Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Vaticano espera anunciar novo papa até fim de março

Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, disse que escândalos de pedofilia não influenciaram decisão. Ele também descartou que papa esteja deprimido

Por Da Redação 11 fev 2013, 09h44

Com o anúncio da renúncia do papa Bento XVI, de 85 anos, o Vaticano espera que o Conclave de cardeais, que ainda não foi convocado, eleja o novo pontífice em março, afirmou nesta segunda-feira o porta-voz FedericoLombardi. O porta-voz disse também que o papa está muito consciente do passo que deu e que temas como os escândalos de pedofilia na igreja não influenciaram sua decisão.

Galeria de imagens: O papado de Bento XVI

Ao contrário, disse o porta-voz, quando eles aumentaram, o pontífice afirmou que um pastor “nunca foge dos lobos e abandona o rebanho”. Lombardi disse também que Bento XVI anunciou hoje aos cardeais presentes no Vaticano sua renúncia entre 11h30 e 11h40 locais (8h30-8h40 de Brasília).

Leia também:

A repercussão da renúncia em todo o mundo

O porta-voz declarou que o papa leu o texto em um claro latim, “com precisão e clareza”, muito centrado, sem interrupção e sabendo a importância do momento. Lombardi afirmou que Bento XVI não está “triste ou deprimido”, e descartou que assim que houver um novo papa, o atual pontífice interfira no novo pontificado.

(Com agência Efe)

Continua após a publicidade

Publicidade