Group 21 Copy 4 Created with Sketch.
Ao vivoAmarelas ao Vivo entrevista João Amoêdo, do Novo

Evento de VEJA também vai ouvir os presidenciáveis Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias (Podemos), Marina Silva (Rede) e Henrique Meirelles (MDB)

Morre o médico Alfredo Halpern, criador da dieta dos pontos

Endocrinologista tinha 74 anos e lutava contra um câncer. Halpern foi professor da USP e um dos fundadores de grupo destinado ao estudo da obesidade

Morreu nesta quarta-feira, aos 74 anos, o endocrinologista Alfredo Halpern, professor livre docente da Universidade de São Paulo (USP) e conhecido por ter criado a dieta dos pontos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas com metástase no fígado.

Ao longo de sua carreira, Halpern se tornou um nome de referência no tratamento contra a obesidade, sempre se posicionando contra dietas muito restritivas para emagrecer. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em 1966, e criou uma disciplina sobre obesidade na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Arquivo: Alfredo Halpern: o Dr. Regime lança livro e faz sucesso na TV

Entre os seus livros mais conhecidos está A Dieta dos Pontos, publicado pelo selo Saúde!, da Editora Abril. Nele, ele explica o sistema de emagrecimento que substitui calorias por pontos, permitindo ao paciente comer todos os tipos de alimentos, mesmo estando de dieta.

Halpern nasceu no dia 29 de agosto de 1941 em São Paulo e graduou-se em 1966 FMUSP. Lá, tornou-se professor, orientador de pós-graduação e atuou do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas. O médico deixa a mulher, Cintia Cercato, e cinco filhos filhos: Rogério, Renata, Karina, Bruno, Mariana. O médico era tratado pelo oncologista Fernando Maluf, chefe do departamento de oncologia do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.