Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jony Ive é promovido para controlar ainda mais a direção dos produtos da Apple

Agora como diretor de design, ele se livrará de questões de gestão, administrativas e burocráticas, para focar apenas no desenho das criações da marca do Vale do Silício

Uma das mentes por trás do gigantesco sucesso da Apple, Jony Ive, inglês responsável pelo desenho dos produtos da empresa, passou hoje de vice-presidente sênior de design para diretor de design, cargo aberto especialmente para ele. Na prática, conquistou o que desejava desde que ingressou na companhia há mais de 20 anos: abandonar as funções executivas, das quais tem asco, para se dedicar ao que sabe fazer melhor, arte. Ive sempre se viu como um artista, não como um vice-presidente de uma multinacional. A proposta da mudança de cargo é justamente lhe dar mais tempo para se dedicar a suas criações. Aliás, essas são muitas. Ive acumula mais de 5 000 patentes em seu nome, o que fez com que ele fosse bem-definido como o melhor designer da sua geração pelo seu chefe, Tim Cook, CEO da empresa.

A genialidade de Ive caracteriza a leveza, funcionalidade e simplicidade de Macs, iPhones, iPads e Apple Watchs, como foi lembrado nesta matéria recente de VEJA. No início dos anos 2000, Steve Jobs, fundador da Apple, e Jonathan Ive entraram numa loja de utensílios de cozinha atraídos pela beleza das peças. Ive pegou uma faca que chamara sua atenção, mas, decepcionado, a pôs de volta no mostruário. Jobs fez o mesmo movimento. “Ambos notamos que havia um restinho de cola entre o cabo e a lâmina”, relembraria Ive. “Steve e eu damos importância a coisas desse tipo, que destroem a pureza e maculam a essência de um produto.”

Leia também:

O que esperar do relógio inteligente da Apple

Eu entrevistei o CEO da Apple. O outro

O designer é responsável pela aparência de produtos como iPod, iPhone e iMac, e também pelo redesenho do software iOS7, em 2012. Com o novo posto, poderá ir além ao focar em áreas da empresa que antes ficavam fora de sua alçada, como as lojas Apple Store (que devem passar por uma reformulação de design), as embalagens físicas dos produtos e o projeto da nova sede da empresa, que deve ficar pronta em 2017.

O seu antigo posto de vice-presidente será repartido entre os designers Richard Howarth e Alan Dye, que vão assumir as funções gerenciais e administrativas que eram de responsabilidade de Ive.

(Da redação)