Blogs e Colunistas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

18:26 \ Economia

Genéricos em alta

genericos

Crescimento de quase 3000% nas vendas em treze anos

Com 3,73 bilhões de reais em vendas em 2014, os genéricos corresponderam a 17,2% do total de medicamentos vendidos nas redes associadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O número representa um crescimento de 6,38% em relação ao valor vendido em 2013.

Em 2001, quando o índice começou a ser medido pela Abrafarma e a Fundação Instituto de Administração (FIA), da USP, as vendas de genéricos eram um mercado de 125,5 milhões de reais. Em treze anos, portanto, teve um crescimento da ordem de 2 872%.

Por Lauro Jardim
17:13 \ Economia

Conversa sobre a Sete

luciano coutinho

Quando sai o salvamento da Sete Brasil?

Luciano Coutinho reuniu-se hoje no BNDES com os controladores do Estaleiro Atlântico Sul, que está ameaçando romper seu contrato de 6 bilhões de reais com a encrencada Sete Brasil.

A Sete, para não fechar as portas, depende hoje de um aporte de 4,5 bilhões de reais a ser dado pelo BNDES.

Por Lauro Jardim
16:21 \ Televisão

Assinatura com testemunhas

Xuxa: de casa nova

Xuxa: de casa nova

O evento em que a Record apresentará Xuxa como sua nova contratada, na quinta-feira que vem, começará sem a apresentadora ter ainda assinado o seu contrato com a emissora. Xuxa vai assinar o contrato durante a cerimônia, tendo os jornalistas como testemunhas.

Por Lauro Jardim
16:00 \ Governo

Agenda enlouquecida

agenda

Agenda indisponível

Às vésperas da Lava-Jato, a agenda de José Eduardo Cardozo pirou de vez. Hoje, informa apenas “Service Temporarily Unavailable”.

Pena que, quando está disponível, esconda um monte de compromissos.

Por Lauro Jardim
15:23 \ Religião

Cunha agradece a Malafaia

a

Hora de agradecer

Eduardo Cunha tem um encontro com a fé no próximo domingo. Depois de trocar a Sara Nossa Terra pelo Ministério de Madureira da Assembleia de Deus, irá até a Igreja Vitória em Cristo, de Silas Malafaia. Vai agradecer o apoio pela campanha à presidência da Câmara.

Por Lauro Jardim
14:23 \ Partidos

Com um pé fora

Armando: conversa com o PL

Armando: conversa com o PL

Armando Monteiro negocia sua saída do PTB e o ingresso no futuro PL de Gilberto Kassab.

O alerta vermelho acendeu no PTB após a derrota de Arlindo Chinaglia, quando Armando irritou-se com a decisão do partido de apoiar Cunha. O Palácio do Planalto havia pedido empenho a Armando, e ele não gostou de mostrar falta de controle sobre a sigla.

Sua primeira conversa para deixar a legenda foi com o PDT, que não se mostrou interessado. Agora, Armando tenta fazer a cabeça dos deputados do PTB de Pernambuco para seguirem com ele.

(Atualização, às 18h30: Armando Monteiro telefonou e negou a vontade de sair do PTB)

Por Lauro Jardim
14:02 \ Judiciário

O tempo de Teori

Zavascki: quanto tempo vai levar?

Zavascki: quanto tempo vai levar?

Após Rodrigo Janot enviar, na semana que vem, os nomes dos políticos com foro no STF envolvidos na Lava-Jato, Teori Zavascki ainda vai demorar um tempo para analisar cada um dos pedidos de abertura de inquérito e tirar o sigilo.

Zavascki já disse que dará publicidade a tudo, a menos que autorize alguma diligência pedida por Janot que depende do sigilo para ser bem cumprida, a exemplo da busca e apreensão.

A incógnita é quanto tempo ele vai levar para fazer essa avaliação. Se optar por dar publicidade à medida que avalia cada caso, ganharia celeridade, mas poderia receber críticas sobre o critério de seleção.

Caso decida só dar publicidade a todos os inquéritos em conjunto, ficaria resguardado das críticas, mas poderia demorar dias e dias na análise.

Por Lauro Jardim
13:32 \ Partidos

Um PSOL sem consensos

Ninguém se entende

Ninguém se entende

De um deputado do PROS, ao ouvir que o partido, de tanto brigar, mais parece o PSOL (leia mais aqui):

- A comparação é equivocada. O PSOL, pelo menos, tem consensos. A gente não se entende por nada.

A propósito, Cid Gomes passou a tarde de terça-feira na liderança do governo na Câmara. Encheu de afagos os deputados.

Por Lauro Jardim
12:57 \ Congresso

Renúncia tucana

PSDB: rejeição ao benefício

PSDB: rejeição ao benefício

Interpretem como quiserem, mas os tucanos vão anunciar logo mais que não querem facilidades para seus maridos e esposas viajarem a Brasília. A bancada do PSDB anunciará que vai renunciar ao benefício ressuscitado por Eduardo Cunha ontem – a Câmara aprovou projeto que a obriga a pagar as passagens dos cônjuges até a capital.

Por Lauro Jardim
12:43 \ Brasil

À espera de Janot

Ficou para depois

Ficou para depois

Foi adiada agora há pouco a reunião que definiria os presidentes de comissões temáticas da Câmara. Às vésperas da divulgação da lista de políticos envolvidos na Lava-Jato, considerou-se melhor esperar para não nomear nenhum deputado encrencado. A escolha ficou para terça-feira

Por Lauro Jardim
12:30 \ Partidos

Relação de paz

kassab

Kassab: desautorizado

Se com o PMDB o governo terá problemas para aprovar o pacote fiscal – e obviamente também com o próprio PT -  com o PP as coisas fluirão mais fáceis.

Ciro Nogueira, presidente do partido, garante que o PP apoia incondicionalmente o pacote de Joaquim Levy. Disse isso ontem ao ministro da Fazenda e a Aloizio Mercadante, com quem jantou, ao lado da bancada do partido.

A propósito das incursões de Gilberto Kassab sobre os cargos que são do PP (leia mais aqui), demitindo no Denatran e planejando a troca da presidência da CBTU, conseguiu de Mercadante a garantia de que nada disso prosperará. Kassab, portanto, será desautorizado.

Diz Ciro:

- Nossa relação com o Mercadante está pacificada.

Por Lauro Jardim
12:12 \ Economia

Cartão recusado

Flavia e Eike: vida dura

Flávia e Eike: vida dura

A vida não está fácil para ninguém: ontem, Flávia Sampaio, mulher de Eike Batista, teve o seu cartão de crédito recusado num supermercado da zona sul do Rio de Janeiro. Ligou para o marido imediatamente, mas nada se resolveu.

A propósito, Flavia nas últimas semanas passou a frequentar com assiduidade a sede do (que restou do) grupo X, na Praia do Flamengo.

Por Lauro Jardim
11:22 \ Esportes

Tentou queimar

Sanchez: retaliação

Sanchez: retaliação

Meio de brincadeira, meio a sério, Andrés Sanchez queimou o zagueiro Paulo André, ex-zagueiro do Corinthians e articulador do Bom Senso, em uma reunião com deputados envolvidos na renegociação das dívidas dos clubes.

Disse Sanchez:

- Ninguém pode contratar esse cara. Voltou da China, mas avisa a todo mundo para mandar para longe de novo.

A conversa, no começo do mês, foi antes de Paulo André fechar com o Cruzeiro.

Sanchez e outros da bancada da bola não perdoam o zagueiro pela articulação no Bom Senso.

Por Lauro Jardim
11:02 \ Economia

Bendine, orai

Bendine: apelo a Nossa Senhora

Bendine: apelo a Nossa Senhora

Há tempos, Aldemir Bendine anda com um broche de Nossa Senhora Aparecida na lapela. Desde que assumiu a Petrobras, no entanto, ouve a piada de diferentes interlocutores:

- Presidente, só rezando muito para Nossa Senhora mesmo para salvar a Petrobras.

Por Lauro Jardim
10:24 \ Partidos

O espaçoso

Quem é o líder?

Quem é o líder?

Os deputados peemedebistas já notaram: Eduardo Cunha, o espaçoso, ocupa hoje dois postos relevantes. Um de direito, a presidência da Câmara; e o outro, de fato, a liderança do PMDB na Câmara, que formalmente está nas mãos de Leonardo Picciani.

A propósito, os deputados peemedebistas continuam a tratar de suas demandas com Cunha.

Por Lauro Jardim
10:23 \ Congresso

O mistério de Cunha

Mercadante: almoço com Cunha

Mercadante: almoço com Cunha

A propósito, o que realmente foi conversado entre Eduardo Cunha e Aloizio Mercadante no almoço a sós que tiveram anteontem é o grande mistério de Brasília. Aliados e adversários de Cunha estão indóceis.

Por Lauro Jardim
9:33 \ Partidos

Reforma política

Programa vai ao ar hoje à noite

Programa vai ao ar hoje à noite

Eduardo Cunha vai defender a reforma política e apresentá-la como uma missão sua hoje à noite, no programa eleitoral do PMDB. Diz Cunha no programa:

- Após uma longa caminhada, fui eleito presidente da Câmara dos Deputados. Escolha que me honra e me desafia. Por isso eu quero transformar essa oportunidade em mudanças e já demos início a um processo de votação de uma reforma política de verdade. Vamos mostrar que nós, os escolhidos para representar a sociedade, somos realmente capazes de cuidar dela.

O publicitário Elsinho Mouco escolheu uma atriz mineira, Fernanda Hamaceck, para apresentar todo o programa. Será a única que não é peemedebista a aparecer, representando, nas palavras de Mouco, a sociedade, a consciência brasileira. Fernanda abrirá o programa falando das eleições:

- As disputas e, muitas vezes, os ânimos se acirraram. Tivemos ainda um ímpeto maior por parte de alguns e excessos foram cometidos.

Por Lauro Jardim
9:23 \ Televisão

Proposta para renovar

ivete

GNT já quer prorrogar o contrato de Ivete

O GNT vai propor um novo contrato para Ivete Sangalo apresentar o Superbonita em 2016. Os programas gravados este ano nem foram ao ar, mas já são considerados um sucesso pelo canal  – tanto pelo carisma da cantora quanto pela venda de cotas de patrocínio. As conversas começam a partir do dia 12 de março, quando Ivete voltará de férias.

Por Lauro Jardim
9:02 \ Judiciário

Vaccari depõe

v

Vaccari: audiência em São Paulo

O notório tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, terá que comparecer hoje a uma audiência no Fórum da Barra Funda, em São Paulo. Vai depor como testemunha no caso Bancoop.

Por Lauro Jardim
8:23 \ Governo

O PP descontente

Ciro: dor de cabeça

Ciro: surpreendido pelo Diário Oficial

O périplo de apresentação dos ajustes fiscais do governo a líderes partidários continuou ontem, quando Aloizio Mercadante e Joaquim Levy jantaram na casa do presidente do PP, o senador Ciro Nogueira.

Além de ouvir mais detalhes sobre o pacote fiscal, Nogueira teve uma boa oportunidade para cobrar Mercadante sobre as recentes tesouradas de Gilberto Kassab na CBTU e no Denatran.

Os dois órgãos estavam sob o guarda chuva do PP (leia mais aqui), que tinha acordo com a Casa Civil para manter os cargos até ter definido seu espaço no segundo escalão do Ministério da Integração Nacional.

Apesar do acerto, Mercadante deu sinal verde para Kassab exonerar todos os apadrinhados do PP no Denatran e comunicar ao presidente da CBTU que ele não fica no cargo, assim como os diretores da empresa pública.

Mercadante sequer avisou Ciro sobre as mudanças nos cargos e irritou os pepistas, que engrossam o coro dos descontentes com a articulação política do governo. O quinhão do PP na Esplanada, é bom lembrar, corre riscos (leia mais aqui)

Por Lauro Jardim
7:25 \ Economia

Mercado parado

atlantico ipanema

O Edifício Atlântico, em Ipanema

O segmento de compra e venda de imóveis de alto luxo no Rio de Janeiro parou.

Por Lauro Jardim
7:02 \ Futebol

Novo patrocinador

O contrato não está assinado, mas as camisas devem ficar assim

O contrato não está assinado, mas as camisas devem ficar assim

A Caixa Econômica Federal, o maior patrocinador do futebol brasileiro, está botando os dois pés em Minas Gerais. Está em negociações finais para ser a patrocinadora máster de Cruzeiro e Atlético este ano.

Por Lauro Jardim
6:27 \ Televisão

Dezessete pontos

gugu

Gugu entrevistou Suzane von Richthofen na estreia do programa

Foi boa a (re)estreia de Gugu ontem na Record, em termos de audiência. Registrou dezessete pontos na Grande São Paulo, segundo números do Ibope.

Ficou perto da Globo, que alcançou dezenove pontos. (SBT ficou com oito e a Band com um ponto). Gugu, liderou por cerca de uma hora, mas na média perdeu.

Ontem, disputou basicamente contra o futebol da Globo. Hoje, a briga será contra Marcelo Adnet e Marcius Melhem (Tá no Ar).

No Rio de Janeiro, a Globo venceu a disputa com folga: 22 pontos contra treze pontos.

Por Lauro Jardim
6:02 \ Brasil

Na dúvida

Dilma: cadê a Marina?

Protestos à vista

Há muita dúvida nos partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff sobre a conveniência de ir às passeatas de 15 de março pelo impeachment.

Alguns lembram que Aécio Neves foi muito cobrado por convocar manifestantes a ir às ruas, no ano passado, e depois se ausentar dos protestos. Outros, no entanto, acham que ir às ruas pode ser imprevisível – afinal, nenhum político quer ser xingado ou agredido por um radical.

Por Lauro Jardim

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

22:07 \ Internacional

Senado vai à Venezuela

Ferraço: comissão vai à Venezuela

Ferraço: comissão vai à Venezuela

Após falar por telefone com a deputada Maria Corina e com a mãe de Leopolodo López, preso há um ano, Ricardo Ferraço propôs e conseguiu a aprovação agora há pouco no Senado da formação de uma comissão de senadores para ir à Venezuela acompanhar a situação política do país.

Ferraço quer viajar já em março:

- O Senado teve que atuar diante da omissão da chancelaria brasileira.

Por Lauro Jardim
20:09 \ Economia

Não se emenda

Rossetto: volta ao passado

Rossetto: volta ao passado

A proposta do governo, pela voz do ministro Miguel Rossetto, para acabar com a greve dos caminhoneiros deve ter deixado Joaquim Levy com vontade de pegar o boné e se mandar.

Rossetto propõe a prorrogação por um ano do financiamento para compra de caminhões, além de travar o preço do diesel por seis meses.

O governo não se emenda. Passou quatro anos segurando artificialmente preços e deu no que deu. Agora, no desespero, volta a tirar da cartola a fórmula barata – e ineficaz – do populismo.

Por Lauro Jardim
19:32 \ Congresso

Fique longe

PT não quer mais encrencas no Congresso

PT não quer mais encrencas no Congresso

O PT do Senado trabalha para evitar que o PSDB presida a Comissão de Fiscalização e Controle, espaço em que a oposição pode infernizar a vida do governo.

Por Lauro Jardim
18:31 \ Judiciário

Mar de piadas

o Porsche de Eike

O Porsche de Eike

Ao confiscar os carros e o piano de Eike Batista, o juiz federal Flávio de Souza ajudou a magistratura a ganhar mais um penduricalho no contracheque: consta que a partir de agora os juízes passarão a ter direito ao vale-transporsche.

Por Lauro Jardim
17:21 \ Governo

A vez do PT

Levy vai se reunir com deputados petistas

Levy vai se reunir com deputados petistas

A bancada do PT na Câmara se reúne com Joaquim Levy na segunda-feira para conversar sobre o ajuste fiscal e a conjuntura nacional. Na semana que vem, também vão falar aos petistas Nelson Barbosa e Carlos Gabas.

Por Lauro Jardim
16:21 \ Congresso

Petistas contra o governo

Leal: alerta para risco de acidentes

Hugo: alerta para risco de acidentes

Ainda nem começou a votação das MPs do ajuste fiscal e o PT já botou as asas de fora contra o governo. Para atender a apelo de sindicalistas, o partido se colocou contra o governo na votação na Câmara, antes do carnaval, de emenda que pretendia reduzir a jornada de trabalho dos caminhoneiros.

Hugo Leal, que encaminhava a votação pelo governo, defendia a jornada de oito horas com a possibilidade de duas horas extras. O PT votou atendendo à pauta dos motoristas autônomos, que terminou aprovada: dez horas contratuais mais duas horas extras, totalizando doze horas.

Autor da Lei Seca, Hugo lembrou o perigo de uma jornada tão longa para a sociedade, diante do aumento do risco de acidentes.

A posição do PT foi a mesma do Solidariedade, que também atendeu aos caminhoneiros autônomos, a quem interessa trabalhar o maior número possível de horas para aumentar os ganhos.

Por Lauro Jardim
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados