A Ucrânia disse nesta quarta-feira, 16, que suas forças libertaram a vila de Urozhaine, na região leste de Donetsk, onde batalhas ferozes aconteceram nos últimos dias.
“As forças de defesa ucranianas assumiram o controle de Urozhaine” e estão consolidando suas posições, disse Andrii Kovaliov, porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, em rede nacional de televisão.
A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, também confirmou no aplicativo de mensagens Telegram que “Urozhaine foi libertada”.
Liberation of Urozhaine village by the 35th and the 38th Marine Brigades.
The Ukrainian offensive operation continues. pic.twitter.com/wBcvSfG9vX— Defense of Ukraine (@DefenceU) August 16, 2023
+ Ucrânia relata mais um ataque russo a silos de grãos no Danúbio
Urozhaine é localizada a cerca de 100 quilômetros da capital da região, também chamada Donetsk e atualmente ocupada pela Rússia. Também fica perto da vila de Staromaiorske, que soldados ucranianos reconquistaram há cerca de duas semanas.
Segundo Kovaliov, em outras partes da linha de frente leste, as forças ucranianas seguem conduzindo operações de contraofensiva ao sul de Bakhmut e “o combate intenso continua”.
+ Apesar de lentidão, Ucrânia reivindica ‘sucesso parcial’ em contraofensiva
“A Rússia está oferecendo forte resistência, movendo unidades e soldados e usando ativamente suas reservas” perto de Bakhmut, disse ele.
Kovaliov acrescentou que as forças ucranianas continuam a conter a ofensiva russa nos eixos de Kupiansk, Lyman e Bakhmut.
+ Míssil russo atinge empresa e mata 3 pessoas no oeste da Ucrânia
Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo disse nesta quarta-feira que suas defesas aéreas interceptaram três drones ucranianos sobre a região de Kaluga, a sudoeste de Moscou.
“Todos [os veículos aéreos não tripulados] foram detectados e destruídos pelos sistemas de defesa aérea russos em tempo hábil”, afirmou a pasta em um post no Telegram, acrescentando que não houve vítimas ou danos.
Os ataques ucranianos em território russo aumentaram nos últimos meses, com uma série de investidas de drones em Moscou. Kiev alertou que a população russa deve se preparar para mais.