MC Anitta comanda a vingança das “sem namorado”
Da ingenuidade das canções de Sandy e Wanessa ao tom vingativo das letras da funkeira carioca, como o pop adolescente se voltou contra os meninos
A preferência adolescente já foi por ouvir Wanessa – que desde então perdeu o Camargo – cantar que “o amor não deixa” ser feliz. Ou chorar com A Lenda de Sandy, “vivendo só no seu mundo triste” e sonhando com um amor que não se acaba – ao contrário do sucesso
“O que fazer? Quando um querer só faz chorar, só faz sofrer“, perguntava Wanessa Camargo, na canção O Amor Não Deixa, em 2001. No iPod das adolescentes de 2013, quem responde é a funkeira carioca Anitta, bola da vez no estilo roupa colada e passinho ensaiado: “Te faço de palhaço pra te dominar. Tá fazendo tudo que eu mando. E quem foi que disse que eu estava apaixonada por você?” São palavras duras para uma mulher de 21 anos, mas os ex-namorados, ficantes, casos e peguetes não podem dizer que não foram avisados. Da melancolia e dos amores ingênuos entoados pelas cantoras pop no início dos anos 2000 até o batidão chiclete, da MC Meiga e Abusada, muita água rolou, levando com ela as lágrimas e o espaço para posar de sofredora. Afinal, o legal é tirar foto no espelho, sorrindo, para postar no Facebook.
É bem verdade que essas moças estão diferentes mais por influência do pop internacional do que por um fenômeno local. Videoclipes, figurino, temas e ritmo têm muito mais de Beyoncé e Rihanna do que o solavanco característico do funk da favela ou do suingue ‘da lata’. O fato é que as garotas – e os garotos – gostam muito do que faz Anitta, a ponto de o novo furacão pop não ter tempo de preparar canções novas, apresentando-se com um misto de versões de outros artistas e letras dela – ou feitas para ela. Quem se importa?
O negócio é aproveitar a onda que, como se sabe, passa rápido. A preferência adolescente já foi por ouvir Wanessa cantar que “o amor não deixa” ser feliz. Ou chorar com A Lenda de Sandy, “vivendo só no seu mundo triste” e sonhando com um amor que não se acaba – ao contrário do sucesso. O amor acabou para Wanessa e Dado Dolabella – ela foi abandonada pelo portador da carteirinha “001” do clube dos cafajestes no meio artístico. E não deu certo também para Sandy e o ator Paulinho Vilhena – o coração da filha de Xororó agora faz “Turu Turu” pelo marido, o músico Lucas Lima.
Depois da fase romântica, veio a ressaca vingativa. E Kelly Key, que chegou ao mundo pop por graça do ex, o cantor Latino, passou a rimar amor com dor. E Baba, a história de uma menina que era nova demais para um rapaz, fez sucesso na voz da cantora, já na versão “crescidinha” e posando para PLAYBOY. “Você não acreditou, você nem me olhou. Disse que eu era muito nova pra você. Mas agora que cresci você quer me namorar“. O rapaz da letra pode ter perdido um mulherão – na época – mas escapou também de qualquer acusação de pedofilia. E Kelly faturou com o Baba: “Pra não dizer que eu sou ruim vou deixar você me olhar. Só olhar, só olhar“. E tome “baba baby” por meia centena de compassos.
Kelly Key, assim como o sobrenome de Wanessa Camargo, desapareceu. Mas o contra-ataque seguiu firme e forte com a também carioca Perlla – aquela que namorou o jogador Léo Moura, do Flamengo. O namorado de Tremendo Vacilão não atende o celular, e assina sua sentença de morte: “Pra mim já chega. Eu tô bolada. Agora quem não quer sou eu. Não te dou bola. Senta e chora. Porque você já me perdeu“. Como se isso fosse pouco, Perlla fuzila o ex com uma sequência de “tirap tchoron, tirap choron” a ponto de fazer “baba baby” parecer capaz de levar Kelly Key à Academia Brasileira de Letras. O mantra, no entanto, desapareceu, e Perlla converteu-se ao Evangelho.
Ficaram boazinhas? Não. Anitta ocupou as faixas FM, as festas de criança, a sequência derradeira dos DJs em casamentos e boates e ganhou até versão católica de uma de suas melodias, preparada para a Jornada Mundial da Juventude. Com direito a videoclipe gravado em Las Vegas, coreografias e uma produção que a torna onipresente nas TVs, a menina do subúrbio carioca não tem meias palavras. E não quer namorar: “Foi tão fácil pra te controlar. Com jeito de menina brincalhona . A fórmula perfeita pra poder te comandar. Pensou que eu fosse cair mesmo nesse papo?” Se depender da personagem, namoro, nem pensar: “Homem do teu tipo eu uso, mas se chega lá eu digo não”, diz a letra de Meiga e Abusada. No fundo, no fundo, como avisou, Anitta não passará o Dia dos Namorados sozinha. Mas é melhor o rapaz colocar as barbas de molho.
‘Meiga e Abusada’ (Anitta)
Destaque para o trecho: “Eu finjo, vou fazendo meu teatro / E te faço de palhaço, pra te dominar”
Show das Poderosas (Anitta)
Destaque para o trecho: “Se não tá mais a vontade sai por onde entrei / Quando começo a dançar eu te enlouqueço, eu sei”
‘Tremendo Vacilão’ (Perlla)
Destaque para o trecho: “Deu mole pra caramba, tremendo vacilão / Tá todo arrependido, vai comer na minha mão”
‘Eu vou’ (Perlla)
Destaque para o trecho: “Lembro quantas vezes você já me fez chorar / O mundo dá voltas, sai que a fila vai andar”
https://youtube.com/watch?v=uY8ETIyHS2g
‘Baba’ (Kelly Key)
Destaque para o trecho: “Bem feito pra você, agora eu sou mais eu / Isso é pra você aprender a nunca mais me esnobar”
Cachorrinho (Kelly Key)
Destaque para o trecho: “Vem aqui que agora eu tô mandando / Vem meu cachorrinho a sua dona tá chamando”
‘O Amor não Deixa’ (Wanessa)
Destaque para o trecho: “Eu quero te esquecer / Eu quero te deixar / Te dar uma lição / Mas o amor não deixa”
‘Não Resisto a Nós Dois’ (Wanessa)
Destaque para o trecho: “Faço tudo que você quer / Vou me arrepender depois / Mas eu não resisto a nós dois”
‘A Lenda’ (Sandy)
Destaque para o trecho: “Se um coração diz que sim à paixão / Como pode o outro dizer não?”
https://youtube.com/watch?v=7xnhdubnZBA
‘Quando Você Passa’ (Sandy)
Destaque para o trecho: “Se é amor, sei lá / Só sei que sem você parei de respirar”