Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apenas metade dos casos de AVC tem causas conhecidas

Hipertensão, tabagismo, diabetes, arritmia cardíaca e obesidade estão entre os fatores de risco do acidente vascular cerebral

Apenas metade dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) é relacionado a fatores de risco conhecidos. Essa é a revelação de um estudo do Centro Médico Erasmus, na Holanda, publicado na terça-feira no periódico Plos Medicine.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Modifiable Etiological Factors and the Burden of Stroke from the Rotterdam Study: A Population-Based Cohort Study​

Onde foi divulgada: periódico PLOS Medicine.

Quem fez: Michiel J. Bos, Peter J. Koudstaal, Albert Hofman e M. Arfan Ikram.

Instituição: Centro Médico Erasmus, na Holanda.

Resultado: Apenas metade dos casos analisados pelos pesquisadores foi relacionado a causas conhecidas do AVC, como hipertensão e tabagismo.

Os pesquisadores acompanharam por treze anos, em média, 6 844 participantes com idade superior a 55 anos e que nunca tiveram AVC. Durante esse tempo, houve 1 020 episódios de derrame. Ao examinar o fator causador para cada caso, os cientistas descobriram que metade estava relacionado a fatores conhecidos, como hipertensão, tabagismo, diabetes, arritmia cardíaca, obesidade e demais doenças cardiovasculares.

Hipertensão e tabagismo foram os elementos mais recorrentes – 36% e 16% dos episódios, respectivamente. A outra metade dos casos os pesquisadores não conseguiram relacionar a nenhuma causa.

Leia também:

Imagens da retina podem indicar risco de AVC, diz estudo

Derrame: ameaça à saúde feminina

“Essa descoberta encoraja não só o estudo mais aprofundado das causas estabelecidas, mas também o de outras que ainda não foram estudadas ou descobertas pela medicina”, diz Michiel Bos, médico do Departamento de Epidemiologia do Centro Médico Erasmus e coautor do estudo.

Os pesquisadores alertaram para o fato de que as suas descobertas não podem ser aplicadas para populações com mais diversidade racial do que a analisada, que foi a da cidade de Rotterdam, na Holanda.