Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsonaro questiona: ‘Para que serve a OAB?’; entidade reage

Presidente diz que entidade defende 'quem está à margem da lei' e cita notícia falsa de que Adélio Bispo tem sigilo telefônico protegido pela Ordem

“Para que serve essa Ordem dos Advogados do Brasil a não ser para defender quem está à margem da lei?”, questionou Jair Bolsonaro em entrevista para a rádio Jovem Pan nesta sexta-feira 28, respondendo a uma pergunta sobre o ministro da Justiça, Sergio Moro, a quem a entidade recomendou que se afastasse do cargo por conta de vazamentos realizados pelo site The Intercept Brasil

O presidente citou ainda uma informação negada pela OAB, de que a entidade teria pedido proteção ao sigilo telefônico de Adélio Bispo. Bolsonaro disse: “Sobre os vazamentos, olha o meu caso: o telefone do Adélio, por uma ação da OAB, a Polícia Federal não pode entrar nele. Não podemos saber com quem ele conversou naqueles dias quando tentou me matar. Que Justiça é essa? Não quero generalizar a Justiça brasileira. Quem está criticando ou tentando incriminar o Moro, que aliás eu não vi nada demais (nas supostas mensagens), poderia fazer uma campanha em cima da OAB”.

Pouco após a exibição da entrevista, a OAB emitiu nota, assinada pelo presidente Felipe Santa Cruz, na qual se diz vítima de “ataques injustificados” do presidente.

“A dificuldade [do presidente] em enxergar a função e a importância da OAB talvez se explique pela mesma dificuldade de ter compromisso com a verdade, de reconhecer o respeito à lei e à defesa do cidadão e de assumir o espírito democrático que deve reger as relações de um governante com seu povo, suas entidades e as instituições estabelecidas pela Constituição”, diz a nota.

Veja a íntegra da nota emitida pela OAB em resposta à declaração de Jair Bolsonaro:

“A Ordem dos Advogados do Brasil e toda a advocacia brasileira foram alvo de ataques injustificados do presidente da República, em entrevista à rádio Jovem Pan.
O presidente repete uma informação falsa, que inúmeras vezes já foi desmentida, de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB.
A própria Polícia Federal, que é subordinada ao Ministério da Justiça, já informou que todo o material apreendido com o cidadão que atentou contra a vida do presidente já foi analisado e não há liminar impedindo os trabalhos dos investigadores.
Como o presidente pergunta, a certa altura, para que serve a Ordem, vai aqui a explicação.
A OAB existe para fazer valer o compromisso de que todo advogado se incumbe em seu juramento, ao entrar na profissão. Prometemos exercer a advocacia com dignidade e independência, observando a ética e as prerrogativas profissionais; defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis e o aperfeiçoamento das instituições jurídicas.
A OAB existe porque sem advogado não há Justiça. E garantir as prerrogativas do advogado – de exercer livremente seu ofício – é condição essencial para que o direito individual do cidadão seja respeitado, em especial seu direito à defesa, que garante o equilíbrio da Justiça. 
A dificuldade em enxergar a função e a importância da OAB talvez se explique pela mesma dificuldade de ter compromisso com a verdade, de reconhecer o respeito à lei e à defesa do cidadão e de assumir o espírito democrático que deve reger as relações de um governante com seu povo, suas entidades e as instituições estabelecidas pela Constituição.
Felipe Santa Cruz
Presidente do Conselho Federal da OAB”

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José Oliveira Martins

    O governo tem razão. A OAB não serve para nada a não ser defender o indefensável. É uma vergonha.

    Curtir

  2. Wesley Marques

    Ou seja, não serve pra NADA mesmo! Certíssimo nosso Presidente! 👉👉

    Curtir

  3. SANTA CRUZ VAGABUNDO, VC MENTE E DIZ QUE É BOLSONARO QUE NÃO ENTENDE A VERDADE, SEU ASNO?!?!?

    Curtir

  4. Angela Santos

    Por que fazer uma nota explicando? Melhor desenhar. O Pres só entende assim. Palavras demais o confundem.

    Curtir

  5. Fábio Paranaíba

    Boa pergunta

    Curtir

  6. Edmarr Borges

    ha 33 anos já era para nos termos a cartei ria funcional da OAB por causa Da”” OSPB.” organização social brasileira ainda temos que fazer a famiserável prova da OAB. fica aqui meu protesto e concordo essa prova não e nescessaria. Deveria usa este 260 reais para especializar nossos barachareis para mitigar a dignidade humana Apoio nosso presdente. Assim tenho dito.

    Curtir

  7. Edmarr Borges

    ha 33 anos já era para nos termos a cartei ria funcional da OAB por causa Da”” OSPB.” organização social brasileira ainda temos que fazer a famiserável prova da OAB. fica aqui meu protesto e concordo essa prova não e nescessaria. Deveria usa este 260 reais para especializar nossos barachareis para mitigar a dignidade humana Apoio nosso presdente. Assim tenho dito.

    Curtir

  8. maria borges

    Serve para elitiza a justiça e seus asteca..

    Curtir

  9. ViP Berbigao

    Em países decentes o Advogado é parte no processo em busca da verdade e da Justiça.

    Curtir

  10. ViP Berbigao

    Mas aqui em banânia ‘os adevogado’ estão anos luz disso nénão? Ponto para o Mito.

    Curtir