Uma foto histórica: O presidente americano e Che Guevara juntos
Por Da Redação
21 mar 2016, 15h40
Obama faz visita emblemática em Cuba e participa de cerimônia no monumento de Jose Marti, no Palácio das Revoluções STR/AFP
Publicidade
Publicidade
“Oh my God!” é a frase que resume o sentimento das redes sociais apreciando e compartilhando as imagens do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com o rosto de Ernesto “Che” Guevara ao fundo. O inusitado e simbólico encontro aconteceu nesta segunda-feira em Havana, durante uma cerimônia que Obama participou na Praça da Revolução, no centro da capital cubana.
“Iconografia sem precedentes hoje em Havana. Obama, Che e a história converge”, escreveu no Twitter o jornalista americano Jon Lee Anderson, autor da melhor biografia do revolucionário argentino Ernesto Guevara. O rosto de “Che”, imortalizado numa fotografia de Alberto Korda, tornou-se algo de um ícone pop nas últimas décadas. Em Cuba, ele é venerado como um herói, e em todo o mundo seu rosto continua sendo um símbolo da contracultura.
Mas, apesar do fanatismo que seu nome e seu rosto despertam, a história de “Che” Guevara não é nada bela: machista, violento e preconceituoso, ele inaugurou as execuções – os famosos paredões – de quem não concordava com o regime comunista implantado em Cuba. Também em sua biografia constam ataques contra populações civis durante a guerra civil que culminou na revolução de 1959.
(Da redação)
1/38 Presidente americano Barack Obama, em encontro com empresários em Havana, na tarde desta segunda-feira (21). Este é o terceiro dia de visitas de Obama à Cuba (Nicholas Kamm/AFP)
2/38 Presidente americano Barack Obama, a primeira-dama Michelle Obama, e o cubano Raúl Castro, assistem a uma partida de baseball, no Estadio Latinoamericano, na capital Havana, em Cuba, nesta terça-feira (22) (Jonathan Ernst/Reuters)
3/38 Presidente americano Barack Obama, em encontro com empresários em Havana, na tarde desta segunda-feira (21). Este é o terceiro dia de visitas de Obama à Cuba (Carlos Barria/Reuters)
4/38 Presidente americano Barack Obama, e o cubano Raúl Castro, durante coletiva de imprensa, na capital de Cuba, Havana, nesta segunda-feira (21). Este é o terceiro dia da visita histórica do presidente dos Estados Unidos à ilha (Carlos Barria/Reuters)
5/38 Presidente americano Barack Obama, em encontro com empresários em Havana, na tarde desta segunda-feira (21). Este é o terceiro dia de visitas de Obama à Cuba (Carlos Barria/Reuters)
6/38 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante coletiva de imprensa, na capital de Cuba, Havana, na tarde desta segunda-feira (21). Este é o terceiro dia de visita do americano à ilha (Carlos Barria/Reuters)
7/38 O presidente americano Barack Obama, e o cubano Raúl Castro, após entrevista coletiva realizada na capital de Cuba, Havana, na tarde desta segunda-feira (21). Este é o terceiro dia de visitas de Obama à ilha (Carlos Barria/Reuters)
8/38 Casal assiste à conferência em que o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o cubano Raul Castro discursaram, em Havana, na tarde da última segunda-feira (21) (Stringer/Reuters)
9/38 O ditador cubano Raúl Castro, durante entrevista coletiva na capital de Cuba, Havana, na tarde desta segunda-feira (21) (Nicholas Kamm/AFP)
10/38 Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realiza visita histórica à Cuba (Ivan Alvarado/Reuters)
11/38 Obama durante cerimônia em Cuba, em 21/03/2016 (Ivan Alvarado/Reuters)
12/38 Obama durante cerimônia em Cuba, em 21/03/2016 (Ivan Alvarado/Reuters)
13/38 Obama durante encontro com Raúl Castro em Cuba, em 21/03/2016 (Carlos Barria/Reuters)
14/38 Presidente americano Barack Obama, e o ditador cubano Raúl Castro, na capital de Cuba, Havana, nesta segunda-feira (21). Este é o terceiro dia da visita histórica do presidente dos Estados Unidos à ilha (Jonathan Ernst/Reuters)
15/38 Obama durante encontro com Raúl Castro em Cuba, em 21/03/2016 (Carlos Barria/Reuters)
16/38 Obama durante encontro com Raúl Castro em Cuba (Jonathan Ernst/Reuters)
17/38 O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou na tarde deste domingo (20) a Cuba, acompanhado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Malia e Sasha, em uma viagem de três dias a ilha (VEJA.com/Reuters)
18/38 Sob chuva, presidente americano Barack Obama desembarca na ilha e faz tour por Havana Velha (VEJA.com/Reuters)
19/38 O presidente americano Barack Obama desembarca na ilha e faz tour por Havana Velha (VEJA.com/Reuters)
20/38 Sob chuva, presidente americano Barack Obama desembarca na ilha e faz tour por Havana Velha (VEJA.com/Reuters)
21/38 O presidente americano Barack Obama desembarca na ilha e faz tour por Havana Velha (VEJA.com/Reuters)
22/38 Sob chuva, presidente americano Barack Obama desembarca na ilha e faz tour por Havana Velha (VEJA.com/Reuters)
23/38 O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou na tarde deste domingo (20) a Cuba, acompanhado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Malia e Sasha, em uma viagem de três dias a ilha (VEJA.com/Reuters)
24/38 O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou na tarde deste domingo (20) a Cuba, acompanhado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Malia e Sasha, em uma viagem de três dias a ilha (VEJA.com/Reuters)
25/38 O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou na tarde deste domingo (20) a Cuba, acompanhado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Malia e Sasha, em uma viagem de três dias a ilha (VEJA.com/Reuters)
26/38 O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou na tarde deste domingo (20) a Cuba, acompanhado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Malia e Sasha, em uma viagem de três dias a ilha (VEJA.com/Reuters)
27/38 O presidente Barack Obama chega a Cuba em visita história (Carlos Barria/Reuters)
28/38 O presidente Barack Obama chega a Cuba em visita história (Carlos Barria/Reuters)
29/38 O presidente Barack Obama chega a Cuba em visita história (Carlos Barria/Reuters)
30/38 Cubanos aguardam a chegada do presidente americano Barack Obama em Havana, neste domingo (20) (Ueslei Marcelino/Reuters)
31/38 O presidente Barack Obama partiu dos Estados Unidos neste domingo (20) para a história visita a Cuba (Carlos Barria/Reuters)
32/38 Opositores e ativistas das Damas de Branco que protestavam contra o governo foram detidos, neste domingo (20) (Ueslei Marcelino/Reuters)
33/38 Opositores e ativistas das Damas de Branco que protestavam contra o governo de Cuba foram detidos, neste domingo (20) (Ueslei Marcelino/Reuters)
34/38 Opositores e ativistas das Damas de Branco que protestavam contra o governo foram detidos, neste domingo (20) (VEJA.com/AFP)
35/38 Opositores e ativistas das Damas de Branco que protestavam contra o governo foram detidos, neste domingo (20) (Ueslei Marcelino/Reuters)
36/38 Turistas passam por imagem do Presidente americano Barack Obama e o Presidente cubano Raul Castro, com os dizerem "Bem-vindo a Cuba" (Alexandre Meneghini/Reuters)
37/38 Presidentes Barack Obama e Raul Castro vão a jogo de baseball, em Havana, Cuba, nesta tarde (22) (Pablo Martinez/Reuters)
38/38 Obama faz discurso junto aos dissidentes cubanos Miriam Celaya e Manuel Cuesta, nesta tarde de terça-feira (22) (Carlos Barria/Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui.
Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
a partir de R$ 39,90/mês
MELHOR OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.