Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

App do Google usa câmera para traduzir textos em tempo real

Atualização permite ainda identificação automática de idiomas durante conversa para tradução

Por Da Redação 14 jan 2015, 13h56

O Google começou a escrever nesta quarta-feira mais um capítulo de sua jornada para se tornar a mais completa ferramenta de tradução universal. Uma atualização do app Google Tradutor permite que, ao apontar a câmera do smartphone para um texto, em uma placa de sinalização, por exemplo, o usuário veja na tela de seu celular uma versão já traduzida do texto, em tempo real. O recurso deve entrar no ar nos próximos dias para sistemas Android e iOS.

Por enquanto, os idiomas disponíveis para tradução são inglês, português alemão, espanhol, francês, italiano e russo. Em comunicado, a empresa afirmou que já está trabalhando para ampliar o número de línguas.

Outro novidade que acompanha a atualização do app é o reconhecimento do idioma usado em uma conversa. Esse recurso, de acordo com o Google, permite que as traduções de voz em tempo real se tornem mais rápidas e fluidas durante um bate-papo.

Para que o programa distingua o idioma, basta o usuário tocar o ícone de microfone uma vez ao iniciar a conversação. O app automaticamente escaneará o conteúdo e oferecerá a tradução selecionada durante toda a interação. Essa atualização do Google pode ser uma resposta ao Skype, que anunciou na semana passada o teste da tecnologia que traduz conversas de inglês para o espanhol em tempo real.

Continua após a publicidade
Publicidade