Blogs e Colunistas

domingo, 25 de janeiro de 2015

9:08 \ Brasil

Os invisíveis

Jatinho da FAB: quem viajou com o ministro?

Jatinho da FAB: quem viajou com o ministro?

Após um imbróglio de dois anos, o Ministério da Defesa respondeu à CGU que não cabe à FAB registrar os nomes dos passageiros que acompanham as autoridades em seus jatos.

A Controladoria vinha cobrando o ministério sobre o respaldo jurídico para que os nomes não fossem coletados. Para a Defesa, a FAB não tem poder para solicitar às autoridades quem são seus acompanhantes. Apenas elas próprias devem fazer essas listas.

A CGU acatou o argumento anti-transparência. Assim, na hipótese de algum acidente, nem adianta perguntar à FAB quem eram os passageiros.

Por Lauro Jardim
8:14 \ Brasil

Inferno astral

Comunicado da empresa defende escolha técnica

Comunicado da empresa defende escolha técnica

Enrolada na Lava Jato, a Petrobras teve outra dor de cabeça neste início de ano. A Receita pediu a revogação da Certidão Negativa de Débitos da estatal, que venceria em maio, por causa de uma dívida de 7 bilhões de reais.

Por quatro dias a Petrobras ficou sem o documento. Somente com uma liminar, impetrada na Justiça do Rio no dia 14, a decisão foi revista.

Por Lauro Jardim
7:04 \ Brasil

Mais uma

Velho companheiro

Dirceu: consultorias milionárias

Além da Galvão, OAS e UTC, José Dirceu tinha contrato de consultoria com outra grande empreiteira. Mas como ela não tem executivo preso pela Lava-Jato, não teve o nome divulgado pelos procuradores que conseguiram quebrar o sigilo fiscal da empresa do ex-ministro.

Por Lauro Jardim
6:03 \ Brasil

Presente de Dilma

giles

Giles: lucrando como conselheiro

A nomeação de Giles Azevedo, ex-chefe de gabinete de Dilma Rousseff, para os conselhos de administração de Itaipu e Light engordarão a sua conta bancária em 29 000 reais por mês.

Por Lauro Jardim

sábado, 24 de janeiro de 2015

9:29 \ Diversos

O médium

divaldo

Franco: 300 livros psicografados

Com uma tiragem de 40 000 exemplares e escrita pela jornalista Ana Landi, será lançada em fevereiro a biografia do sucessor de Chico Xavier, o médium Divaldo Franco, um baiano de 88 anos que diz se comunicar com os espíritos desde os quatro anos, já psicografou 300 livros e adotou 700 crianças.

Por Lauro Jardim
8:36 \ Brasil

O “Senhor Solução”

edinho silva

Silva: entre empreiteiros conhecidos

Edinho Silva, que deve ser anunciado como o novo diretor da Autoridade Pública Olímpica (APO), vem procurando empreiteiras responsáveis pela infraestrutura da Olimpíada para acalmá-las. Garante que não precisam preocupar-se: há dinheiro para as obras e mesmo as envolvidas na Lava-Jato continuarão normalmente seu trabalho.

Edinho conhece bem a turma. Foi o tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff.

Por Lauro Jardim
7:49 \ Governo

O “x” do problema

dilma e cunha

Dilma e Cunha: sorrisos amarelos

Dilma Rousseff, Aloizio Mercadante, Pepe Vargas e Ricardo Berzoini se reuniram na semana passada no Palácio do Planalto para tratar de um dos temas que mais afligem o governo: a eleição para a presidência da Câmara.

De acordo com relatos feitos a outros petistas, muito mais do que qualquer diferença ideológica ou antipatia pessoal, o que pesa mesmo no núcleo duro do governo contra Eduardo Cunha e a favor de Arlindo Chinaglia é o receio de que o peemedebista possa pôr em votação – ou liderar – um processo de impeachment contra Dilma.

Cunha já mandou recados de que não agirá assim. Mas o Planalto não acredita.

Por Lauro Jardim
7:48 \ Congresso

Sem tradição

Reunião de Cunha com os candidatos a líder

Cunha: tradição em pagar o que promete

O governo tem oferecido mundos e fundos para deputados aderirem a Arlindo Chinaglia e não embarcarem na canoa de Eduardo Cunha.

O problema, diz um experiente peemedebista, é que este governo não tem tradição de pagar o que promete aos políticos, ao contrário de Cunha.

Por Lauro Jardim
6:02 \ Brasil

Conversa a sós

youssef

Youssef: não deve faltar assunto com o empreiteiro e ex-sócio

Ricardo Pessoa e Alberto Youssef tinham negócios em comum antes de serem presos na Lava-Jato — e nem está se referindo aqui àqueles que o leitor pensou de imediato. Eram sócios, por exemplo, num hotel na Bahia.

Talvez saudosos dos velhos tempos, o dono da UTC e o doleiro têm conversado. Um desses papos ocorreu na manhã de sexta-feira, 16, numa sala da carceragem de Curitiba.

Os empreiteiros estão todos numa cela, têm horários de tomar banho e sol iguais. Youssef, não. Faz tudo separado. Não deveriam encontrar-se. Mas sempre se dá um jeitinho de se falarem.

Por Lauro Jardim

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

19:32 \ Congresso

Contagem de votos

Preocupado

Cunha preocupado

Eduardo Cunha fez uma conta que o deixou preocupado. Se o PT (69 deputados) tiver o apoio do PRB (21), do PDT (19), e da maioria do PR (34), sua candidatura à presidência da Câmara começa a se complicar.

Chinaglia já conta com o apoio do PSD (37), PCdoB (10) e PROS (11).

Além do PMDB (66), Cunha tem o apoio de  PTB (25), DEM (22), Solidariedade (15), PSC (12) e PHS (5). O PRB, por enquanto, está com ele.

(Atualização às 20:02: Eduardo Cunha telefonou para dizer que não fez a conta, e que terá os votos da maioria do PSD).

Por Lauro Jardim
18:21 \ Governo

Chanceler no hotel

Vieira, o hóspede

Vieira, o hóspede

Mauro Vieira vai morar em um hotel, em Brasília, até que a reforma da casa a que tem direito na Península dos Ministros fique pronta.

Por Lauro Jardim
18:00 \ Internacional

Gesto de filiada

Dilma, na posse: quase uma integrante do MAS

Dilma, na posse: quase uma integrante do MAS

O punho cerrado estendido, gesto feito por Dilma ao lado de Evo Morales, durante a posse dele, é exclusivo dos integrantes do MAS, partido do boliviano.

Na Bolívia, o gesto é tão simbólico que, em cerimônias oficiais, os ministros de Evo que não são filiados ao MAS não estendem o punho fechado.

Dilma, sabe-se lá por quê, resolveu aderir.

Por Lauro Jardim
17:59 \ Internacional

Embaixador do Planalto

Para o Planalto, Bolívia já tem novo embaixador

Para o Planalto, Bolívia já tem novo embaixador

A propósito, o Palácio do Planalto atropelou de vez o Senado Federal, que até hoje não aprovou a escolha do próximo embaixador brasileiro em La Paz. O site do Planalto publicou ontem uma entrevista com o diplomata Antônio José Rezende de Castro, tratando-o como embaixador do Brasil na Bolívia.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Ricardo Ferraço, bateu o pé que não aprova o nome enquanto não for concluída a sindicância contra o diplomata Eduardo Saboia, que trouxe o boliviano Roger Pinto Molina ao Brasil.

Por Lauro Jardim
17:28 \ Congresso

Dissidência no PSD

Sóstenes vai de Cunha

Sóstenes vai de Cunha

A exemplo de quase todos os partidos na eleição da presidência da Câmara, o PSD não vai marchar unido para os braços de Arlindo Chinaglia.

O pastor Sóstenes Cavalcante, eleito pelo Rio de Janeiro com o apoio de Silas Malafaia, está revoltado com Rogério Rosso, o futuro líder do PSD, que não o consultou.

Diz que, no Rio, a bancada do PSD será quase toda Eduardo Cunha, e questiona a decisão de Rosso:

- Apesar de o líder ter comunicado formação de bloco, ele não tem assinatura de mais da metade da bancada, conforme manda o regimento.

Por Lauro Jardim
16:22 \ Brasil

Depoimento de Venina

venina

Novo depoimento à PF

A ex-gerente de Abastecimento da Petrobras, Venina Velosa da Fonseca, voltará a prestar depoimento no dia 4 de fevereiro para os investigadores da Lava Jato.

Por Lauro Jardim
15:28 \ Partidos

Os Brizola ficam

brizola neto

Mudança de partido descartada

A família Brizola – Brizola Neto, Juliana Brizola e Leonel Brizola Neto – decidiu que não sairá do PDT. Sondagens do PSOL e do PTB  não animaram o trio.

Por Lauro Jardim
14:29 \ Partidos

O destino de Moreira

Moreira: na Ulysses Guimarães

Moreira: na Ulysses Guimarães

Moreira Franco assumiu a presidência da Fundação Ulysses Guimarães, com a missão de fortalecer o PMDB no governo federal. Mas não é tudo. Michel Temer continua empenhado em um posto para Moreira no segundo escalão do governo.

Por Lauro Jardim
13:38 \ Brasil

Risco de intervenção

Coutinho nomeou assessores jurídicos

Coutinho nomeou assessores jurídicos

A Paraíba corre risco de sofrer intervenção federal, caso Ricardo Coutinho continue a descumprir duas decisões tomadas em 11 de dezembro pelo STF – uma do plenário e outra de Luis Roberto Barroso – que determinaram a exoneração imediata de 48 servidores comissionados que atuam como assessores jurídicos do governo, função exclusiva dos procuradores de estado.

Coutinho pode responder ainda por improbidade administrativa e crime de responsabilidade se insistir em manter os servidores.

Barroso e Cármen Lúcia, que já foram procuradores estaduais, têm acompanhado o tema de perto.

Por Lauro Jardim
12:22 \ Brasil

Missão Cerveró

Cerveró, fera ferida

Cerveró, uma fera ferida

Delcídio Amaral recebeu esta semana de Lula uma missão espinhosa: acalmar Nestor Cerveró.

Ao longo do ano passado, Cerveró procurou Delcídio em diversas ocasiões, dizendo-se com medo e pedindo respaldo.

(Atualização, às 14:27: Delcidio Amaral entrou em contato para negar que tenha recebido tal missão de Lula).

Por Lauro Jardim
11:28 \ Congresso

Contra Cunha

Jutahy não vai com Cunha

Jutahy não vai com Cunha

Se Júlio Delgado não passar ao segundo turno na eleição da presidência da Câmara, alguns tucanos, como Jutahy Magalhães e Otávio Leite, não votariam em Eduardo Cunha.

Entre os tucanos, há quem argumente que será mais útil ao PSDB um Eduardo Cunha magoado com o governo no plenário do que um Eduardo Cunha todo-poderoso disposto a atropelar a oposição na presidência.

Por Lauro Jardim
11:27 \ Congresso

PSDB preocupado

PSDB: 29 novos deputados

PSDB: 29 novos deputados

A propósito, o PSDB está preocupado com a falta de pragmatismo de seus 29 novos deputados federais que tomam posse no próximo dia 1o. de fevereiro. A bancada tem 54 parlamentares.

O partido teme que os novatos não aceitem votar em Eduardo Cunha em um eventual segundo turno contra Arlindo Chinaglia e acabem beneficiando do PT.

Por Lauro Jardim
10:26 \ Brasil

Hora de segurar

pezao

Tesoura na propaganda

Luiz Fernando Pezão cortou em 50% os gastos com propaganda este ano, em comparação com o ano (eleitoral) passado.

Por Lauro Jardim
9:27 \ Diversos

As mais pirateadas

editora record

Record: 627 links irregulares na internet

Um levantamento da Associação Brasileira de Direito Reprográfico (ABDR), que combate a pirataria de livros, mostra as editoras que mais sofreram com links piratas na internet na primeira quinzena de 2015.

Dos 3 980 links irregulares removidos pela ABDR neste ano, 627 eram de livros da Editora Record, a mais atingida. A seguir vêm Ediouro, com 451 links, e Intrínseca, com 415.

Depois de crescer 46% em 2013, a pirataria literária no Brasil desacelerou em 2014. No ano passado a ABDR identificou aumento de apenas 1,5% na pirataria de livros online.

Por Lauro Jardim
8:33 \ Economia

Em negociação

eike

Eike: conversas com Tanure

As conversas entre Nelson Tanure e Eike Batista em torno da OGPar (ex-OGX), ou do que restou dela, andam intensas.

Por Lauro Jardim

Alô, a Dilma, por favor?

Dilma e Evo: relação pouco amistosa

Dilma e Evo: relação pouco amistosa

Dilma poderia aproveitar que voltou às boas com Evo Morales e, no segundo mandato, passar a atender os telefonemas do boliviano.

Em duas ocasiões, Evo ligou e Dilma nem veio ao telefone.

Por Lauro Jardim
6:25 \ Televisão

A novela continua

Xuxa: negociação longa

Xuxa: negociação longa

Xuxa e a Record continuam negociando. Uma decisão final, no entanto, é esperada apenas a partir de fevereiro. E com a Globo? Por enquanto, Xuxa aguarda a resposta da emissora para o programa que quer fazer por lá.

Por Lauro Jardim
6:02 \ Brasil

Licença prorrogada

Machado: mais um mês?

Machado: mais um mês?

Sérgio Machado tem dito aos mais próximos que irá renovar ainda por muito tempo sua licença da presidência da Transpetro.

Por ter sido citado por Paulo Roberto Costa, Machado licenciou-se em novembro por 30 dias. Desde então, vem renovando mensalmente o pedido. Ontem, renovou de novo até março.

Por que Dilma Rousseff aceita manter um interino por tanto tempo no cargo de uma das maiores empresas do Brasil é um enigma – que talvez só a aliança com Renan Calheiros possa explicar.

Por Lauro Jardim

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

19:47 \ Brasil

O depoimento de Cerveró

Cerveró: mais magro

Cerveró: preso em Curitiba

O depoimento de Nestor Cerveró à Polícia Federal só será realizado na segunda-feira. A PF ainda está analisando materiais para fazer os questionamentos devidos ao ex-diretor da Petrobras.

Por Lauro Jardim
19:22 \ Judiciário

CNJ procura nova sede

Lewandowski: em busca de nova sede

Lewandowski: em busca de nova sede

O CNJ busca uma nova sede em Brasília, para tentar resolver o problema que caiu no colo de Ricardo Lewandowski. O atual prédio, da União, necessita de reformas de grande escala em vários andares.

Apesar da perspectiva de ser um aluguel de valor alto, há pouca concorrência.

Até agora, o único prédio em vista é um centro empresarial também ocupado por outros órgãos, na Asa Norte.

Por Lauro Jardim
18:34 \ Brasil

Acordo difícil

cid gomes

Reunião preocupante para os empresários

Na visão dos presidentes dos grandes grupos de educação superior do Brasil foi ruim a reunião que tiveram ontem (leia mais aqui) com Cid Gomes para tratar da encrenca do Fies. Uma nova reunião está marcada para quarta-feira que vem.

Por Lauro Jardim
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados