Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

TV russa classifica campanha de Hillary Clinton para maiores de 18

Por reproduzir cena com casal homossexual, emissora temia penalidade prevista em lei de propaganda anti-gay aprovada por Vladimir Putin em 2013

Por Da Redação
14 abr 2015, 18h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O canal de televisão russo TV Rain exibiu o primeiro vídeo da campanha de Hillary Clinton para presidência dos Estados Unidos com um selo de classificação etária: o aviso, aparente no canto superior da tela, indicava que a peça não era recomendada para menores de 18 anos de idade. Tudo por causa de uma cena em que dois homens aparecem de mãos dadas. A emissora temeu que a reprodução do vídeo a expusesse às penalidades previstas na lei de propaganda anti-gay do país.

    Publicidade

    O canal russo informou à CNN que incluiu a advertência por medo de quebrar a controversa lei russa que proíbe “propaganda de relações sexuais não tradicionais na presença de crianças” e impede a discussão de direitos e relacionamentos homossexuais na frente de menores. “Não existem precedentes legais para essa lei, então não sabemos o que se enquadra nessa lei ou não”, disse um porta-voz da TV Rain, se referindo também a grande audiência da emissora.

    Publicidade

    Leia também:

    Retrato íntimo de casal gay russo ganha prestigiado concurso internacional

    Publicidade

    Rússia proíbe transsexuais de dirigir

    Continua após a publicidade

    Olímpiadas de Inverno de 2014

    Publicidade

    O presidente americano Barack Obama declarou na época que considerava a legislação ofensiva. “Eu não tenho paciência com países que tratam gays, lésbicas ou transgêneros de formas que os intimida ou fere”, afirmou em entrevista a rede americana NBC. Putin defendeu a aprovação da medida, apontando que ao contrário de outros países, a Rússia descriminalizou as relações homossexuais em 1993.

    O vídeo de Hillary Clinton foi divulgado durante o fim de semana para anunciar oficialmente sua candidatura à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2016. Na produção de pouco mais de dois minutos, a ex-primeira-dama diz que quer ser “a campeã que os americanos precisam”. Durante as cenas, aparecem cidadãos latinos, negros, mães solteiras e casais homossexuais.

    Publicidade

    (Da redação)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.