‘The Daily’, primeiro jornal para iPad, chega ao fim
Rupert Murdoch, comandante da News Corp., afirma que publicação não atingiu 'bom índice de audiência'. Projeto durou quase dois anos
A News Corp., conglomerado de comunicação comandado pelo australiano Rupert Murdoch, anunciou nesta segunda-feira o fim do primeiro jornal criado exclusivamente para o iPad, o The Daily. Após quase dois anos de fraco desempenho, a publicação será removida completamente da loja de aplicativos para o tablet da Apple no próximo dia 15. “A tecnologia e recursos utilizados no projeto, incluindo alguns dos 120 funcionários, serão reaproveitados no tabloide New York Post“, afirmou o grupo em comunicado oficial.
Leia também:
News Corp lança jornal para iPad por 39,99 ao ano
O Daily foi apresentado ao mundo no dia 2 de fevereiro de 2011 pelo próprio Murdoch, presidente do conselho da News Corp. O modelo de negócios envolvia a venda de exemplares digitais avulsos por 0,99 dólares ou uma assinatura anual de 39,99 dólares.
A proposta era inovar com conteúdo exclusivo, incluindo grandes reportagens, vídeos, fotografias em 360 graus e infográficos interativos. Contudo, logo na primeira edição, diversas reportagens eram provenientes de agências de notícias – disponíveis em outras publicações.
“Desde o seu lançamento, The Daily foi um experimento audacioso e inovador na área de publicações digitais. Infelizmente, não conseguimos alcançar um bom índice de audiência para nos convencer de que o modelo de negócios utilizado poderia se sustentar em longo prazo”, disse Murdoch. “Vamos aproveitar o que aprendemos com esse projeto e aplicar os resultados às nossas publicações.”