Moderna inicia investigações para vacina contra varíola dos macacos
Empresa de biotecnologia verifica potenciais imunizantes contra a doença e diz que eventual vacina será baseada em RNA mensageiro

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou que investiga “potenciais vacinas” contra a varíola dos macacos (monkeypox, em inglês), zoonose viral capaz de infectar humanos que está causando um surto em países europeus, como Espanha, Portugal e Reino Unido. A análise ainda está em fase pré-clínica, mas a empresa não informou se é in vitro ou com animais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os dias 13 e 21 deste mês foram confirmados 92 casos da doença em 12 países fora da África central e ocidental, onde a infecção é endêmica.
Em nota, a Moderna disse que um eventual imunizante contra a doença terá como base a plataforma de RNA mensageiro, a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a Covid-19 da empresa.
A companhia informou que, em março deste ano, firmou um compromisso com o avanço de programas, até 2025, contra patógenos que representam uma ameaça à saúde pública.
“Ressaltando esse compromisso e, como a varíola dos macacos é de importância global para a saúde pública, conforme identificado pela Organização Mundial da Saúde, a Moderna está investigando potenciais vacinas contra a varíola dos macacos em nível pré-clínico”, explicou, ainda em nota.
Descoberta em 1958, a varíola dos macacos circula principalmente entre roedores e humanos podem se infectar com o consumo da carne, contato com animais mortos ou ferimentos causados pelos roedores. Entre os sintomas, estão: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. A erupção cutânea começa geralmente no rosto e, depois, se espalha para outras partes do corpo, principalmente as mãos e os pés. A doença é endêmica em países da África central e ocidental, como República Democrática do Congo e Nigéria.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)