Facebook deve lançar ‘leitor social’ para competir com Flipboard
Produto permite que usuários reúnam notícias de diversas fontes
Depois de anunciar o recurso de vídeo para o Instagram, o Facebook deve divulgar em breve um “leitor social”, segundo reportagem do periódico econômico Wall Street Journal. O projeto, que estaria sendo liderado por Michael Matas, ex-Apple e ex-Nest, tem como objetivo competir com o Flipboard, que em maio registrou 50 milhões de usuários. O objetivo do produto é permitir aos usuários agregar e ler notícias de diversas fontes, como jornais, revistas, blogs e redes sociais, entre outras.
Leia tambérm:
Vídeo chega ao Instagram no momento certo, diz criador
Facebook anuncia vídeos com filtros para o Instagram
O Facebook Reader, como deve ser chamada a ferramenta, está sendo produzido há um ano. O projeto é acompanhado de perto pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg. O executivo, inclusive, tem avaliado todas as fases do leitor, revisado o design e sugerido mudanças pessoalmente à equipe envolvida no desenvolvimento. De acordo com o WSJ, o produto funcionará nos tablets e nos smartphones. Não está claro, contudo, se o Facebook Reader será um aplicativo, como o próprio Flipboard, ou se o produto será um recurso dentro da rede. Para o projeto, a equipe de desenvolvido investiu muito tempo avaliando fontes de distribuição de conteúdo e como esse material pode ser compartilhado dentro do Facebook. Ainda não há uma data para que o novo produto seja lançado, mas tendo em vista toda a dedicação de Zuckerberg, o bom desempenho do Flipboard e o fim do Google Reader, em 1º de julho, a expectativa é de que o novo serviço seja anunciado nos próximos meses.