
Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) (Reuters/AFP/AP)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida para a Presidência da República com 37% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 18%, segundo pesquisa Ibope, feita em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo — que divulgou o resultado — e a TV Globo.
O petista, condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em processo da Operação Lava Jato, está tecnicamente inelegível, segundo a Lei da Ficha Limpa, mas registrou sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda posicionamento da Justiça.
Sem o petista, Bolsonaro lidera, com 20%, seguido por Marina Silva (Rede), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 9%. Nesse caso, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), que seria o substituto de Lula, tem 4% e aparece numericamente atrás do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, candidato pelo PSDB, que tem 7% das intenções de voto.
Essa é a primeira pesquisa Ibope desde o início oficial da campanha e também desde a definição de que haverá treze candidatos à Presidência.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 17 e 19 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01665/2018. Os contratantes foram o jornal O Estado de S. Paulo e a TV Globo.
CNT/MDA
O resultado da pesquisa estimulada do Ibope no cenário com Lula repete, dentro da margem de erro, os números apurados em outro levantamento eleitoral, do instituto MDA, a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado na manhã desta segunda-feira.
Nesta pesquisa, Lula tem 37,3% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 18,8%. Na sequência aparecem Marina Silva (Rede) com 5,6%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 4,9%, Ciro Gomes (PDT), com 4,1%, e Alvaro Dias (Podemos), com 2,7%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto.
Foram ouvidas 2.002 pessoas entre os dias 15 e 19 de agosto em 137 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob a identificação BR-09086/2018.
Ibope boçal, desde quando Presidiário é candidato? Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno.
CurtirCurtir
FAKE NEWS, PRESIDIÁRIO É INELEGÍVEL E FICHA SUJA!!! VEJA PRESTANDO UM DESSERVIÇO AOS SEUS LEITORES!!!!
CurtirCurtir
Este mesmo tipo de pesquisa disse que Hilary Clinton ganharia com 90% sobre Trump.
Bolsonaro vence no Primeiro Turno!
Chora PTzada
CurtirCurtir
Quem diria.
O outrora confiável IBOPE agora coloca presidiário em suas pesquisas.
Bolsonaro vence no Primeiro Turno!
Chora ibope. Chora PTzada
CurtirCurtir
Alckmin tem uma carreira limpa na política tenho certeza que vai ter um Plano de Governo preparado o Brasil
CurtirCurtir