Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Associação nega excluir Moro e ministro recebe apoio de juízes

Ajufe arquivou pedido de apuração interna para retirar ex-juiz de seus quadros em razão de diálogos revelados pelo The Intercept Brasil

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) rejeitou e arquivou um pedido da apuração interna para excluir o ex-juiz Sergio Moro de seus quadros caso os diálogos revelados pelo site The Intercept Brasil sejam comprovados. O requerimento foi apresentado por trinta magistrados em razão das conversas em que o atual ministro do governo Bolsonaro aparece orientando ações do Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato.

Moro é um sócio benemérito da Ajufe desde outubro de 2018, quando deixou a magistratura para assumir o Ministério da Justiça. “Entendemos que as condutas expostas na publicação jornalística, caso confirmadas, são totalmente contrárias aos princípios éticos e às regras jurídicas que devem reger a atuação de um magistrado”, diz o pedido.

A Ajufe afirma que o documento foi analisado pela sua Diretoria de Assuntos Jurídicos e recebeu parecer contrário. “É importante ressaltar que não existem elementos comprobatórios concretos, com base no estatuto da Ajufe, que justifiquem a instauração de processo administrativo, conforme solicitado no requerimento. Além disso, a evidente ilegalidade na obtenção das provas já impediria a instauração”, diz nota da associação.

O ex-juiz federal também recebeu uma moção de apoio assinada por 271 de seus antigos colegas de magistratura. O documento afirma que as mensagens revelam um diálogo “inter-institucional republicano” comum em fóruns. “Entendemos que seu conteúdo até agora divulgado, ainda que seja autêntico e não tenha  sido editado, não ofende o princípio da imparcialidade que rege a conduta de um magistrado”, afirmam os juízes.

Conheça os detalhes da história de Sergio Moro no podcast Funcionário da Semana:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcelo Brunelli

    Sensatez dos Ajufe em não acatar o pedido dos juízes que pediam o afastamento do Sérgio Moro.

    Curtir

  2. Pedro Morais

    Avante Moro! O Brasil do bem está com vc!!

    Curtir

  3. ADAO FERREIRA DOS SANTOS

    Felizmente ele não foi punido por causa de fragmentos de mensagens que até agora não passam de fofoca.

    Curtir

  4. carlos moura

    Avante, Moro! Os inimigos do Brasil vão sentir o peso da Lei. Para muitos ainda há tempo para arrependimento.

    Curtir

  5. Fabiana Batista

    Boa! Os Brasileiros de bem estão com você Moro….

    Curtir

  6. Maria Távora

    Parabéns a Ajufe! estamos com Moro!

    Curtir