Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Após Threads, TikTok é o mais novo concorrente do antigo Twitter

Aplicativo da chinesa ByteDance passou a permitir postagens em texto

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jul 2023, 19h39 - Publicado em 26 jul 2023, 16h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde que Elon Musk comprou o Twitter, agora chamado apenas de X, novos aplicativos têm surgido para herdar os usuários incomodados com mudanças feitas pelo bilionário. Agora, mais um aplicativo entrou nessa lista. O Tiktok, da empresa chinesa ByteDance, passou a permitir postagens de texto em seu feed. 

    Publicidade

    “Hoje temos o prazer de anunciar a expansão das postagens de texto no TikTok”, diz o comunicado publicado no blog da empresa na última segunda-feira, 24. “Com posts de texto, estamos expandindo os limites da criação de conteúdo para todos, dando à criatividade escrita que vimos em comentários, legendas e vídeos um espaço dedicado para brilhar.”

    Publicidade

    A rede é conhecida pelos vídeos curtos altamente personalizáveis e as postagens de texto seguem esse estilo. Com um limite máximo de 1.000 caracteres, os usuários podem criar posts com fundos e letras em cores diferentes, adicionar stickers, músicas e hashtags, além de marcar outros usuários. 

    A empresa não é a primeira a tentar conquistar os usuários da rede antes representada pelo pássaro azul. Depois de plataformas como Koo, News Post, Spill, Mastodon e BlueSky, o Threads, lançado pela Meta, empresa que detém os sucessos do Instagram e do Facebook, foi o primeiro a realmente ameaçar Musk. Contudo, após um lançamento bombástico nas primeiras semanas de julho, o aplicativo ainda terá que lutar para manter os usuários engajados, especialmente sem a mesma capacidade de incendiar notícias e debates. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O insucesso dessas redes não se deu por falta de ousadia do dono das gigantes Tesla e SpaceX. Antes de mudar o nome e o logo da rede social que manteve a mesma identidade por 17 anos, o excêntrico bilionário demitiu funcionários, alterou algoritmos, reduziu o time de mediação de conteúdo, passou a exigir pagamento para selos de verificação, criou um sistema de assinaturas e, em contrassenso, limitou o número de tweets que os usuários poderiam ler diariamente. 

    Por enquanto, é incerto se a novidade no TikTok terá algum sucesso.  Em meio à disputa e a confusão dos especialistas, restará ao tempo responder se haverá mesmo um herdeiro ou se a internet, enfim, deixará de ser social.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.