Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

TSE manda Facebook derrubar 33 fake news sobre Manuela D’Ávila

Em decisão liminar, ministro Sérgio Banhos também determinou que rede social forneça dados que possibilitem a identificação dos autores

Por Da Redação Atualizado em 9 out 2018, 15h17 - Publicado em 9 out 2018, 13h10

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos determinou, na segunda-feira 8, em caráter liminar, a retirada de 33 fake news sobre Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT). Segundo a decisão, o conteúdo deve ser retirado do ar em até 24 horas pelo Facebook. Os autores devem ser identificados pela rede social à Justiça e o Ministério Público Eleitoral deve ser intimado a se manifestar sobre o caso.

“A mídia foi claramente editada com uso de montagem  por meio da qual se desvirtuou o conteúdo original do vídeo produzido pela candidata representante para combater a homofobia nas escolas , contendo agressão e ataque à imagem da candidata, atribuindo-lhe conceito sabidamente inverídico”, escreveu.

No pedido ao TSE, os advogados da coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/Pros) afirmam que os responsáveis pelas publicações utilizaram a rede social para ofender e difamar a candidata, com a edição de vídeos de autoria de Manuela em meio a reportagens fora de contexto de uma manifestação em que duas pessoas ofendem símbolos religiosos.

Continua após a publicidade

“Após a apresentação das referidas imagens, é inserido novo trecho de vídeo da candidata produzido para combater a homofobia nas escolas. Entretanto, aparece sua voz ao fundo com sobreposição de imagens que deturpariam o real conteúdo da publicidade”, afirma a defesa da coligação.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.