Câmera com 180 lentes imita visão panorâmica das moscas

Dispositivo em formato de semiesfera capta imagens em 180º sem distorções e poderá ser usado em sistemas de vigilância

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h20 - Publicado em 2 Maio 2013, 13h18

Um equipe de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, desenvolveu uma câmera digital que imita a visão panorâmica de moscas, libélulas e abelhas. O equipamento tem um amplo campo de visão, podendo captar imagens em 180º sem distorções.

Título original: Digital cameras with designs inspired by the arthropod eye

Onde foi divulgada: revista Nature

Quem fez: Young Min Song, Yizhu Xie, Viktor Malyarchuk, Jianliang Xiao, Inhwa Jung, Ki-Joong Choi, Zhuangjian Liu, Hyunsung Park, Chaofeng Lu, Rak-Hwan Kim, Rui Li, Kenneth B. Crozier, Yonggang Huang e John A. Rogers

Instituição: Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e Universidade Northwestern, EUA

Resultado: Os pesquisadores conseguiram desenvolver uma câmera que simula os olhos de insetos. Composto por diversas microlentes e em formato de semiesfera, o dispositivo consegue captar imagens em até 180º sem provocar distorções.

O dispositivo digital é composto por lentes minúsculas e maleáveis, semelhantes aos olhos de insetos e outros artrópodes (animais invertebrados que possuem um exoesqueleto rígido e patas e garras articuladas). Possui profundidade de campo quase infinita e alta sensibilidade a movimentos.

“Descobrimos formas de fazer câmeras que incorporam todas as características essenciais de desenho dos olhos encontrados no mundo dos insetos”, afirmou John Rogers, pesquisador do departamento de engenharia da universidade e coautor do estudo, publicado nesta quinta-feira na revista Nature. “A natureza desenvolveu e refinou esses conceitos ao curso de bilhões de anos de evolução.”

A câmera tem apenas 1,5 centímetro de diâmetro e 180 lentes em miniatura, número similar ao dos pequeninos olhos (omatídeos) das formigas-lava-pés (gêneroSolenopsis) e de alguns tipos de besouros.

Além do olho humano – As câmeras fotográficas convencionais imitam o funcionamento do olho humano, com um campo de visão mais limitado que o de insetos e outros animais. Para alcançar uma visão panorâmica, fotógrafos recorrem a lentes como a olho de peixe, mas o recurso distorce os cantos da imagem. Para eliminar este efeito, os cientistas criaram dispositivos eletrônicos elásticos para produzir um detector que possa se curvar no mesmo formato hemisférico das lentes.

“O que temos, de certa forma, são pequenos olhos formando um grande olho”, afirmou Yonggang Huang, um dos autores do estudo. “Cada pequeno olho, formado por uma microlente e um fotodetector em microescala, é um sistema de imagem independente. Mas quando estão todos juntos, a câmera consegue captar uma imagem única, de quase 180º.”

“Esse aparelho é de grande interesse, devido ao seu potencial de aplicação em câmeras de vigilância e geração de imagens em endoscopias, por exemplo”, disse Rogers.