Blogs e Colunistas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

FHC não vai

FHC: avaliação melhor entre os mais ricos

FHC: acompanhando à distância

Ao contrário do que aconteceu no primeiro turno, FHC não acompanhará o debate da Globo no estúdio. Resolveu ficar em São Paulo.

Por Lauro Jardim
17:25 \ Economia

O BC e os trackings

Em alta

Em alta

A Bovespa operou em alta hoje (2,42% no fechamento). Evidentemente, muita especulação em torno do motivo. Aécio Neves teria subido?

Por via das dúvidas,  gente graúda do Banco Central andou ligando para alguns bancos em busca de respostas. Queriam saber os resultados dos diversos trackings encomendados pelos bancos.

A propósito, no tracking de hoje do BTG Pactual nada mudou: Dilma Rousseff aparece com 47% e Aécio Neves com 41%.

Por Lauro Jardim

Sucesso de acessos

Crivella e Pezão: disputa na Justiça

Crivella e Pezão: disputa na Justiça

A página contra Marcelo Crivella que Luiz Fernando Pezão anunciou no debate da Globo foi um sucesso de acessos. Ontem mesmo, mais de 22 000 pessoas acessaram o site que traz denúncias contra o senador. Hoje, o número chegou a 48 000 acessos de 15 países.

A campanha de Crivella anunciou ontem mesmo na Globo que entrará na Justiça Eleitoral contra Pezão.

(Atualização às 20h29: Crivella tentou, mas até agora não conseguiu tirar do ar o site)

Por Lauro Jardim
15:03 \ Cultura

Mudanças no mundo do livro

sonia

Sônia Jardim deixará a presidência do SNEL

As duas principais entidades de classe do mercado literário passarão por mudanças no seu comando em breve.

Sônia Jardim deixará a presidência do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Foi o SNEL responsável por encampar a briga no Supremo pela liberação das biografias no Brasil. Marcos Pereira da Sextante assumirá o posto.

Já na Câmara Brasileira do Livro, responsável por organizar o prêmio Jabuti, Karine Pansa será substituída na presidência por Luiz Anyônio Torelli.

Por Lauro Jardim
13:38 \ Esportes

Camisas mais vendidas

James: agora no Cavaliers

James: agora no Cavaliers, tem a camisa mais vendida

Desde que a NBA desembarcou no Brasil sob o comando de Arnon de Mello, o Chicago Bulls segue sendo o time que tem mais camisas vendidas por aqui. Seguido do Miami Heat, LA Lakers e Cleveland Cavaliers (Leia mais aqui).

A novidade de uns tempos pra cá é que a camisa mais vendida de um jogador é a de Le Bron James, ídolo do Miami Heat que retornou nesta temporada para o Cleveland Cavaliers. Derek Rose, Kobe Bryant e Anderson Varejão (finalmente, um brasileiro) completam o ranking dos mais vendidos.

Por Lauro Jardim
12:03 \ Economia

Ativo no WhatsApp

Feliciano: vem ou não vem ao Senado?

Feliciano: dois boatos no WhatsApp

Marco Feliciano está totalmente engajado na campanha de Aécio Neves no segundo turno. Envia por WhatsApp, quase que diariamente, mensagens contra Dilma Rousseff. Duas delas, aliás, eram boatos.

No dia do debate da Record, enviou mensagem para diversos amigos dizendo que obtivera a informação que Dilma choraria no terceiro bloco do programa – o que, obviamente, não aconteceu. Na segunda-feira, depois da divulgação do primeiro Datafolha que mostrava Dilma à frente de Aécio Neves, nova insinuação sem provas. Disse que a pesquisa estava errada e, na verdade, o tucano era o primeiro colocado.

Por Lauro Jardim
10:22 \ Economia

Estrangeiros ou brasileiros?

dinheiro

Investirão no Brasil em 2015?

Constatação: os investidores internacionais não soltam fogos quando se fala em Brasil, mas são muito menos pessimistas que os investidores brasileiros.

Por Lauro Jardim
9:04 \ Religião

A barba do bispo

edir macedo

Macedo: a volta ao velho visual não demora

Edir Macedo avisou aos mais próximos que retirará em breve a barba, cada vez mais comprida, que adotou nos últimos meses – uma espécie de promessa pela construção do Templo de Salomão, inaugurado em São Paulo há três meses.

Na Universal, muitos acharam que a barba do jeito que está aumenta a rejeição ao bispo.

(Atualização às 21h12: Edir Macedo, na verdade, já retirou a barba no início deste mês)

Por Lauro Jardim
7:29 \ Economia

O fim da supertele

portugal telecom

Venda próxima

Avança a negociação para a venda da Portugal Telecom, um negócio que está nas mãos do BTG Pactual.

Por Lauro Jardim
6:32 \ Cultura

Novo livro de Chico

chico

Livro pronto

Chico Buarque terminou de escrever o seu novo livro. Será lançado em 2015 pela Companhia das Letras.

Por Lauro Jardim

À moda de Palocci

Wagner: articulação para fazê-lo ministro da Fazenda se Dilma se reeleger

Wagner: articulação para fazê-lo ministro da Fazenda se Dilma se reeleger

Está em curso uma forte articulação no PT para fazer de Jaques Wagner, um dos petistas vitoriosos nestas eleições, o novo ministro da Fazenda, caso Dilma Rousseff se reeleja. A ideia conta com a adesão de Lula. Dilma tem bom relacionamento com o governador da Bahia.

Mas Wagner? Que ligação com a economia teria um ex-estudante de engenharia que nunca completou o curso?

O exemplo de Antonio Palocci, médico de formação, é lembrado entre os poderosos petistas que abraçam o movimento. Wagner, como Palocci, também é um habilidoso conversador, um predicado obrigatório para aparar as arestas com o setor produtivo.

Por Lauro Jardim

Contagem regressiva

Dilma e Aécio: disputa

Dilma e Aécio: decisão

Dilma ou Aécio? Faltam só dois dias.

Por Lauro Jardim

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

20:05 \ Economia

100 CEOs

castro neves

Castro Neves: destino é a InBev

Às vésperas da eleição, a McKinsey reúne amanhã em São Paulo, cerca de cem CEOs, além de outros 800 líderes empresariais para debater, entre outros temas, estratégias para os mercados emergentes e a digitalização dos negócios. João Castro Neves, atual CEO da Ambev, de partida para comandar a InBev nos EUA, será um dos palestrantes.

Por Lauro Jardim

Aezão versus Dilmão

Paes: principal cabo eleitoral de Dilma no Rio

Paes: principal cabo eleitoral de Dilma no Rio

Eduardo Paes está levando a melhor sobre Jorge Picciani dentro do PMDB no Rio de Janeiro. Já é consenso entre as campanhas presidenciais que Paes está colocando mais gente e material de campanha na rua do “Dilmão” do que o “Aezão” do cacique peemedebista.

Por enquanto, Dilma vem abrindo vantagem nas pesquisas no Rio. E Paes cresce no seu confronto interno com Picciani de olho em 2016.

Paes quer emplacar o seu ex-secretário e deputado federal Pedro Paulo como sucessor. Picciani quer o filho Leonardo candidato a prefeito.

Por Lauro Jardim

Para não desagradar

Montes: neutro

Montes: neutro

Apresentador da Record e segundo deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro, Wagner Montes teve que se manter neutro nas eleições do segundo turno. Se apoiasse Crivella, desagradaria o PSD que apoia Luiz Fernando Pezão. Se fosse para o lado do peemedebista, irritaria a cúpula da Universal.

No ano passado, a Record passou a exibir o programa de Wagner às 6 da manhã porque queria que o apresentador entrasse no PRB.

Por Lauro Jardim
16:33 \ Economia

Ano bom

brasil plural

Mais dinheiro

O Banco Brasil Plural começou 2014 administrando 12 bilhões de reais de ativos e fechará 2014 com 20 bilhões de reais sob  sua responsabilidade.

Por Lauro Jardim

Nas ruas

dilma

Convocando a militância

A ordem da cúpula petista é: a militância, paga (hoje a maioria) ou não, tem que ir para as ruas de amanhã a domingo.

Por Lauro Jardim

Fora da margem de erro

Dilma: na frente

Dilma: na frente

A nova pesquisa presidencial do Ibope será divulgada daqui a pouco, às 18h, no site de O Estado de S. Paulo.

Dilma Rousseff aparecerá na frente pela primeira vez numa pesquisa do Ibope.

Mas, de modo diferente do Datafolha, que mostrou Dilma na liderança mas em situação de empate técnico quando considerados os votos válidos, no Ibope a petista estará na dianteira fora da margem de erro. É a primeira vez que isso acontece neste segundo turno.

Por Lauro Jardim
12:02 \ Diversos

Abdelmassih biografado

abdelmassih

Abdelmassih: leitura garantida na cadeia

Vicente Vilardaga, autor do livro À Queima Roupa, em que dissecou o caso Pimenta Neves, acaba de fechar com a Leya um contrato para publicação da biografia de Roger Abdelmassih. O livro sairá em 2015.

Por Lauro Jardim

Vale tudo

Aécio: alvo de ataques

Aécio: alvo de ataques

Na reta final da campanha, vale tudo para tirar votos dos adversários. Agora há pouco, começou a ser distribuído em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, um jornal com a manchete “Aécio é contra o Rio”. O panfleto, apócrifo, chama o tucano de “inimigo do povo”.

Por Lauro Jardim

Milhões e bilhões

Petrobras: desvios bilionários

Petrobras: desvios bilionários

Constatação a partir de várias pesquisas qualitativas: proporcionalmente, os 10 bilhões de reais de desvios na Petrobras afetaram menos a candidatura Dilma do que os 14 milhões de reais do aeroporto de Claudio em relação à candidatura de Aécio Neves.

Por Lauro Jardim
9:03 \ Futebol

Cofre cheio

nike

Contrato mais modesto depois da Copa

A CBF sentirá saudade dos contratos milionários dos seus patrocinadores num ano de Copa. Da Nike, por exemplo, recebeu em 2014 (o pagamento é feito no início do ano) 45 milhões de dólares. Em 2015, o valor cairá para 25 milhões de dólares.

Por Lauro Jardim
7:22 \ Religião

Em cima do muro

Valdemiro: neutro

Valdemiro: neutro

Valdemiro Santiago ensaiou apoiar Aécio Neves (Leia mais aqui), mas recuou. Ficou neutro na disputa presidencial que tem Edir Macedo ao lado de Dilma Rousseff e Silas Malafaia com Aécio.

Valdemiro foi muito ajudado por Lula nos últimos anos ao levar a igreja Mundial para a África. Alguns países inicialmente tentaram impedir o Apóstolo de pregar por lá.

Por Lauro Jardim
6:23 \ Televisão

Clima ruim

Globo: irritação com o Botafogo

Globo: irritação com o Botafogo

O Botafogo irritou a cúpula da Globo ao marcar para Manaus o jogo entre Botafogo e Flamengo. Se fosse no Maracanã, a partida poderia ser transmitida pela emissora às 16h. Como foi deslocada para o Norte do país, não poderá ser transmitida, devido ao fuso horário.

Nesta semana, Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, esteve na Globo e chegou a discutir de forma áspera com um diretor da emissora sobre o tema.

Por Lauro Jardim

Wagner e o antipetismo

Wagner:  noite desagradável

Wagner: noite desagradável

Vitorioso nas eleições baianas, Jaques Wagner, acompanhado da mulher Fátima, e de familiares, foi provar na noite de sábado as iguarias da boa mesa paulistana. Escolheu o Piselli, um dos melhores restaurantes italianos da cidade.

Comeu bem, mas provou mesmo foi o gosto do antipetismo paulistano.  Quando estava indo embora, Wagner ouviu uma voz que gritou às suas costas:

- Vá embora daqui!

Wagner parou, olhou para trás, o sujeito o encarou e mandou novamente:

- Vá embora daqui!

O governador da Bahia dirigiu-se, então, à mesa do inflamado antipetista. Começou com um:

- Está falando com quem?

E seguiu falando grosso. Passou uma descompostura no sujeito. Seguiu-se uma discussão e Wagner foi embora do restaurante.

Por Lauro Jardim

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

De olho no debate

Dilma: preparação longa

Dilma: preparação longa

Dilma Rousseff está no Rio de Janeiro, onde teve compromissos de campanha hoje,  e só deixa a cidade no sábado.

Neste momento, está recolhida ao seu quarto no hotel Windsor. Ficará amanhã e parte de sexta-feira treinando para o debate da Globo. O debate começa às 22h03 de sexta-feira.

Por Lauro Jardim

Mirando em Arminio

foto

Críticas a Armínio e Aécio…

Dois torpedos foram disparados contra Aécio Neves nos últimos dias. Para quantos milhões de celulares, no entanto, é impossível saber.

Um deles mirou Armínio Fraga, um dos alvos preferidos do PT na campanha, com link para um vídeo do Youtube em que Fraga fala sobre o salário mínimo. Ao final, os autores da mensagem pediam “Vote Dilma 13”.

O outro SMS, que tinha link para uma reportagem da Folha de S. Paulo e também pedia voto em Dilma, bateu onde mais dói nos tucanos em São Paulo: a crise hídrica.

foto1

… e à falta de água em São Paulo

Por Lauro Jardim

Enfim, o apoio

Romário:apoio no segundo turno

Romário: apoio no segundo turno

Depois de muitas negociações e recuos, Romário finalmente decidiu apoiar Aécio Neves. Ontem, os dois selaram o acordo.

Romário gravou hoje em Brasília, sem alarde, um depoimento que será exibido amanhã à noite, no programa de TV do tucano.

Romário, eleito senador com 4,6 milhões de votos no Rio de Janeiro, é visto na campanha de Aécio como um trunfo para a busca de votos nestes últimos dias no terceiro maior colégio eleitoral do Brasil.

Por Lauro Jardim

Fim do estranhamento

Juntos novamente

Juntos novamente

A propósito, Romário e Ronaldo Fenômeno, que já se estranharam publicamente em 2013 e no início deste ano, devem aparecer juntos na sexta-feira, num evento que deve reunir também Aécio Neves. (leia mais sobre o apoio de Romário a Aécio aqui)

Amigos dos dois jogadores atuaram como bombeiros. Agora, aparentemente, o caminho da reconciliação plena está aberto.

Ronaldo, aliás, participará hoje de um evento de rua pró-Aécio organizado por Paulinho da Força, em São Paulo, no Largo da Batata.

Por Lauro Jardim
15:04 \ Judiciário

Reeleição de Zveiter

Zveiter quer disputar

Zveiter pode voltar à presidência do TJ-RJ

Dois magistrados do Rio de Janeiro acabam de levar ao Conselho Nacional de Justiça uma resolução que pode colocar Luiz Zveiter novamente na presidência do Tribunal de Justiça fluminense.

Nagib Slaibi Filho e Siro Darlan querem anular a decisão do TJ-RJ que permite a reeleição de Zveiter para o cargo.

Por Lauro Jardim
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados