Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump volta atrás (de novo) e apoia política da ‘China única’

De acordo com a imprensa americana, o governo chinês temia uma provável "humilhação" de Xi Jinping caso o telefonema com Trump desse errado

Em mais uma reviravolta diplomática, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou de atitude e concordou em respeitar a política de “China única”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira durante telefonema com o presidente chinês, Xi Jinping, em um grande impulso diplomático para Pequim, que não tolera críticas à sua reivindicação de Taiwan.

Trump irritou Pequim em dezembro ao conversar com a presidente de Taiwan e dizer que os Estados Unidos não precisariam necessariamente manter a política, sob qual Washington reconhece a posição chinesa de que há somente uma China e Taiwan pertence à ela. Em comunicado, a Casa Branca informou que Trump e Xi tiveram uma longa conversa por telefone.

Taiwan reagiu com silêncio ao anúncio. Um porta-voz da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, disse em comunicado que é interesse de Taiwan manter boas relações com os EUA e China.

Os líderes dos EUA e China não conversavam por telefone desde a posse de Trump, em 20 de janeiro. De acordo com a imprensa americana, o governo chinês expressava nervosismo sobre uma provável “humilhação” de Xi caso o telefonema com Trump desse errado e detalhes fossem vazados à mídia.

(Com agências Reuters e France-Presse)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Luiz Renato Fogagnolo

    Está aí a prova de que Trump é uma farsa, tal como Dilma, e que envergonhará os EUA, contra latino americanos humilha, contra muçulmanos refugiados e africanos, humilha, mas contra a Rússia e a China abaixa a cabeça e diz amém. Daqui a pouco vai se render à Coréia do Norte também? Grande falastrão histriônico

    Curtir

  2. Cético, muito cético

    Mais uma besteira desse despreparado. Ele achou que entraria prendendo e arrebentando, como dizia o Figueiredo (de triste memória). Está vendo que o mundo não funciona como ele imaginava. Lamentável decisão. Ele irá é voltará ainda várias vezes, devido ao seu despreparo, o que certamente não é bom.

    Curtir

  3. Cético, muito cético

    No entanto, eu não seria tão radical a ponto de afirmar que ele está agindo errado em tudo. A política de imigrantes deve mesmo ser corrigida, e isso vale para qualquer país, Brasil inclusive. É errado impedir que entre quem tem green Card e outros que têm situação diferenciada. Mas abrir para qualquer um é mesmo errado. Com acomodar essa gente? Haverá empregos, assistência, educação? Creio que a maioria irá para a marginalidade, opção mais fácil e mais rentativa. Nisso ele está certo: acertar a entrada no país.

    Curtir

  4. Esse Donald é mesmo um Pateta!

    Curtir

  5. Jorge Luís dos Santos

    Trump ou Tramp?

    Curtir