Clique e assine a partir de 9,90/mês
Publicidade

Notícias sobre Ensino Fundamental

An empty classroom is seen at the University of Campinas (UniCamp) after the classes were suspended due to the coronavirus outbreak in Campinas
Brasil

Datafolha: 76% dos brasileiros querem que escolas continuem fechadas

Por Da Redação - Atualizado em 27 Jun 2020, 11h48 - Publicado em 27 Jun 2020, 10h52
Nenhum estado autorizou o retorno das aulas presenciais; Goiás e Distrito Federal estudam reabrir em agosto e em São Paulo a previsão é para setembro
O que as evidências nos ensinam sobre os impactos decorrentes da suspensão prolongada das aulas em razão da pandemia de covid-19.
O livro "A falácia socioconstrutivista” é um convite à reflexão e à reconsideração dos pressupostos que orientam o discurso e a prática pedagógica.
WhatsApp Image 2020-03-09 at 11.25.12
Educação

Fundeb e ensino médio são desafios urgentes da educação, diz ONG

Por Maria Clara Vieira - Atualizado em 9 Mar 2020, 12h55 - Publicado em 9 Mar 2020, 12h01
Documento divulgado em Brasília aponta o que está andando e o que está emperrado no ensino brasileiro
Entre o velho e o novo Fundeb, teremos o Fundeb possível, que reflete o desequilíbrio das forças que atuam sobre os membros do Congresso Nacional
49419548831_ec05bceb6a_o
Educação

Vouchers para a educação: entenda os prós e contras

Por Maria Clara Vieira - Atualizado em 24 Jan 2020, 18h14 - Publicado em 24 Jan 2020, 16h40
Em Davos, o ministro Paulo Guedes prometeu um "programa gigantesco" de distribuição do benefício
Se o fim do Enem é selecionar os melhores, ele precisa mudar, para que os melhores possam ser bons em tudo e excelentes em alguma coisa.
Em 2020, teremos eleições municipais, e a esperança se concentrará nos candidatos a prefeito que efetivamente se dispuserem a transformar a educação.
Currículos simples e com foco, implementados por professores instrumentalizados de forma adequada: caminhos com pouca chance de erro para a nossa educação.
O grande salto da educação em Portugal se deu na gestão de Nuno Crato, com a simplificação do currículo e foco no ensino das disciplinas básicas.
O que podemos aprender com o sucesso dos países da OCDE no PISA? Há duas grandes lições: onde queremos chegar e o que fazer para chegar lá?
Para melhorar a educação no Brasil, precisamos parar de falar em “mais” e começar a falar em "melhor". Inclusive melhor uso do tempo em sala de aula.
Menos de 50% dos alunos das nossas escolas públicas adquirem os conteúdos do ensino fundamental. E nossas elites educacionais também não estão nada bem.
A diferença de notas entre as regiões é relativamente alta no PISA: Norte e Nordeste encontram-se cerca de 40 pontos abaixo da média dos outros estados.
Como o Brasil se sai na comparação com os países-membros da OCDE e também com os países não-membros? E os resultados das escolas privadas?
Nos últimos 20 anos, vários governos empreenderam diferentes iniciativas para promover melhorias na educação. Mas os resultados ficaram estagnados.
Por que nosso desempenho educacional é tão medíocre? Por que, mesmo tendo dobrado os gastos com educação nos últimos vinte anos, não conseguimos melhorar?
A educação poderá avançar muito se, em vez de políticas baseadas em crenças ou "consensos", passarmos a adotar políticas baseadas em evidências científicas.
É mais relevante o professor ter um bom nível acadêmico geral e conhecer bem o conteúdo que leciona do que ter títulos de mestrado e doutorado.
Publicidade