Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump usou medo dos americanos para se eleger, diz Obama

Em sua última viagem como presidente, Obama alertou sobre o crescimento de um "nacionalismo bruto" no país e comentou sobre a retórica de Trump

Em viagem a Atenas, na Grécia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a dar explicações sobre a eleição presidencial americana e se disse “surpreso” com o resultado das urnas. O democrata, que dará lugar a Donald Trump, afirmou que a campanha do magnata usou o “medo e a frustração” dos americanos em relação à globalização para chegar a vitória, fenômeno semelhante à saída do Reino Unido da União Europeia.

“Se eu reconheci que havia medo e frustração na população americana? Claro que sim”, disse Obama, durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. “Vocês viram a retórica de representantes eleitos do Partido Republicano, de ativistas e da mídia. Parte dela bastante preocupante e não necessariamente conectada com os fatos, mas que foi usada com eficiência para mobilizar o povo”, afirmou o presidente.

Obama analisou que Trump “soube usar” o medo da população para atrair republicanos e, posteriormente, garantir uma parcela mais abrangente de eleitores. O democrata percebeu ainda uma “desconexão” em relação a boa avaliação de seu governo e a vitória do polêmico bilionário. “As pessoas pareciam achar que eu fiz um bom trabalho”, disse Obama. “Às vezes, a visão do povo é de que precisamos sacudir as coisas e optar pela mudança, mesmo sem saber o que ela trará”.

Nacionalismo bruto

Em sua última viagem internacional como presidente, que ainda passará pela Alemanha e pelo Peru, Obama seguiu com o discurso conciliador e defendeu uma transição suave na liderança. Por outro lado, o presidente alertou para os perigos da polarização e do populismo, tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo. “Nós temos que nos proteger contra o crescimento de um tipo bruto de nacionalismo, identidade étnica ou tribalismo que é construído no entorno de ‘nós’ e ‘eles’”, disse o democrata.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Micky Oliver

    CHORAAAAAAAAAA BAMA! CHORA! kkkkkkkkkkkk

    Curtir

  2. No, mr. Obama. Trump se elegeu com votos de americanos com o equivalente a nosso ensino médio, que perderam seus empregos em fábricas. E ainda que fosse por medo, não te assusta o fato que, pelas suas regras eleitorais, um presidente se eleja pelo descontentamento e medo da população?

    Curtir

  3. Arlindo Soares

    Obama não sabe o que é nacionalismo porque nenhum muçulmano o sabe.
    Ninguém quer eleger um presidente para não defender os interesses nacionalistas e morais de um nação. Imigrantes ilegais e que praticaram crimes devem ser expulsos sim. Muçulmanos já é suspeitos sempre que entram nos Estados Unidos porque a maioria odeiam os americanos, cristãos e judeus. Quem é os intolerantes ??? Res: os muçulmanos com toda certeza. A Imprensa esquerdista e liberal já não serve para informar a população brasileira e mundial.

    Curtir

  4. Bush sim! Trump se elegeu porque Hilary é uma incompetente e mentirosa. Se nem Obama e Michely dando apoio conseguiram, ninguém mais conseguiria. Que chorem os derrotados. Bolsonaro 2018!

    Curtir

  5. Obama fez o povo ter medo dele é de seu governo socialista ,que abandonou o país…e o povo tem medo de virar a próxima venezuela

    Curtir

  6. Esta matéria só pode ser comentada por quem é fascis…. Trumpista.

    Curtir

  7. Raul Do Real

    O medo foi da continuidade de seu governo e do seu partido esquerdopata, que ainda vai ter que explicar muita coisa em juízo.

    Curtir

  8. Eles têm medo com motivos. O errado da política é não ver isso e não oferecer respostas adequadas! Para a maioria dos políticos o povo é apenas um detalhe e o povo está começando a se vingar disso.

    Curtir

  9. Fábio Luís Inaimo

    segue o festival de burrice

    Curtir

  10. Fábio Luís Inaimo

    TrumPT usou o jogo sujo de Assange e Snowden, o apoio de Putrin e o Aloprado do agente republicano do FBI !

    Curtir