Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PSDB acusa Dilma e isenta Temer por ilegalidades na eleição-2014

Em alegações finais enviadas ao TSE na ação que moveram contra a chapa Dilma-Temer, tucanos listam irregularidades apuradas na Lava Jato para atacar petista

Autor da ação que investiga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possível abuso de poder político e econômico da chapa Dilma-Temer de 2014, o PSDB, nas alegações finais entregues à Corte, cita episódios investigados na Operação Lava Jato para tentar incriminar a petista, mas considera o peemedebista isento de “qualquer prática ilícita”.

A ação, que foi apresentada logo após as eleições de 2014, quando o partido era oposição, pode levar à cassação do mandato do atual presidente Michel Temer (PMDB). Hoje, com o impeachment de Dilma Rousseff (PT),  o PSDB passou a ser um dos principais partidos da base do governo.

No documento de 22 páginas, os advogados do PSDB citam depoimentos feitos por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e um dos principais delatores da Lava Jato, e de Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht, para mostrar que a campanha de Dilma foi abastecida com propina paga por empreiteiras contratadas pela estatal petrolífera. “Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, afirma que, dessa média de 3% (de propina nos contratos), o que fosse da diretoria de abastecimento, 1% seria repassado para o PP e os 2% restantes ficariam para o PT”.

“A obtenção de recursos nessas circunstâncias caracteriza o abuso do poder político, porquanto as aludidas doações foram feitas em decorrência de promessas de benesses ou de abstenção de criar entraves por parte dos agentes do governo”, dizem os autores da ação.

Em outro trecho, os advogados citam que, durante os depoimentos realizados ao TSE, foi demonstrado que houve destinação de propinas aos partidos que fizeram parte da coligação da chapa presidencial com o PT. Um dos depoimentos que apontaram tal prática foi prestado por Alencar. Segundo ele, a empreiteira pagou um total de R$ 21 milhões em dinheiro vivo a três partidos políticos (Pros, PCdoB e PRB) para comprar tempo de TV para a chapa. O dinheiro, proveniente de caixa 2, foi entregue em hotéis e flats. Os partidos negam irregularidades.

Ao longo do documento, o PSDB também cita outros 22 episódios que, no entendimento deles, confirmariam abuso de poder econômico e político por parte da campanha de Dilma – entre eles, a falta de comprovantes idôneos de parte das despesas da campanha. “A quebra de sigilos bancários e a oitiva delas decorrentes corroboraram a conclusão da perícia realizada no sentido de que parte significativa dos valores oficialmente apresentados como destinados ao pagamento de serviços gráficos em prol de campanha de candidato à presidência da República em 2014 não foi, de fato, direcionado a essa atividade”.

Os tucanos consideram que Temer não deve ser punido porque não cometeu “qualquer prática ilícita” mesmo integrando a chapa de Dilma. Já em relação à petista, o documento diz que “há comprovação cabal de sua responsabilidade pelos abusos ocorridos”.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. ADRIANOVIAJANTE007

    Mais um conchavo entre corruptos para se manter no poder e tirar direitos sociais como a previdência, pois é só isto que eles sabem fazer. Começou com o maldito FHC e não tem fim. Todos nós iremos para mais miséria. Fora Temer.

    Curtir

  2. grasybf barbosa ferreira

    Estamos expostos a esses que não deveriam ser eleitos por seu passado absurdo! Sempre estaremos atrás dos outros países se continuarmos votando desta forma! Antes de tantas reformas na previdência, no estado, nas leis, que tal uma reforma auxiliada pelo povo, pra que todos esses políticos sem bons antecedentes saiam de vez e parem de aceitar propina, caixa 2 e daí por diante… Temos um grande poder em mãos pra acabar com a roubalheira, mas tem tantos que nem sabem disso que fica difícil aceitar que um país tão cheio de riquezas fique preso a promessas! #dependedenos#

    Curtir

  3. Ataíde Jorge de Oliveira

    PO$T_MeNTiRA
    OrA_A_VejA_Çó
    ABerrante_É : o próprio TSE, composto de “ministro” Q é Ministro e ADêvogADO da oab e tudo o mais ao mesmo tempo!
    Pudera : a “justiça” eLeitoraL outra cousa não faz Q não carimbar — Lavar! — as falcatruas das tais “campanhas”, verdadeiras guerras-sujas para eleição do mais ExxPerto q tanto ama a Ïmbecilidade MandatáriA desse Ïmundo Mundo_de_Deu$!!!
    => sos_quem_puder, ora, direis; di-Lo-ia …eU <=

    Curtir

  4. Erasmo Moraes

    Como é que o PSDB sabe que o Temer é Santo ? , quem está investigando e o TSE , ele é que vai dizer se nesta chapa tinha , Santo e Santa , agora que o PSDB deu Um tiro no pé ao se juntar ao PMDB , não tenho duvida .

    Curtir

  5. Marcos Santos

    Quando você pensa que a canalhice e a cara de pau tem limites você se depara com uma notícia destas! Quer dizer, buscar justiça e ética só quando forem convenientes para o seu partido…

    Curtir

  6. maria cecilia

    “Travei bons combates. Perdi alguns, venci muitos e, neste momento, me inspiro em Darcy Ribeiro para dizer: não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles. Ouçam bem: eles pensam que nos venceram, mas estão enganados”……profecia de Dilma Rousseff a respeito de seu impedimento

    Curtir

  7. Rafael Ferrão

    Quando que essa revista virou antro de comunistas hein?? Que decadência! A Venezuela tá logo ali pessoal façam um favor ao Brasil e se mudem para lá, a terra prometida com todos os direitos sociais que vocês merecem!! Não passem vontade não…

    Curtir

  8. Edison Aparecido

    Gostei da profecia da Dilma, além de “presidenta” agora ela é “Nostradamas” do pedaço. Uma pena que a gente sempre morre antes de ver tudo isso acontecer. Infelizmente somos mortais ainda…

    Curtir

  9. Calma gente não é golpe! O Temer é um santo que irá acabar com a pobreza do Brasil. Todos os pobres irão morrer de fome e pronto.

    Curtir

  10. Fernando noal

    COMO QUE O PSDB SABE SE O AÉCIO CHEIRADOR NÃO SABE NEM ONDE ESTÁ KKKKKKKKKKKKKK

    Curtir