Clique e assine a partir de 8,90/mês

Vídeo flagra desespero de pessoas tentando fugir de terroristas

Helicóptero que levava comida para montanha foi invadido por yazidis desesperados para escapar do cerco do EIIL. 'Foi um caos', descreveu CNN

Por Da Redação - 12 ago 2014, 12h43

Imagens feitas de dentro de um helicóptero que levava ajuda humanitária ao povo yazidi que foi encurralado por terroristas no alto de uma montanha no Iraque mostram o desespero das pessoas para entrar na aeronave. Uma equipe da rede americana CNN estava em um helicóptero da Força Aérea iraquiana que lançou sacos e caixas com alimentos antes de se aproximar do solo, quando foi invadido por crianças, mulheres, homens, idosos em pânico. Muitos ficam para trás.

“Foi caótico. Foi uma loucura, mas conseguimos sair com cerca de vinte civis”, disse o correspondente Ivan Watson, um dos que acompanhou o trabalho de ajuda humanitária e resgate.

Leia também:

Em foto chocante, criança segura cabeça decapitada de sírio

Decapitações, crucificações, execuções sumárias: o horror imposto pelos jihadistas no Iraque e na Síria

Continua após a publicidade

Terroristas capturam centenas de mulheres no Iraque

Os yazidis são curdos étnicos que cultivam uma religião com elementos do zoroastrismo, do cristianismo e do islamismo. Eles são alvo da fúria selvagem dos radicais do Estado Islâmico (anteriormente conhecido como Estado Islâmico do Iraque e do Levante), que não hesitam em usar a violência para liquidar todos os que forem considerados “infiéis”. Para não morrerem, eles esconderam-se na montanha de Sinjar. Em poucos dias, começaram a morrer às dezenas, de sede. A perseguição a esta minoria está sendo descrita como genocídio.

Piloto morre – Outro helicóptero que levava ajuda do Curdistão para os yazidis caiu nesta terça em Sinjar depois de apresentar falhas técnicas, segundo fontes militares. O piloto morreu outras pessoas a bordo ficaram feridas, incluindo uma repórter do jornal The New York Times.

A aeronave havia lançado suprimentos na região e resgatado alguns yazidis caiu pouco depois de voltar a decolar. Uma fonte do governo da região autônoma afirmou que dois helicópteros de resgate retiraram os sobreviventes do local da queda, segundo o NYT.

Saiba quais as características de algumas minorias ameaçadas no Iraque:

Continua após a publicidade
Publicidade