Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anac pode suspender venda de bilhetes da TAM

Agência que regula a aviação civil no país vai se reunir com a empresa na segunda-feira para pedir explicações sobre pane no sistema de check-in

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai pedir esclarecimentos à diretoria da companhia aérea TAM a respeito dos problemas apresentados durante a manhã desta sexta-feira no sistema de check-in eletrônico da empresa em todo o país. Uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira.

Segundo a TAM, ocorreu uma pane no link de conexão da Sita, empresa de tecnologia que presta serviços para a companhia, com o sistema de check-in da companhia aérea, o que impediu a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens, que até o final da manhã estavam sendo feitas manualmente. O problema gerou grandes filas em aeroportos como o de Congonhas, onde passageiros chegaram a esperar até duas horas para fazer e check-in.

Em nota divulgada no fim da manhã, a Anac afirma que reforçou suas equipes nos principais aeroportos para verificar a prestação de assistência pela TAM aos passageiros, podendo determinar a suspensão da comercialização de passagens pela empresa para evitar mais transtornos aos passageiros. De acordo com a nota, a Anac vai instaurar processo administrativo para apurar os fatos, que poderá culminar na aplicação de penalidades.

Durante toda a manhã, os passageiros que chegavam ao aeroporto não conseguiam realizar o check-in nos totens de auto-atendimento e encontravam filas nos balcões da TAM. Por volta das 11h30 os totens voltaram a funcionar e, minutos depois, o sistema foi reestabelecido. Muitos passageiros que ficaram sabendo do problema realizaram o check-in pela internet antes de se dirigir ao aeroporto.

(Com Agência Estado)