Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Entenda a associação entre déficit de atenção e distúrbio do sono

Segundo um novo estudo, 75% das pessoas com déficit de atenção enfrentam problemas para dormir – o que pode ser a origem do transtorno

Por Da Redação
Atualizado em 4 set 2017, 20h05 - Publicado em 4 set 2017, 20h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Garota com insônia
    De acordo com a Sandra Kooij, do Centro Médico Universitário VU, na Holanda, no futuro, alguns pacientes com TDAH poderão ser tratados com métodos não-farmacológicos, como alterações na claridade ou nos padrões de sono. (iStock/Getty Images)

    Não é novidade que pessoas transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) também enfrentam dificuldades para dormir, mas até então, os dois problemas eram diagnosticados e tratados de forma separada. Agora, um estudo apresentado no domingo durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Neuropsicofarmacologia, realizado em Paris, na França, sugere que a privação do sono pode ser, na verdade, a causa do transtorno.

    Publicidade

    “A maioria das pessoas com TDAH apresenta padrões semelhantes de dificuldades para pegar no sono e levantar de manhã, o que causa cansaço ao longo do dia e comprometimento nas funções [cotidianas]. A duração do sono [dessas pessoas] geralmente é curta devido às obrigações matinais como trabalho ou escola e essa falta de sono parece aumentar a gravidade dos sintomas do TDAH”, disse Sandra Kooij, pesquisadora do Centro Médico Universitário VU, em Amsterdam, na Holanda, e principal autora do estudo ao site especializado Medical News Today.

    Publicidade

    Sono x TDAH

    Após revisar as evidências sobre a associação entre os dois problemas, Sandra concluiu que eles parecem ser “dois lados da mesma moeda”:

    Para confirmar essa suspeita, o próximo passo da equipe será analisar a variação de outros biomarcadores, como níveis de vitamina D, glicose, cortisol e pressão sanguínea e frequência cardíaca de acordo com a falta de sono. Segundo ela, o trabalho abre a possibilidade de desenvolver tratamentos para o transtorno sem o uso de medicamentos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Se essa associação se confirmar, ainda restará a pergunta: é o TDAH que causa a falta de sono ou o contrário? E poderemos ser capazes de tratar alguns pacientes com o transtorno com métodos não-farmacológicos, como alterações na claridade ou nos padrões de sono e também prevenir o impacto negativo da privação crônica do sono.”, disse a autora.

    TDAH

    O TDAH, caracterizado por sintomas como hiperatividade, pouca atenção, dificuldades de auto-organização, mudanças de humor e impulsividade, mas que também pode incluir outras condições como dislexia, ansiedade e depressão, geralmente é observado em uma idade bastante precoce, quando a criança acaba de entrar na escola, por exemplo. Mas podem aparecer em qualquer momento da vida: estima-se que entre 2% e 5% das pessoas sofrerão com o transtorno em algum momento.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.