Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ministério da Saúde amplia faixa etária da vacina contra HPV

A partir de 2015, meninas de 9 a 13 anos poderão receber as três doses da vacina gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde

Por Da Redação - 18 set 2013, 20h51

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que vai ampliar a faixa etária para a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. Em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos receberão as duas primeiras doses necessárias à imunização – a segunda dose vem seis meses depois da primeira. A terceira deverá ser aplicada cinco anos após a primeira. Em 2015, outra faixa etária será beneficiada: pré-adolescentes entre 9 e 11 anos de idade, sem custo adicional. As aplicações serão gratuitas.

A previsão inicial, que foi divulgada em julho deste ano, era imunizar, em 2014, meninas de 10 e 11 anos; e, a partir de 2015, apenas as meninas de 10 anos. O esquema programado é de três doses, com a segunda dose sendo dada um mês após a primeira, e a terceira dose aplicada seis meses após a primeira.

Leia também:

Vacina contra HPV protege também contra cânceres da garganta

Continua após a publicidade

Vacina contra HPV reduz em 56% o número de meninas infectadas nos EUA

*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade