Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com 20 milhões de assinantes, Spotify mostra que deu certo

O bom desempenho do serviço de streaming, que vai ganhar um competidor forte no final de junho com o lançamento da Apple Music, é prova de que o mercado de música digital engrenou

Por Da Redação
10 jun 2015, 16h30
Daniel Ek CEO do Spotify
Daniel Ek CEO do Spotify (VEJA)

O Spotify anunciou nesta quarta-feira que já tem mais de 20 milhões de assinantes pagos e 75 milhões de usuários ativos. Os números impressionantes não foram divulgados à toa. Eles colocam o serviço de música digital em um patamar bem acima da concorrência, que será reforçada pela chegada do serviço Apple Music no final de junho, de acordo com informações do site da revista americana Entertainment Weekly.

LEIA TAMBÉM:

Além de música, Spotify terá streaming de vídeos de entretenimento e notícias

Taylor explica retirada de músicas do Spotify: ‘Não compensa’

Rihanna lidera a lista de cantoras mais ouvidas no Spotify

No momento, o Spotify não parece ter o que temer. Segundo o jornal americano Wall Street Journal, a empresa recebeu um financiamento de 526 milhões de dólares de um grupo de investidores que inclui a companhia financeira Goldman Sachs, e hoje está avaliada em 8,53 bilhões de dólares, o dobro do que vale a Pandora Media, detentora do serviço rival Pandora Internet Radio.

Continua após a publicidade

Mas vale destacar que o Spotify deslanchou no último ano, período em que dobrou o número de assinaturas. Em maio de 2014, o serviço tinha 10 milhões de assinantes e 40 milhões de usuários ativos. Com o sucesso dessa fase no negócio, a empresa fez a promessa a artistas e produtores de que, com o crescimento dos lucros, aumentarão também os royalties pagos aos compositores e detentores de direitos autorais dos conteúdos disponibilizados. “O Spotify é bom para a música, bom para os fãs da música e bom para fabricantes da música”, diz a nota oficial, que afirma que mais de 3 bilhões de dólares já foram repassados em royalties.

A estratégia do discurso parece tentar convencer os usuários dos caminhos que o Spotify pretende tomar, uma vez que, em 2014, a saída da cantora Taylor Swift, que retirou toda a sua produção do serviço alegando ser mal paga, foi tema de comentários nas redes sociais e na imprensa.

O Spotify também investe em planos para serviços de podcasts e streaming de vídeo de notícias, entretenimento e conteúdos exclusivos de canais como ESPN, BBC, MTV e Condé Nast, detentor de títulos como Vogue e Wired.

Rihanna

Continua após a publicidade

A cantora de 27 anos já recebeu diversos dos principais prêmios da música, como no Grammy, no MTV Music Awards e no People’s Choice Awards e vendeu mais de 20 milhões de discos. Seu último álbum, Unapologetic, foi lançado em 2012 e alcançou o topo da lista da Billboard na época.

Katy Perry

A cantora californiana lançou seu último álbum em 2013, Prism, tendo como carro-chefe o hit Roar, mas desde 2001, com seu disco de estreia, Katy é responsável por emplacar sucessos como I Kissed A Girl e Teenage Dream.

https://youtube.com/watch?v=z_DqjQ2Y2q8

Continua após a publicidade

Beyoncé

Beyoncé já lançou 15 álbuns solo e levou para casa 214 prêmios. Seu último sucesso deu o que falar nas redes sociais: a cantora gravou uma versão inédita do hit Crazy In Love para a trilha sonora do filme Cinquenta Tons de Cinza.

Lana Del Rey

A novaiorquina ganhou reconhecimento com seu álbum Born to Die, de 2012. A mistura do indie, rock e pop agradou o público e garantiu à cantora prêmios como o Brit Awards.

Continua após a publicidade

Lady Gaga

Irreverente, Lady Gaga choca com suas performances e figurinos. A artista tem diversos sucessos, sendo as faixas Applause, Bad RomanceBorn This Way e Poker Face as mais populares.  Seu primeiro álbum, The Fame, foi considerado um dos 100 melhores da época pela revista americana Rolling Stone.

Ariana Grande

Continua após a publicidade

Ela tem apenas 22 anos e uma legião de fãs. Seu segundo álbum, My Everything (2014), estreou no topo do ranking da Billboard com mais de 165.000 cópias vendidas. O álbum inclui o sucesso Problem e o single Break Free.

Nicki Minaj

A rapper lançou seu álbum de estreia em 2010: Pink Friday, que se alcançou sucesso comercial e entrou para os rankings da Billboard. Nicki se tornou a primeira artista a ter sete singles na lista de músicas mais executadas nos Estados Unidos ao mesmo tempo. Seu último disco, The Pinkprint, foi lançado no ano passado, contendo o hit Anaconda.

Ellie Goulding

A britânica lançou seu último disco, Halcyon Days, em 2013. Atualmente, a faixa Love Me Like You Do, feita especialmente para a trilha sonora do longa Cinquenta Tons de Cinza, alcançou o terceiro lugar no Hot 100 da Billboard

Taylor Swift

Aos 14 anos, Taylor Swift foi a pessoa mais jovem a fazer parte do catálogo de compositores profissionais da Sony/ATV Publishing, mas o contrato com uma gravadora só veio aos 17 anos. Seu primeiro álbum, Fearless (2008), contava com os hits You’re Not Sorry, Tell Me Why e White Horse. 1989, seu último disco, foi lançado em 2014 e bateu recordes de venda nos Estados Unidos.

Lorde

A mais nova da lista, com 18 anos, já acumula prêmios: seu hit Royals venceu o Grammy de  melhor canção do ano e melhor performance pop em 2014. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.