Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Por que o Facebook se tornou um gigante

Há uma mente genial por trás da rede. E também apostas corajosas, como a de permitir que desenvolvedores independentes criem aplicativos

Por Renata Honorato e Rafael Sbarai
26 nov 2010, 18h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os segredos do sucesso do Facebook não podem ser reduzidos a uma receita de bolo. Ocupar o posto de maior rede social do mundo é consequência da realização de um conjunto de ideias, desenvolvidas vagarosamente pela mente genial de um jovem de vinte e poucos anos: Mark Zuckerberg.

    Publicidade

    Leia também:

    Publicidade

    Leia também: Facebook vai sofrer para bater Orkut no Brasil

    O site nasceu como uma rede concentrada na quase pueril tarefa de comparar as garotas da Universidade de Harvard. Devido ao sucesso, fazer parte da comunidade se tornou um anseio entre os estudantes. Primeiro em Harvard, em seguida em Stanford, Columbia, Yale e MIT. Esse foi o fator propulsor dos primeiros momentos da rede, nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

    Publicidade

    Mas o que de fato catapultou a rede, que já ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários, foi a decisão de manter a sua API (application programming interface, ou interface de programação de aplicações) aberta a desenvolvedores independentes. “O Facebook foi uma das primeiras redes a permitir a criação de aplicativos baseados em seu código”, lembra Raquel Recuero, pesquisadora e professora da Universidade Católica de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A estratégia permite que o site se renove à medida que mais desenvolvedores criam jogos, enquetes e outras aplicações de interação.

    Continua após a publicidade

    Segundo números oficiais, mais de um milhão de desenvolvedores de 180 países utilizam atualmente a plataforma aberta para criar diferentes ferramentas. Ao todo, a rede social acumula 550.000 aplicações, utilizadas mensalmente por 350 milhões de cadastrados. O sucesso da tática fez com que Orkut e MySpace, seus principais concorrentes, adotassem – com atraso – o mesmo plano de ação.

    Publicidade

    Outro acerto do Facebook foi apostar na comunicação entre usuários, em suas mais variadas formas: texto, foto, vídeo, chat, linha do tempo, sistema de geolocalização. Esse mix transformou a rede em um novo espaço de comunicação, que dispensa a adoção de similares. Gilson Schwartz, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da rede Cidade do Conhecimento, sintetiza: “O Facebook promove a convergência de tecnologias”.

    Nem todas as inovações, é claro, brotam da cabeça de Zuckerberg. O último mas não menos importante talento do Facebook é reproduzir em seu ambiente (boas) ideias surgidas em outros serviços. Não é por acaso que o seu Feed de notícias (lista de atualizações dos amigos) guarda semelhanças com o Twitter, seu Places (sistema que informa a localização geográfica do usuário) é aparentando do Foursquare e o seu Messages (recurso que integra e-mail, SMS e chat) tem semelhanças com o Gmail. Há quem condene a prática de copiar ideias alheias. Zuckerberg parece ter inteligência suficiente para saber que isso, na verdade, é um talento.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.