Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Twitter quer levantar 1 bilhão de dólares com IPO

Empresa divulga renda anual de 253,6 milhões de dólares, com prejuízo líquido de 69,3 milhões de dólares

O Twitter apresentou nesta quinta-feira os documentos necessários para prosseguir com sua oferta inicial de ações (IPO). Como esperado, os dados confidenciais da empresa tornaram-se públicos e mostram que a receita do microblog entre junho de 2012 e junho de 2013 foi de 253,6 milhões de dólares, com um prejuízo líquido de 69,3 milhões de dólares. As informações revelam que o Twitter pretende levantar 1 bilhão de dólares com sua entrada na bolsa de valores.

Ainda de acordo com o documento, ao todo, 75% de seus quase 220 milhões de usuários ativos por mês são oriundos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Eles foram responsáveis por 65% da receita da companhia proveniente de anúncios e posts patrocinados no serviço.

Leia também:

Com IPO, Twitter terá de voar mais alto

No Brasil, fundador do Twitter garante: “Facebook não me preocupa”

Twitter, 7 anos: 200 milhões de usuários e um grande desafio

Os números estão aquém das estimativas feitas por analistas de mercado, que esperavam uma receita de 583 milhões de dólares com base no inventário de publicidade do Twitter. A revelação pode afetar o valor de avaliação da empresa, que girava em torno dos 15 bilhões de dólares antes da divulgação dos dados pela SEC (Securities and Exchange Commission, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos).

Com a apresentação dos documentos, o Twitter pode cumprir sua meta de finalizar todo o processo de abertura de capital até o começo de novembro, possibilitando a comercialização de ações ainda em 2013. Para adiantar seu IPO, a companhia se aproveitou de uma lei sancionada no ano passado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que permite fornecer informações mais detalhadas da oferta pública aos investidores somente às vésperas do seu lançamento na bolsa. Essa estratégia é valida apenas para companhias que possuem faturamento anual inferior a 1 bilhão de dólares.