Eike Batista se associa à IMG
De olho no Brasil, Batista se associa à empresa que gerencia carreira de atletas e promove eventos esportivos
A IMG Worldwide, gigante do entretenimento e do esporte mundial, formou uma joint-venture com o conglomerado brasileiro EBX, de Eike Batista, para desenvolver negócios esportivos no Brasil, o último de uma série de movimentos da IMG para atuar nas economias que mais crescem no mundo. A joint venture se chamará IMGX.
O acordo deve ser anunciado nesta terça-feira, e une dois bilionários: Ted Forstmann, dono da IMG, e Eike Batista, fundador da EBX, ambos à procura de oportunidades em um país com a economia vibrante, e que sediará a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada em 2016.
Por enquanto, os detalhes da joint-venture são poucos. Mas ela segue um negócio similar que Forstmann fechou esse ano com o conglomerado indiano Reliance Industries e seu proprietário, outro bilionário, Mukesh Ambani. IMG e Reliance pretendem erguer o futebol profissional e criar ligas de basquete na Índia.
Mídia – Em 2008, a IMG chegou à China, em acordo com a emissora de TV estatal para desenvolver eventos de marketing esportivo. A IMG vai produzir um programa local com os melhores momentos da NFL, a liga de futebol americano.
Forstmann, 70 anos, comprou a IMG por 750 milhões de dólares em 2004 e transformou uma empresa que gerenciava carreiras de atletas em uma produtora que administra milhares de eventos de entretenimento, da Mercedes-Benz Fashion Week à prova de triatlo Fuga de Alcatraz.
A empresa não gosta de ser classificada como agência de talentos, embora ainda represente Peyton Manning e Roger Federer. Em setembro, emitiu um comunicado em que se definia como “uma empresa mundial de esportes e mídia”.