Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça a dieta que fez Dilma perder 4 quilos

Método do médico argentino Máximo Ravenna preconiza o consumo de até 900 calorias por dia e proíbe alimentos que geram compulsão, como o açúcar

A menos de duas semanas da posse, a presidente Dilma Rousseff admitiu a pessoas mais próximas que perdeu 4 quilos graças ao método de emagrecimento do médico argentino Máximo Ravenna. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Dilma chegou a recomendar a dieta para Kátia Abreu, futura ministra da Agricultura. Outra figura pública que configura a lista de seguidores do médico é Luiza Helena Trajano, dona da rede Magazines Luiza.

Saiba mais

PILARES DO MÉTODO RAVENNA

– Limitar o consumo de calorias em 800 a 900 por dia;

– Eliminar da dieta carboidratos refinados, como pão branco, além de açúcar e gordura saturada;

– Fazer quatro refeições por dia;

– Fazer sessões de psicoterapia;

– Praticar atividade física.

O método Ravenna combina conhecidos fatores de sucesso para uma dieta: restrição calórica e atividade física. Um dos pilares é limitar em 800 a 900 as calorias consumidas no dia e eliminar o consumo de alimentos que, segundo o médico, alteram os neurotransmissores e geram dependência e compulsão. São eles o açúcar, a gordura saturada e os carboidratos refinados, como pão e arroz. Outro aspecto importante da abordagem é abolir o hábito de petiscar ao longo do dia: a regra é comer apenas quatro vezes por dia. Sessões de psicoterapia também são essenciais no processo.

A promessa de Ravenna é a redução de 5% a 10% do peso por mês de tratamento.

O médico argentino possui três clínicas no Brasil: em São Paulo, Brasília e Salvador. No mundo, são catorze unidades, incluindo em países como Espanha e Uruguai. A primeira foi aberta em 1993 em Buenos Aires. Por uma mensalidade de 1.916 reais, os adeptos recebem tratamento multidisciplinar, que inclui consultas com médicos e nutricionistas, atividade física de baixo impacto e sessões de terapia.

A abordagem também pode ser feita à distância. Nesse caso, recomenda-se que o paciente visite alguma clínica do médico pelo menos uma vez ao mês para se pesar, passar por consulta médica e pela terapia.