Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Celulares do Rio ganharão um dígito em 2013

Municípios com DDD 21, passarão a ter o 9 à frente dos números atuais. Segundo a Anatel, 39 cidades do Vale do Paraíba, em São Paulo, também passarão pela mudança

O Rio de Janeiro será o segundo estado do país a ter números de celulares com nove dígitos. Seguindo o exemplo de São Paulo, que desde 29 de julho tem o “9” à frente dos números de telefonia móvel, a partir de 2013, os celulares com o DDD 21 terão o dígito acrescentado automaticamente ao início do número atual.

A mudança valerá apenas para celulares. Segundo a Anatel, a modificação é obrigatória, gratuita e a cargo das operadoras. A medida tem como objetivo dobrar a oferta de números de celulares. Segundo a Anatel, o país já tem 256 milhões de linhas de telefonia móvel.

Antes da transformação nos números nas cidades fluminenses, porém, a mudança será ampliada no estado de São Paulo. A Anatel informa que 39 cidades do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, vão receber o 9 à frente do número de celular. Uma reunião dentro de 15 dias vai detalhar o cronograma de implantação da medida nas áreas com maior volume de celulares no país.

Celulares e internet são um mercado em franca expansão no Brasil. A velocidade desse crescimento cria também algumas preocupações para as autoridades que devem zelar pela qualidade do serviço. A falta de investimento na estrutura de telefonia levou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a suspender as vendas de três operadoras, diante do número de reclamações e do alto índice de queda nas ligações. Em 2011, de acordo com a Anatel, foram habilitadas 3.669.425 novas linhas de telefone celular no país. Na quinta-feira (19) a Anatel divulgou dados atualizados de 2012. O país atingiu, em agosto de 2012, 257,9 milhões de linhas celulares.

LEIA TAMBÉM:

Celulares de SP terão nove dígitos a partir deste domingo

Pnad 2011: Mais de 69% da população brasileira têm celular