Clique e assine com 88% de desconto

‘Internet é o futuro da espiritualidade’, diz ator de The Office

SoulPancake, projeto on-line do comediante Rainn Wilson, atrai mais de 1 milhão de visitas por mês, vira livro e ganha versão para o cinema

Por Renata Honorato, de Austin - 11 mar 2012, 11h38

“Entrei no Twitter e muitas pessoas passaram a me seguir. Me senti como o Hitler, mas no bom sentido” – Rainn Wilson, o Dwight Schrute de The Office

A palestra conduzida pelo ator Rainn Wilson, o Dwight Schrute da série The Office, atraiu milhares de visitantes durante o South by Southwest (SXSW) deste ano. O tema não podia ser mais oportuno: a origem do SoulPancake, um serviço on-line, cujo objetivo é responder perguntas complexas ligadas a espiritualidade, religião, arte e filosofia.

O site de Wilson está no ar desde 2009. Sua popularidade fez com o que o serviço virasse um livro homônimo e ganhasse uma versão para o cinema, ainda em produção.

“É bom estar aqui. Austin é uma cidade movimentada culturalmente e essa plateia está repleta de designers e gênios da computação. Isso faz com que eu me sinta estranho no palco”, disse o comediante ao dar início à apresentação.

Publicidade

Segundo Wilson, o SoulPancake é uma jornada criativa e uma forma de expressão. Ao longo de sua palestra de pouco mais de uma hora, o ator contou sobre as suas primeiras experiências na rede, relembrou com humor a época da conexão discada e brincou com a descoberta das redes sociais. “Entrei no Twitter e muitas pessoas passaram a me seguir. Me senti como o Hitler, mas no bom sentido.”

O ator explica que a ideia de criar o SoulPancake surgiu a partir de uma necessidade. “Precisava de um espaço onde pudesse me expressar”, disse. O nome do site surgiu à toa. “Fui buscar um domínio e pensei misturar algo complexo a uma comida. Cheguei a considerar o nome Metaphysical Milkshake, mas acabei ficando com o SoulPancake mesmo.”

O objetivo do comediante na ocasião era criar uma plataforma de debate. “Os humanos sempre tiveram a obrigação de buscar a verdade sozinhos”, explicou Wilson. “Usei a minha formação cultural para desenvolver esse serviço”

Plateia acompanha apresentação de Rainn Wilson no SXSW
Plateia acompanha apresentação de Rainn Wilson no SXSW VEJA

Criar um site é uma arte, já que exercita a criatividade. Mas as pessoas precisam de inspiração para desenvolver esses projetos. “A minha professora de inglês do colégio foi a minha grande inspiração. Hoje ela é colunista do SoulPancake”, afirmou Wilson. Otimista em relação à rede, o ator acredita piamente que a internet pode promover debates positivos, criativos e servir como uma ferramenta de extensão à conversa. “As pessoas querem compartilhar suas experiências. Dividir conhecimento é uma forma de amar uns aos outros”, disse.

Publicidade

Segundo o ator, a internet é o futuro da espiritualidade. Ela promove a união das pessoas de interesse comum. Para ilustrar a sua tese, Wilson comparou a rede a um fanzine. “Quando tinha 18 anos comprei um fanzine do REM, uma banda que gostava muito. Passei horas com aquele material, porque ele me mostrou que haviam no mundo outras pessoas que pensavam e agiam como eu.”

O comediante afirmou que seu grande objetivo é ajudar a inspirar as pessoas através de sua jornada espiritual. Apesar da seriedade de sua palestra, Wilson não perdeu a oportunidade de fazer uma piada: “Além de todos esses aspectos positivos da internet, ela ainda pode lhe render milhões dólares.”

Atualmente, o SoulPancake possui mais de 1 milhão de visitas por mês, 100.000 comentários, 5.000 perguntas e mais 60.000 seguidores no Twitter e no Facebook. O site também está presente no YouTube através de um canal exclusivo. Para usar o serviço, o internauta só precisa criar uma conta e publicar a sua grande pergunta. Em seguida, a própria comunidade se encarrega de buscar as melhores respostas.

Leia mais:

Publicidade

Começa o maior festival geek do mundo

Geeks do SXSW movimentam economia da pacata Austin

‘Google + não é uma rede social’, diz Vic Gundotra

Games ganham área especial em festival de tecnologia

Publicidade