Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘The Daily’, primeiro jornal para iPad, chega ao fim

Rupert Murdoch, comandante da News Corp., afirma que publicação não atingiu 'bom índice de audiência'. Projeto durou quase dois anos

A News Corp., conglomerado de comunicação comandado pelo australiano Rupert Murdoch, anunciou nesta segunda-feira o fim do primeiro jornal criado exclusivamente para o iPad, o The Daily. Após quase dois anos de fraco desempenho, a publicação será removida completamente da loja de aplicativos para o tablet da Apple no próximo dia 15. “A tecnologia e recursos utilizados no projeto, incluindo alguns dos 120 funcionários, serão reaproveitados no tabloide New York Post“, afirmou o grupo em comunicado oficial.

Leia também:

News Corp lança jornal para iPad por 39,99 ao ano

Daily será lançado na Europa

O Daily foi apresentado ao mundo no dia 2 de fevereiro de 2011 pelo próprio Murdoch, presidente do conselho da News Corp. O modelo de negócios envolvia a venda de exemplares digitais avulsos por 0,99 dólares ou uma assinatura anual de 39,99 dólares.

A proposta era inovar com conteúdo exclusivo, incluindo grandes reportagens, vídeos, fotografias em 360 graus e infográficos interativos. Contudo, logo na primeira edição, diversas reportagens eram provenientes de agências de notícias – disponíveis em outras publicações.

“Desde o seu lançamento, The Daily foi um experimento audacioso e inovador na área de publicações digitais. Infelizmente, não conseguimos alcançar um bom índice de audiência para nos convencer de que o modelo de negócios utilizado poderia se sustentar em longo prazo”, disse Murdoch. “Vamos aproveitar o que aprendemos com esse projeto e aplicar os resultados às nossas publicações.”