Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Queijo e legumes são o ‘lanchinho’ ideal para crianças

Combinação pode ser até 72% menos calórica do que lanches não saudáveis, como os que incluem batata frita, e provoca saciedade por mais tempo

Os ‘lanchinhos’, feitos entre uma refeição e outra, podem ser os grandes vilões de uma alimentação saudável na infância. Isso porque existe uma imensa variedade de junk food – como bolachas, salgadinhos e refrigerantes – que costuma ser consumida nesses momentos do dia. Agora, um novo estudo americano sugere que o lanche ideal para crianças é a combinação de queijo com legumes, como cenoura e brócolis. O prato, além de ser 70% menos calórico do que uma porção de batata frita, por exemplo, provoca maior saciedade ao longo do dia e faz com que a criança consuma menos calorias na refeição seguinte.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Association of Nutrient-Dense Snack Combinations With Calories and Vegetable Intake

Onde foi divulgada: revista Pediatrics

Quem fez: Brian Wansink, Mitsuru Shimizu e Adam Brumberg,

Instituição: Universidade Cornell, Estados Unidos

Dados de amostragem: 200 crianças de oito a 12 anos

Resultado: Crianças que consomem queijos e vegetais na hora do lanche sentem-se mais saciadas do que aquelas que ingerem apenas vegetais e consomem menos calorias do que as que optam por batat frita.

O estudo, feito na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, foi publicado nesta segunda-feira na revista Pediatrics. Participaram do trabalho 200 crianças de oito a doze anos. Elas foram orientadas a consumir um dos quatro tipos de lanches estipulados pela pesquisa: apenas batata frita; apenas queijos; apenas legumes (cenoura, brócolis e pimentão); e queijos e legumes. As crianças poderiam ingerir os lanches na quantidade que desejassem, enquanto assistiam a um programa de televisão com duração de 45 minutos. Os pesquisadores mediaram o nível de saciedade das crianças perguntando para elas se estavam com fome – e qual a intensidade da fome – 20 minutos após terminarem o lanche.

Como os pesquisadores já esperavam, as crianças que consumiram apenas os vegetais foram aquelas que ingeriram as menores quantidades de calorias e as que receberam batatas fritas as maiores. Os participantes que receberam somente queijo e os que ingeriram o ‘combo’ com queijo e legumes consumiram aproximadamente as mesmas calorias – uma quantidade 72% menor do que o grupo da batata frita. Saciedade – No entanto, foram as crianças que receberam a combinação de queijos e legumes aquelas que relataram ter menos fome após lancharem. Segundo os pesquisadores, essa opção se mostrou a mais saudável, pois, além de ser muito menos calórica do que as batatas fritas, evita que a criança sinta fome e coma mais na refeição seguinte. Os pesquisadores explicam que, embora o queijo possa ter mais calorias do que os vegetais, ele é nutritivo (e também é rico em cálcio e proteína) e pode ser mais facilmente aceito pelas crianças do que refeições que têm apenas vegetais. A combinação com vegetais, afirmam os autores, é ideal pois os legumes são ricos em fibras e garantem a saciedade por mais tempo.