Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

iPhone 4S não terá impacto imediato no Brasil, diz analista

Repetir design da versão anterior pode prejudicar futuro do smartphone

Por James Della Valle e Rafael Sbarai
5 out 2011, 07h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Apple apresentou nesta terça-feira uma nova versão de seu smartphone, o iPhone 4S. Apesar da novidade, o novo aparelho não deve produzir um impacto imediato no mercado brasileiro. Esta é a avaliação de Bruno Freitas, da consultoria especializada em análise de mercado IDC.

    Publicidade

    O analista aponta ao menos um grande obstáculo ao sucesso do iPhone 4S no país. A chegada do novo smartphone lançou uma espécie de balde de água fria sobre as expectativas de especialistas e, provavelmente, consumidores. Ambos esperavam um aparelho com visual renovado, mas o novo modelo mantém o design de seu antecessor, o iPhone 4. Mesmo com recursos bem mais avançados, como um processador de dois núcleos, câmera de 8 megapixels e uma antena de melhor qualidade, o produto não surpreendeu.

    Publicidade

    A prova foi o comportamento do mercado de ações, que reagiu de forma negativa ao anúncio. Os papéis da companhia sofreram queda na bolsa de Nova York, caindo 19,25 dólares e chegando a 356,14 dólares. “O mercado queria mais nesta terça-feira”, diz Freitas.

    Leia também

    Publicidade

    Apple apresenta o iPhone 4S

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Com iCloud, Apple inicia guerra na nuvem

    Publicidade

    Oito recursos imperdíveis do sistema iOS 5

    Publicidade

    Steve Jobs não é mais CEO da Apple

    Continua após a publicidade

    EnqueteO que mais chamou a sua atenção no iPhone 4S?

    Outro ponto a ser observado, segundo o analista, é o tamanho dos estoques brasileiros do iPhone 4. “O Brasil tem um público apaixonado pela Apple, mas lojas e operadoras ainda têm um volume grande da primeira versão do iPhone 4 nas prateleiras”, diz o especialista. “Primeiro, vão pensar em estratégias para se livrar do excesso de estoque.”

    É possível também que o fato de a Apple não ter apresentado o tão esperado iPhone 5 leve concorrentes a acelerar seus próprios lançamentos. “A Apple abriu espaço e agora a concorrência fica cada vez mais acirrada. A Samsung, por exemplo, já tem produtos que conseguem competir”, diz Freitas. Ao fim das contas, quem ganha é o consumidor.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.