Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

MSD faz pedido de uso emergencial de antiviral contra Covid para Anvisa

Molnupiravir impede a replicação do SARS-CoV-2 e atua inclusive sobre as variantes Delta, Gamma e Mu

Por Paula Felix 26 nov 2021, 11h12

A Merck Sharp & Dohme (MSD) apresentou nesta sexta-feira, 26, o pedido de uso emergencial do antiviral oral contra a Covid-19 molnupiravir para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em estudos, o medicamento se mostrou 50% eficaz para reduzir internação e morte por Covid-19. Ele foi aprovado para uso no Reino Unido no começo deste mês.

O molnupiravir é um antiviral oral que impede a replicação do SARS-CoV-2 e as variantes Delta, Gamma e Mu. Em estudo divulgado no início de outubro, a farmacêutica informou que a medicação foi capaz de reduzir pela metade o risco de hospitalização ou morte pela infecção. A pesquisa contou com 775 participantes.

“As vacinas continuam senso essenciais no controle da Covid-19 e a disponibilização de tratamentos antivirais será uma forte aliada no combate à pandemia para reduzir as complicações pela doença”, disse Hugo Nisenbom, presidente da MSD no Brasil, em nota da empresa.

Uma reunião sobre a submissão do antiviral foi realizada entre a farmacêutica e a Anvisa na semana passada, uma etapa que costuma ocorrer antes da formalização do pedido.

Continua após a publicidade

Publicidade