Música digital se iguala em vendas ao formato físico
Relatório internacional mostra crescimento dos serviços de streaming como Spotify e Deezer
Impulsionado pelos serviços de streaming, o número de venda de músicas digitais no mundo se igualou pela primeira vez com o formato físico, como CDs e DVDs, de acordo com o relatório anual da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, sigla em inglês) apresentado nesta terça-feira em Londres.
A conquista teve a ajuda de sites como o Spotify e o Deezer, que renderam mais de 1,6 bilhão de dólares no ano passado, representando 23% do faturamento digital. Segundo estimativa do relatório, 41 milhões de pessoas no mundo possuem a assinatura de um serviço de streaming musical.
Apesar do crescimento do streaming, no comparativo com o ano anterior, as vendas digitais e físicas continuaram a cair. O faturamento mundial em 2014 foi 0,4% menor que 2013. Em mercados locais, como nos Estados Unidos, foi visto um crescimento de 2,1%. O Brasil também cresceu e marcou um rendimento de 2,4% maior que o do ano anterior. Na Coréia do Sul, o aumento foi de 19,2%, o maior do mundo.
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“Creio que em dois anos veremos o digital superar o físico”, diz a presidente do IFPI, Frances Moore. “Imaginamos um futuro em que o streaming será a maior parcela de comercialização da indústria. O fato de as vendas em formato digital se igualarem às vendas em formato físico é um reflexo de como a indústria musical está se adaptando aos novos tempos”, diz.
O relatório também mostra os desafios do setor, como o fato de plataformas de conteúdo, como o YouTube, darem poucas retribuições aos artistas e gravadoras. “Eles estão se aproveitando de brechas nas leis de direitos autorais e de propriedade intelectual”, diz Moore. “Algumas companhias são abusivas, pois se dizem apenas intermediários, porém ganham dinheiro, distribuem e promovem o material. Isso precisa ser melhor explicado.”
Para conter a queda nos lucros, medidas foram anunciadas para 2015. Uma delas estabelece um dia único para o compartilhamento de novidades. A partir do mês de julho, determinou-se a sexta-feira como data mundial para lançamentos musicais. Atualmente, cada país escolhe o dia por conta própria.
Com base nas análises do IFPI, o disco mais vendido de 2014 no mundo foi a trilha sonora do filme Frozen: Uma Aventura Congelante, que vendeu 10 milhões de cópias. O single Happy, do cantor Pharrell Williams, foi a faixa mais comercializada com 13,9 milhões de downloads. Porém, a grande estrela foi mesmo a cantora Taylor Swift, de 25 anos, nomeada como a artista mais popular do ano por liderar o mercado em número de downloads, streaming e vendas em formato físico de singles e de seu novo disco, 1989.
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(Da redação com EFE)