Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Os desafios da Apple com o lançamento do Vision Pro

Depois de acompanhar muitos concorrentes morrerem na praia no mercado da realidade virtual, a companhia decidiu que era hora de entrar no jogo

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 jun 2023, 14h03 - Publicado em 9 jun 2023, 06h00

A Apple, que quase sempre esteve na vanguarda das inovações, agora aprendeu a esperar. Depois de acompanhar muitos concorrentes morrerem na praia com lançamentos de realidade virtual, o VR, na sigla em inglês, a companhia finalmente decidiu que era hora de entrar no jogo. Na segunda-feira 5, o CEO Tim Cook anunciou o Vision Pro. Parecido com óculos de esqui futurista, o equipamento permitirá aos usuários visualizar o conteúdo digital de forma imersiva por meio de controle de voz, olhar e gestos com as mãos. Será lançado no primeiro trimestre do ano que vem com preço inicial de exagerados 3 499 dólares. “É o primeiro dispositivo no qual você olha através e não para onde”, disse Cook na apresentação, já sem o lendário charme provocador de Steve Jobs. A estrutura de alumínio e vidro abriga sensores, câmeras e alto-falantes integrados. Com o Vision Pro, a Apple oferecerá ampla gama de experiências, de jogos com a marca Disney até videoconferências e reuniões de trabalho, incluindo interação com aplicativos da Microsoft. A Meta, de Mark Zuckerberg, fez promessa semelhante com o Quest Pro, mas não foi muito longe. Resumo da ópera, no mundo das coisas reais: os tubarões do Vale do Silício apostam em um mercado avaliado em 4,1 bilhões de dólares em 2022 e que pode alcançar 6 bilhões de dólares em 2030. Mas não será tarefa fácil vencer na brincadeira. Mesmo os mais fanáticos usuários de tecnologia olham desconfiados para os óculos modernosos — logo depois do lançamento, as ações da Apple caíram ligeiramente. É ver para crer.

Publicado em VEJA de 14 de Junho de 2023, edição nº 2845

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.