Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

iPhone 5s dourado é vendido por 10.000 dólares no Ebay

Preço é para a versão mais simples do smartphone, de 16 GB, vendida por 199 dólares em contrato de dois anos com operadoras americanas

O iPhone dourado virou artigo de colecionador. Lançado na última sexta-feira, o smartphone já sumiu das lojas da Apple e das operadoras de telefonia celular, o que levou alguns de seus poucos proprietários a pensarem em revender os aparelhos em shoppings virtuais. A prática não é proibida. E os preços impressionam. No site americano de leilões Ebay, por exemplo, um modelo de 16 GB – o mais simples – chegou a ser vendido por 10.000 dólares. O valor do produto em plataformas similares de comércio eletrônico flutua entre 1.100 dólares e 2.550 dólares, dependendo do número de lances dos usuários.

Leia também:

Apple reconhece falha de segurança do iOS 7

Faltam iPhones 5s dourados nas lojas

Vídeo: Novo iPhone sai quase de graça no Japão

Descubra se seu iPhone, iPad ou iPod é compatível com o iOS 7

Nas lojas oficiais, o iPhone 5s com 16 GB custa 199 dólares em contrato de dois anos com as operadoras americanas. A versão desbloqueada, ainda não disponível no mercado, custará 649 dólares e aceitará chips de qualquer operadora.

Os motivos pela escassez ainda não foram esclarecidos, mas diversos analistas do setor de tecnologia apontam que a Apple enviou poucas unidades às lojas. O intuito seria aumentar o interesse pelo aparelho, causando uma procura maior nas revendas oficiais. Sem oferecer muitas explicações, a companhia admitiu nesta segunda-feira que todos os modelos da linha 5s estão em falta, mas que logo haverá reposição dos produtos.

Em julho, fontes do site chinês Digitimes, afirmaram que a companhia enfrentou atrasos em suas linhas de montagem. O problema teria obrigado os fornecedores a atrasar a fabricação dos dispositivos para julho – o que teria resultado na entrega de lotes menores do que o esperado.