Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Um quarto das pessoas que passam por cirurgia sente-se pior após um ano

E uma em cada sete passa a sentir mais dores e problemas físicos que antes

Pelo menos um quarto das pessoas que passam por cirurgias ficam (ou se sentem) piores depois de um ano. O resultado foi apresentado por uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Maastricht, na Holanda, e publicada nesta quarta-feira no British Journal of Surgery.

A mesma pesquisa informa que uma em cada sete pessoas sente mais dores e problemas físicos e emocionais um ano depois da cirurgia do que sentia antes. O estudo foi realizado com 401 pacientes (216 mulheres e 185 homens) com idade média de 54 anos, que passaram por cirurgias eletivas – de cirurgias ortopédicas a cirurgias plásticas. “Ficou demonstrado que 15% dos pacientes continuam relatando mais dor e problemas físicos e emocionais mesmo um ano após a cirurgia, e que 24% afirmam ter menos vitalidade”, diz o médico Madelon Peters, um dos autores do estudo.

Segundo Peters, um bom indicativo dos níveis de dores que o paciente irá enfrentar após a operação são os primeiros quatro dias do pós-operatório. Dores mais agudas estão relacionadas com um recuperação mais demorada.

“É claramente importante monitorar a recuperação dos pacientes nos seis meses seguintes à cirurgia. Uma recuperação deficitária neste período pode ter consequências duradouras”, diz Peters.