Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

“Prometo pela minha consciência”

O socialista Pedro Sánchez, de 46 anos, assumiu o governo espanhol horas depois de os deputados votarem uma moção de censura contra o premiê Mariano Rajoy

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h58 - Publicado em 8 jun 2018, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Emilio Naranjo/POOL/AFP)

    Por ser um ateu convicto e declarado, o socialista Pedro Sánchez decidiu tomar posse do governo espanhol sem ter de jurar com uma Bíblia e um crucifixo sobre a mesa. A dispensa dos adereços é uma possibilidade desde que, em julho de 2014, o rei Felipe VI (no centro da foto) concordou em abrir mão de alguns rituais em nome da liberdade religiosa. “Prometo pela minha consciência e pela minha honra”, disse Sánchez, com a mão direita sobre a Constituição no Palácio Real de Zarzuela, em Madri.

    O economista de 46 anos foi catapultado ao topo horas depois de os deputados votarem uma moção de censura contra o premiê Mariano Rajoy (atrás do rei, de barba branca), do Partido Popular (PP). Em maio, um ex-tesoureiro da sigla, Luis Bárcenas, nomeado por Rajoy, foi condenado a 33 anos e quatro meses de prisão por comandar um esquema de fraude e lavagem de dinheiro para beneficiar o PP. Rajoy testemunhou dizendo que só cuidava da política, e não das finanças. Foi contestado pelos juízes. O núcleo duro do governo Sánchez será formado quase exclusivamente por mulheres e membros do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que conta com apenas 84 dos 350 deputados. Já vai longe o tempo em que a política espanhola era dominada por dois partidos, o PP e o PSOE. Com uma realidade extremamente fragmentada, Sánchez terá de negociar a todo momento com os grupos que votaram pela saída de Rajoy. O gazpacho inclui socialistas radicais, direitistas bascos e separatistas catalães. Com o orçamento amarrado pela União Europeia, só mesmo apelando para a Bíblia de modo a seduzir a todos.

    Publicado em VEJA de 13 de junho de 2018, edição nº 2586

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.