Doze milhões de brasileiros fizeram compras on-line em 2009, mostra estudo do Ipea
Só 0,4% das lojas praticavam e-commerce
Dados da pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) e divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que 11,9 milhões de brasileiros realizaram compras on-line em 2009. Naquele ano, o país possuía mais de 63 milhões de usuários de internet.
O relatório traça um perfil desse consumidor. Ele está majoritariamente na faixa etária compreendida entre 25 e 59 anos, pertence às classes A e B e mora na Região Sudeste. Apesar da preponderância geográfica, o estudo defende que internautas da região Norte apresentam grande tendência a utilizar o comércio eletrônico.
Outra tendência, aponta o relatório, é que indivíduos mais velhos utilizem serviços de compra on-line. Como grande parte das lojas exige uso de cartão de crédito, o número de jovens que adotavam o sistema era pequeno. Usuários com acesso à internet em casa ou no trabalho também tendem a comprar mais na rede do que aqueles que só navegam a partir de lan-houses ou telecentros.
Lojas – O relatório do Ipea mostra ainda que era pequeno o número de lojas que ofereciam seus produtos e serviços na rede. Se comparadas ao total de varejo brasileiro, apenas 0,4% das empresas mantinham uma estrutura de e-commerce.