Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Geddel admite que 51 milhões em apartamento eram para campanha

Ex-ministro de Lula e Temer foi preso depois que PF encontrou malas e caixas de dinheiro em espécie dentro de um imóvel alugado em Salvador

Por Ricardo Chapola
15 jul 2023, 13h36

Em 2017, a Polícia Federal encontrou 51 milhões de reais escondidos em um apartamento alugado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima em Salvador. Ele foi condenado a 14 anos de prisão, passou 1010 dias preso, está em liberdade condicional e, agora, de volta à política, como mostra uma reportagem de VEJA publicada em sua última edição. Durante o processo, o ministro sempre negou que a bolada lhe pertencesse.

Recentemente, no entanto, Geddel admitiu que o dinheiro era dele e seria usado na campanha eleitoral para o governo da Bahia em 2018. “Eu reconheço que meu grave equívoco foi ter colocado o desejo de chegar a governador da Bahia acima dessa visão. Estou pagando o preço”, afirmou o ex-ministro em entrevista a um podcast baiano, sem, no entanto, revelar a origem dos recursos ou os eventuais destinatários. “Qual era a alternativa? Ia ter que chamar 500 pessoas aqui para se explicar. Eu não queria isso, não quero isso e vou morrer sem querer. Deixa eu continuar carregando aquilo que meu destino, a circunstância e a inabilidade colocaram sobre meus ombros”, disse.

Geddel montou uma empresa de consultoria, participa de reuniões com empresários, concede entrevistas a emissoras do estado e está ativo nas redes sociais. Nas rodas de conversa, é recorrente o questionamento sobre sua intenção em voltar a disputar um mandato. Da última vez que essa pergunta foi feita, Geddel saiu-se com essa: “Cabe ao eleitor julgar se quer ou se não quer. Lula passou 580 dias no xilindró. Às vezes me perguntam: ‘qual a diferença sua para Lula?’ Passamos no mesmo hotel”. O hotel a que Geddel Vieira se refere é a penitenciária.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.