Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova aliança entre PDT, PSB e Rede muda disputa pela Prefeitura do Rio

Acordo envolve chapa formada pela deputada estadual Martha Rocha e pelo ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello

Por Cássio Bruno Atualizado em 17 jun 2020, 21h33 - Publicado em 17 jun 2020, 21h22

O PDT, o PSB e a Rede Sustentabilidade anunciaram nesta quarta-feira, 17, uma aliança para disputar a Prefeitura do Rio de Janeiro na próxima eleição. A chapa será formada pela deputada estadual Martha Rocha (PDT) e pelo ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello (Rede). No entanto, os partidos ainda não decidiram quem encabeçará a disputa na capital – o escolhido será o mais bem colocado nas pesquisas – e o vice. O acordo foi articulado pelo deputado federal Alessandro Molon (PSB) e divulgado durante transmissão ao vivo na internet com os caciques das legendas, incluindo Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. Marina Silva, fundadora da Rede, não participou. A união ocorre um mês depois de o deputado federal Marcelo Freixo desistir de concorrer ao pleito pelo PSOL. Freixo tentou, em vão, unificar em torno de seu nome candidatos de esquerda, no chamado campo progressista.

Martha Rocha é ex-chefe de Polícia Civil do governo Sérgio Cabral, preso na Operação Lava-Jato. Em janeiro de 2019, a deputada foi alvo de tiros quando passava de carro pela Avenida Brasil, uma das principais vias que liga o Centro da cidade a bairros da Zona Oeste. Ela não se feriu. O veículo era blindado. O acordo com PSB e Rede significa um passo atrás do PDT. Em entrevista a VEJA em 30 de janeiro deste ano, a parlamentar declarou que “não seria vice de ninguém” e descartou qualquer aproximação com o ex-prefeito Eduardo Paes, pré-candidato do DEM. Paes sonhava em ter Martha como sua vice na briga pela sucessão do atual prefeito Marcelo Crivella, que buscará a reeleição pelo Republicanos.

“Não vejo como um retrocesso, um passo atrás. É uma construção. A Rede tem experiência em defesa do meio ambiente. O PSB tem toda uma história política. A Martha tem experiência. O Bandeira foi gestor do BNDES e comandou o time mais popular do país. Agora, as nossas pesquisas vão decidir (o cabeça de chapa). Não é só o nome melhor pontuado. Mas também quem tem menos rejeição. Vejo o acordo como um avanço”, afirmou Lupi.

“É uma aliança de forças progressistas que se unem para tentar interromper o processo de decadência do Rio”, disse Bandeira de Mello. O ex-presidente do rubro-negro carioca foi um dos indiciados pela Polícia Civil por homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) pela morte de dez atletas das divisões de base do clube, em fevereiro do ano passado. A tragédia ocorreu durante um incêndio no alojamento improvisado no Ninho do Urubu, o Centro de Treinamento do time, em Vargem Grande, Zona Oeste. Bandeira acredita, porém, que o caso não o prejudicará na eleição: “De forma alguma. Acho que vão tentar usar, mas tenho total interesse em que esse assunto seja debatido e que todos fiquem esclarecidos”.

Continua após a publicidade

PSOL ainda rachado

Enquanto isso, o PSOL de Marcelo Freixo ainda não encontrou um denominador comum sobre o representante do partido na eleição. Na corrente ligada ao deputado, por exemplo, há três possibilidades para concorrer: as deputadas estaduais Renata Souza e Mônica Francisco, ambas ex-assessoras da vereadora assassinada Marielle Franco, e o ex-deputado federal Chico Alencar. Na outra ponta, está o vereador Renato Cinco. O grupo liderado por Freixo é mais flexível a alianças com legendas de esquerda. Já o de Cinco é restrito ao apoio de siglas da esquerda socialista, mais radical, como o PCB e o PSTU.

“O partido deverá escolher um nome nas próximas semanas. Mas a nossa prioridade continua a ser o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”, ressaltou o vereador Tarcísio Motta. Antes de desistir, Freixo se aproximou do PT. Apareceu, inclusive, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, no primeiro discurso dele após deixar a prisão, em novembro do ano passado. Lula citou Freixo seis vezes no microfone na presença de milhares de pessoas. O deputado, por sua vez, fez questão de ser fotografado e filmado com o petista para divulgar em suas redes sociais. “A esquerda precisa ter maturidade”, declarou o parlamentar ao jornal “O Globo” após anunciar a saída da disputa, o que representou uma mudança importante no quadro eleitoral. O PT lançará a ex-governadora Benedita da Silva. O PCdoB terá Brizola Neto, ex-ministro do governo Dilma Rousseff.

Continua após a publicidade

Paes quer o ‘Centrão’

Em conjunto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o ex-prefeito Eduardo Paes planeja reunir, em uma frente ampla, todos os pré-candidatos de centro para chegar ao segundo turno. A tarefa é difícil e, por enquanto, não há sinal de união para o primeiro turno. Neste campo, se apresentam alguns nomes, como Paulo Marinho, do PSDB, e o deputado federal Marcelo Calero, do Cidadania. Além do vereador carioca Paulo Messina, ex-chefe da Casa Civil de Crivella e recém-filiado ao MDB, partido dizimado pela Lava-Jato. O PV também está no horizonte. Paes ainda não fechou acordo com nenhum deles. Por enquanto, só conseguiu os nanicos Avante e Democracia Cristã.

Desde 2018, quando foi derrotado para o governo do estado, Paes luta para se descolar das imagens de antigos aliados presos na Lava-Jato. Em eleições passadas, o ex-prefeito teve em seu palanque Cabral, o ex-governador Luiz Fernando Pezão, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e os ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) Jorge Picciani e Paulo Melo. E não é só. O seu secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, foi condenado pela Justiça Federal, no último dia 10, por corrupção passiva e por integrar uma organização criminosa que desviou dinheiro das obras da Transcarioca. Na sentença contra Pinto, o juiz Marcelo Bretas não cita Eduardo Paes.

Em março, Paes virou réu, também na Justiça Federal, por fraude e corrupção em obra da Olimpíada de 2016 quando ele era prefeito. De acordo com o Ministério Público Federal, a suspeita é de desvios de 119 milhões de reais na construção do Complexo Esportivo de Deodoro. O caso está na 3ª Vara Federal Criminal do Rio. No Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), há ainda um inquérito contra Paes que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação é sobre supostos crimes de corrupção, evasão de divisas e caixa dois nas campanhas de 2010 e 2012. “Infelizmente, você governar fica sujeito a ação a dar com o pé e eu tenho sido absolvido em todas” declarou Paes a VEJA.

Mesmo no MDB, Paulo Messina diz que terá “autonomia” dentro do partido: “Não acredito que atrapalhe a candidatura porque o povo entende que, pela legislação eleitoral, é preciso um partido para concorrer a cargo público. O MDB aceitou meu programa de governo, acreditou na minha proposta de campanha, sabe de minha vida pública limpa de 12 anos sobre a qual não respondo a um processo sequer. Nossa única combinação é a total autonomia, inclusive para formar o futuro governo. Quanto ao envolvimento de pessoas do MDB em processos, cada um deve responder por seus atos, diante da Justiça”.

Continua após a publicidade

Crivella e os Bolsonaro

Marcelo Crivella continua a saga para agradar o presidente Jair Bolsonaro. O mais recente movimento do bispo licenciado da Igreja Universal foi a flexibilização do isolamento social no Rio. Desde o início da pandemia, Crivella era contra o relaxamento. Mas um encontro com Bolsonaro, em Brasília, mudou tudo. Bolsonaro sempre foi favorável à liberação total das medidas restritivas de enfrentamento da Covid-19. Os filhos de Bolsonaro – o vereador Carlos e o senador Flávio – se filiaram ao Republicanos. Nos bastidores, Crivella tenta criar agendas positivas do governo no combate ao coronavírus. O prefeito distribuiu ainda secretarias e cargos para atrair partidos para a sua aliança. Fez isso com o Podemos, Progressistas, Solidariedade, Patriota, PTC, PL e PMN.

Em sua delação premiada à Lava Jato, Lélis Teixeira, ex-presidente da Fetranspor (federação que representa as empresas de ônibus no estado), disse que o ex-tesoureiro de Crivella, Mauro Macedo, pediu “apoio financeiro” de 2,5 milhões de reais para a campanha do então candidato em 2016 por meio de caixa dois. No depoimento, Teixeira disse ainda que os acordos ocorriam desde a candidatura de Crivella ao Senado, em 2004, e em 2010.

Continua após a publicidade

Já o doleiro Sérgio Mizhay, preso na Lava-Jato em 2018, apontou o empresário Rafael Alves como operador de um suposto esquema de propina na Prefeitura do Rio em troca da liberação de pagamentos a empresas credoras do município. O Ministério Público abriu inquérito para investigar o caso. Rafael é irmão do ex-presidente da Riotur Marcelo Alves. O empresário foi homem de confiança de Crivella. Ele ajudou o então candidato a prefeito a conseguir doações em dinheiro para a campanha também em 2016. Após a vitória nas urnas, Crivella nomeou Marcelo para comandar a Empresa Municipal de Turismo. O prefeito sempre negou irregularidades.

Eleição adiada?

Por causa do coronavírus, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, não descarta adiar as eleições municipais, previstas inicialmente para outubro. Barroso tem declarado que o primeiro turno poderia ocorrer em 15 de novembro e o segundo turno até 20 de dezembro. A decisão depende da aprovação do Congresso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.