News Corp lança jornal para iPad por 39,99 ao ano
Diário voltado para o mercado americano terá cem páginas
A News Corp, um dos maiores conglomerados de mídia do planeta, enfim apresentou, nesta quarta-feira, seu tão esperado jornal para o tablet iPad, da Apple, o The Daily. O evento, organizado nos Estados Unidos, foi conduzido pelo presidente do conselho da empresa, o australiano Rupert Murdoch, que mostrou a primeira capa da publicação, que trata das recentes manifestações no Egito. A manchete: “Faraó em queda.”
De acordo com Eddie Cue, vice-presidente de serviços de internet da Apple, o modelo de distribuição funcionará por meio de assinaturas. A primeira opção sairá por 0,99 dólar por semana; já o pacote anual custará 39,99 dólares. Mas essa não deve ser a única fonte de renda da publicação. Ao apresentar uma página da editoria de moda, a equipe da News Corp apontou que links para lojas virtuais estarão disponíveis nas reportagens. Dessa forma, os leitores poderão adquirir os produtos com apenas um clique. A estratégia deve gerar lucro para a News Corp, que receberá um percentual das vendas concretizadas.
“O Daily é uma publicação nacional para iPad que criamos a partir de um rascunho”, disse Murdoch. O executivo aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento ao CEO da Apple, Steve Jobs, a quem o australiano atribuiu o papel de mudar o universo da tecnologia e da mídia. “Fiquei honrado pela Apple ter mostrado seu apoio neste empreendimento.”
Entre os recursos disponíveis na publicação, estão a apresentação de vídeos em alta resolução, fotos em 360 graus, versão em áudio de artigos e comentários, gráficos interativos e capacidade de compartilhamento de parte dos textos em redes sociais.
O projeto, que teve investimento inicial de 30 milhões de dólares, é uma iniciativa do grupo para ajudar na recuperação do segmento de notícias. No primeiro trimestre de 2010, apenas 30% da receita da News Corp veio de publicações. A publicação conta com cerca de 126 profissionais, incluindo jornalistas, fotógrafos, designers e programadores.
O Daily já está disponível na loja virtual de aplicativos da Apple, a App Store, no iPad. Usuários da operadora americana Verizon poderão acessar a publicação gratuitamente durante as duas primeiras semanas após o lançamento.