Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Passarinho na muda não pia’, despista Josué Gomes sobre candidatura

Filho de José Alencar, vice de Lula entre 2003 e 2010, é citado como vice ideal do PT e de Ciro Gomes

Por Estadão Conteúdo 17 jul 2018, 09h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva, de 41 anos (filho do vice-presidente da república, José Alencar), que foi escolhido o novo presidente do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial
    Josué Gomes: candidatura à vice ou ao governo de MG ainda são "boatos" (Jefferson Coppola/Folhapress/VEJA)

    Desde que deixou o MDB e se filiou ao PR, no início de abril, o empresário Josué Gomes da Silva já foi apontado como eventual nome de partidos do centro na disputa presidencial e citado como vice ideal do PT e de Ciro Gomes (PDT).

    Presidente da indústria têxtil Coteminas, o filho do ex-vice-presidente José Alencar (que morreu em 2011) chegou a ser estimulado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a se aventurar como cabeça de chapa.

    Também é constantemente lembrado para a eleição majoritária em Minas Gerais, onde estreou numa disputa eleitoral em 2014 — Josué disputou uma vaga no Senado pelo MDB; conquistou 3,6 milhões de votos, mas não foi eleito.

    Ditado

    Entre tantas possibilidades, ou “boatos”, como define, o empresário prefere ser bem mineiro: “Há um ditado que diz que passarinho na muda não pia”, afirmou quando questionado sobre uma real disposição de concorrer à Presidência.

    “Estou esperando uma decisão do PR, provavelmente nesta semana. Como militante recém-chegado ao partido, o meu papel de conversar, dialogar, eu já fiz. Minhas posições são muito claras”, completou Josué.

    O PR, sob o comando de Valdemar Costa Neto, negocia seu apoio na eleição presidencial com projetos bem distintos: do PT ao deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL.

    O empresário indicou o que está em jogo nas articulações. “Acho que o PR, como qualquer agremiação, tem o interesse no crescimento ou, no mínimo, na manutenção da atual bancada dos atuais 41 representantes da Câmara Federal”, disse.

    Sobre Bolsonaro, que trabalha para ter como vice o senador Magno Malta (PR-ES), Josué evitou se posicionar. “Não o conheço. Só estive uma vez com ele quando ele foi ao velório do papai, pelo que sou muito grato.”

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.