardim
Share
18:02 \ Religião

Malafaia e os travestis

Paes: PT sem a vice

Paes: pressionado por Malafaia

Depois de O Boticário e Ricardo Boechat (leia aqui e aqui), Silas Malafaia disparou contra a prefeitura do Rio de Janeiro (assista ao vídeo aqui).

Em um vídeo lançado hoje em seu canal no YouTube, Malafaia partiu para cima de uma resolução publicada no Diário Oficial do Município que permite a travestis ou transexuais ocuparem vagas em enfermarias correspondentes ao gênero com o qual se identificam. Ou seja, caso solicitem, poderiam ser acomodados nas alas femininas de hospitais municipais.

Esbraveja Malafaia:

– Numa enfermaria de um hospital municipal cabem de quatro a seis vagas (…) quatro ou cinco mulheres podem ser constrangidas, mas o travesti não.

Sobrou para o “moderado até aqui” Eduardo Paes, a quem o pastor pediu o fim do que chamou de “pouca vergonha”.

Por Lauro Jardim
Share
17:44 \ Diversos

Cunha em família

eduardo cunha

Almoço em Ipanema

Eduardo Cunha abriu uma exceção e resolveu partir mais tarde para Brasília hoje. Entre taças de champagne e vinho tinto, almoçou com a família, incluindo a sogra, no Gero de Ipanema.

Por Lauro Jardim
Share
17:17 \ Diversos

‘Minions’ supera ‘Exterminador’

minions

Minions segue líder

Depois de uma estreia com 1,5 milhão de espectadores no Brasil, Minions se manteve em alta entre os brasileiros que escolheram ir ao cinema no fim de semana. A animação da Illumination atraiu 1 215 300 espectadores entre quinta-feira e ontem e alcançou a excelente média de 1 248 pessoas por cinema.

Em duas semanas, Minions já vendeu 3,7 milhões de ingressos por aqui, segundo levantamento da Rentrak.

Apesar da segunda posição entre os mais assistidos, O Exterminador do Futuro: Gênesis não empolgou na estreia. O primeiro filme da nova trilogia protagonizada por Arnold Schwarzenegger foi assistido por 634 745 pessoas, teve média de 674 por cinema e deixou onze milhões de reais nas bilheterias brasileiras.

Por Lauro Jardim
Share
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados