Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Controle do stress melhora o humor de sobreviventes de câncer

Pesquisa revela que mulheres que aplicaram técnicas de controle do stress durante o tratamento de câncer de mama apresentaram índice inferior de depressão e maior de qualidade de vida 15 anos depois, em comparação com as que não seguiram esse programa

Mulheres que conseguem controlar o stress durante o tratamento de câncer de mama têm melhor humor e qualidade de vida no futuro. A revelação é de um estudo publicado online nesta segunda-feira no periódico Cancer.

Conheça a pesquisa

Na virada do século, pesquisadores recrutaram 240 mulheres com diagnóstico recente de câncer de mama. Parte delas participou de um seminário educativo de um dia sobre a doença, enquanto as demais seguiram um programa de dez semanas com técnicas de relaxamento em um grupo de apoio. Ao longo do primeiro ano de tratamento, as voluntárias que seguiram o plano de controle de stress apresentaram menos sintomas depressivos e melhor qualidade de vida.

Leia também:

Meditar 25 minutos por dia já ajuda a reduzir o stress

Relação estressante com outras pessoas encurta a vida

Benefício a longo prazo – Na segunda parte do experimento, cerca de quinze anos depois, os cientistas descobriram que os benefícios proporcionados às participantes no passado ainda estavam presentes. Os níveis de depressão e qualidade de vida reportados por essas mulheres eram semelhantes ao daquelas que não tiveram a doença.

“Como as técnicas de controle do stress incluíam ferramentas para lidar com o medo da reincidência e da progressão do câncer, os resultados atuais indicam que essas habilidades podem ser usadas para reduzir o stress e o humor depressivo e otimizar a qualidade de vida das pacientes pelo resto da vida”, afirma o líder do estudo, Jamie Stagl, do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

(Da redação)