Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Sem sono? Conheça as músicas que ajudam na hora de dormir

Nova pesquisa descobriu que ouvir música antes de ir para a cama pode ser um bom recurso para evitar a insônia

Por Da Redação
15 nov 2018, 16h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você é uma daquelas pessoas que não consegue fazer nada sem música? Saiba que não está sozinho, basta olhar para os lados na rua e será possível encontrar diversas pessoas com fones de ouvido. Desde que você seja cuidadoso com o volume e tempo de uso dos aparatos de som, a música pode ser um excelente calmante, sendo capaz de ajudar até mesmo indivíduos que sofrem com problemas de sono, como a insônia.

    Isso acontece porque a música atua no sistema nervoso parassimpático – responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma -, permitindo que o ritmo do coração e da respiração diminuam, o que gera efeitos na pressão sanguínea. Aliás, um estudo publicado na revista PLOS ONE descobriu os melhores artistas para se ouvir durante a falta de sono, na lista estão grandes nomes da música clássica, como Mozart e Bach, até cantores mais modernos como o britânico Ed Sheeran.

    De fato a música pode ser muito útil em diversos momentos da vida. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado, , por exemplo, que ela pode tornar os treinos físicos mais eficientes, aumentar a produtividade no trabalho, reduzir os níveis de ansiedade, além de auxiliar no controle da dor. Apesar disso, quem deseja alcançar bons resultados no uso da música para afastar a insônia vai precisar ser um pouco paciente já que pode levar cerca de três semanas para que ela atinja o efeito completo.

    Além disso, segundo a Fundação do Sono, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que investiga os distúrbios do sono, não é qualquer gênero musical que traz esses benefícios, para que funcione o estilo deve ser familiar, ou seja, deve estar dentro das preferências pessoais de cada pessoa. Outra exigência para que o tratamento alternativo funcione é que o ritmo seja mais lento, entre 60 a 80 bpm.

     

    Uma escolha pessoal

    A pesquisa, que entrevistou 651 pessoas, descobriu que 62% dos participantes ouviam música para relaxar antes de dormir, alegando que isso ajudava a estimular o sono e permitia a exclusão de distrações externas. A playlist escolhida entre os entrevistados foi muito diversificada, apresentando 545 artistas de 14 gêneros; entre os mais populares estava o moderno Ed Sheeran, seguido por Bach, Mozart e Chopin – nomes da música clássica -, além de Brian Eno e Coldplay – artistas mais atuais. 

    Continua após a publicidade

    De acordo com o serviço de streaming Spotify, a lista de reprodução de sono de muitos usuários tinha o nome de Ed Sheeran, cujas as faixas mais populares ficam levemente acima da taxa ideal de batida por minuto (bpm) recomendada para o sono: Perfect, com 95 bpm; Shape of You, com 96 bpm; e Happier, com a menor batida por minuto: 90. Peças clássicas também são muito comuns em playlists criadas em plataformas de streaming.

    Apesar disso, a escolha musical deve estar associada ao gosto do indivíduo já que ouvir uma música da qual não se gosta pode causar stress e afastar ainda mais o sono. 

    Músicas para dormir

    Segundo o The Guardian, algumas músicas contemporãneas foram criadas justamente com intenção de atuar sobre o sono. Em 2015, por exemplo, o compositor Max Richter lançou Sleep, álbum que foi desenvolvido por neurocientista. No início do ano, Tom Middleton, que é DJ e produtor musical, tentou algo semelhante, investindo em uma batida mais eletrônica, sua área de experiência. Sleep Better, também foi criada com a colaboração de neurocientistas, baseou-se na vivência insone de Middleton.

    Já os especialistas em sono costumam indicar ritmos como o jazz, o clássico e o folk para quem está em busca do sono. Em entrevista ao site Today, Lyz Cooper, da Academia Britânica de Terapia do Som, recomendou a escolha de músicas que tenham 60 bpm ou menos, assim como músicas projetadas para relaxar já que as repetições de ritmos, frases musicais, tons baixos e lentos ajudam a relaxar. Outra escolha adequada são canções que trazem memórias positivas, pois proporcionam benefícios psicológicos. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.